Notícia
MINIOBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO INPE – 20 ANOS
visitação comemorativa em 31 de outubro de 2023
Atividades previstas
Das 14h às 16h: observação visual do Sol com um telescópio portátil adaptado com filtro solar na parte externa do Miniobservatório mais visitação guiada às instalações do observatório.
Das 19h às 21h: observação visual de astros diversos no início da noite com o telescópio principal do Miniobservatório mais reconhecimento do céu noturno na parte externa do observatório.
Sem necessidade de inscrição prévia!
Limite de público externo ao INPE em cada atividade:
- 100 pessoas (em caso de céu aberto ou encoberto)
- 50 pessoas (em caso de chuva)
O Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (www.das.inpe.br/miniobservatorio, INPE, MCTI), inaugurado em 30 de outubro de 2003 e gerido pela Divisão de Astrofísica do INPE, está fazendo 20 anos. Este espaço científico-cultural, também aberto ao público, localiza-se na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), tendo proporcionado apoio às atividades de divulgação, ensino de pós-graduação e pesquisa da Divisão de Astrofísica e do INPE.
A construção do Miniobservatório Astronômico do INPE foi a contrapartida institucional ao projeto multi-institucional Telescópios na Escola (TnE), liderada pela USP, que criou uma rede de telescópios ópticos operados à distância por estudantes/professores dos Ensinos Fundamental e Médio do país (www.telescopiosnaescola.pro.br). O Miniobservatório Astronômico do INPE foi o primeiro observatório da rede TnE a oferecer uma sessão de observação astronômica remota (à distância via Internet), a qual aconteceu na noite de 12 de agosto de 2005.
As observações astronômicas remotas ocorreram de agosto de 2005 a setembro de 2013, tendo atendido cerca de 2.600 estudantes ao longo de seus 9 anos de operacionalidade.
De modo paralelo, o programa de visitação regular do Miniobservatório Astronômico transcorreu de agosto de 2004 a setembro de 2016, tendo recepcionado por volta de 4.600 pessoas ao longo de seus 13 anos de operação, entre estudantes, professores e público em geral.
Esporadicamente oferecemos também visitas específicas dirigidas à comunidade ‘inpeana’, bem como acompanhamos alguns eventos astronômicos (ex. eclipse total da Lua) e atendemos todas as edições do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (voltado a graduandos de ciências exatas, professores do ensino formal e divulgadores de ciência).
O Miniobservatório Astronômico do INPE terá seu atendimento ao público suspenso após esta visitação comemorativo a fim de ser remodelado em termos de instrumentação astronômica, equipamento periférico, acervos e infraestrutura física com a finalidade de revitalizar o atendimento ao público nas modalidades presencial e on-line.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.