Seminários, Colóquios e Conferências
A Divisão de Astrofísica do INPE organiza, semanalmente, seminários que são apresentados no Auditório do Prédio CEA II (INPE), nas terças-feiras às 15h. Acontecem também seminários especiais, que podem ter datas e horários distintos dos estabelecidos.
Seminários
Palestrante: Luiz Vitor de Souza Filho (IFSC/USP)
Data: 27 de novembro de 2024 (quarta-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: The Cherenkov Telescope Array Observatory
Resumo: The Cherenkov Telescope Array Observatory is the next generation ground-based telescope array to study very-high-energy electromagnetic radiation from the Universe. CTAO will open a new era in this energy domain with its superior performance with respect to the current generation. In this talk, I will present the most important aspects of the very wide science case of CTAO and I'll review fundamentals of the imaging Cherenkov approach. The prospects for the possible discoveries will be presented, with focus on the legacy surveys and on the fundamental astrophysics and physics to be targeted by the CTA Observatory. Our view of the very-high-energy sky is about to change dramatically, CTAO will open a new era in our understanding of the highest energetic phenomena in the Universe and in this talk I will discuss some of the expected scientific output.
Palestrante: Daniel Mello (Observatório do Valongo, UFRJ)
Data: 19 de novembro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Astroturismo nos Parques Brasileiros: pesquisa e extensão em Astronomia para a promoção da sustentabilidade e da educação ambiental
Resumo: Através de uma abordagem multidisciplinar, o projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros tem desenvolvido ações diversas em pesquisa e divulgação da ciência. Seu principal objetivo é o incentivo ao turismo astronômico em território nacional, especialmente em localidades que comportam Unidades de Conservação da Natureza (UC). Utilizando sessões de Astronomia e astrofotografia, o projeto procura conscientizar o público alvo das ações sobre os riscos do aumento da poluição luminosa e seus impactos ecológicos, estabelecendo a Astronomia em ambientes naturais como uma robusta ferramenta de educação ambiental. Além disso, o projeto tem desenvolvido metodologia para quantificação da poluição luminosa e estudado UCs aptas a pleitearem a certificação de parques de céu escuro (dark sky parks). No viés da extensão, o projeto tem realizado as AstroExpedições, eventos de ciência itinerante, que promovem a Astronomia em localidades afastadas dos grandes centros urbanos e procuram estimular o astroturismo como forma de desenvolvimento econômico sustentável. Neste seminário, apresentaremos algumas das facetas do projeto e alguns dos resultados obtidos ao longo dos seus três anos de atuação.
Página do projeto: https://www.instagram.com/astroturismoparquesbr/.
Palestrante: Reinaldo Roberto Rosa (COPDT/NPE/MCTI)
Data: 12 de novembro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Morphological Classification of Galaxies with AI
Resumo: Automatic classification of galaxies based on their morphologies will be increasingly necessary in view of the next large sky surveys (e.g. LSST, SKA, Euclid). Also in equivalent observations (e.g. JWST after HST), classification of galaxies outside the spiral versus elliptical dichotomy (SVED) will be increasingly common due to the increased detection of such objects (e.g. lenticulars, polar rings, relic galaxies, etc.). In this work we describe an updated version of the Cymorph software [1,2] (called Cymorph-2DX) that allows AI-supervised training for classification of morphologies outside the SVED sector. Cymorph-2DX written in Cython (C+Python), classifies the object based on the two best morphological attributes (from CAS and GP systems) in a composite plan pre-classifying 54,896 objects from SDSS-DR7 in common with GZ-1. An automatic Cymorph-2DX classification for the ESO 350-40 galaxy (known as Cartwheel) after JWST will be shown as a practical example. Cymorph-2DX is part of a strategy that combines morphological classification techniques for astronomical objects within a hybrid Deep Learning approach (supervised and unsupervised) [3]. Strategies based on generative AI will also be addressed.
Palestrante: Zulema Abraham (IAG/USP)
Data: 29 de outubro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Maser e dasars nas linhas de recombinação da nebulosa planetária MZ3 (Ant Nebula), descobertas com ALMA
Resumo: As linhas de recombinação de hidrogênio H30α, H40α, H42α, H50β e H57γ e a emissão contínua subjacente foram detectadas com o ALMA na nebulosa bipolar Mz3. A fonte não foi resolvida espacialmente, mas o perfil de velocidade da linha H30α mostra uma indicação clara de amplificação maser, confirmando observações anteriores de amplificação laser nas linhas de recombinação H do infravermelho distante observadas com o Observatório Espacial Herschel. A comparação entre as densidades de fluxo das linhas H50β, H40α e H42α mostra, pela primeira vez super-resfriamento (dasar: “darkness amplification by stimulated absorption”) na velocidade, no LSR, de cerca de −25 km s−1, o que restringe a densidade da região de absorção a cerca de 103 cm−3. A linha H30α, por outro lado, apresenta linhas maser em velocidades LSR de −69 e −98 km s−1, o que indica gás ionizado com densidades próximas a 107 cm−3. Embora a fonte de emissão não tenha sido resolvida, foi possível determinar a posição do centróide das imagens para cada intervalo de velocidade, o que resultou em uma distribuição posição-velocidade bem definida.
Palestrante: Márcio Afonso Arimura Fialho (DIEEC/CGCE/INPE/MCTI)
Data: 22 de outubro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Desenvolvimento de um sensor de estrelas autônomo
Resumo: Neste seminário apresento o desenvolvimento de um sensor de estrelas autônomo, desenvolvido pelo grupo de Eletro-Óptica da DIEEC/CGCE. Um sensor de estrelas é um sensor de atitude (sensor de orientação espacial), que utiliza as estrelas como referência de atitude, sendo um dos sensores de atitude mais precisos utilizados em satélites artificiais e sondas espaciais. Irei abordar também um pouco do projeto deste sensor de estrelas, algoritmos utilizados, a preparação do catálogo de estrelas e por fim abordarei a infraestrutura laboratorial montada para se testar este sensor de estrelas.
Palestrante: MSc. Gabriel Augusto de Souza Silva (INPE/MCTI)
Data: 15 de outubro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Análise da correlação cruzada entre simulações do sinal de 21 cm do radiotelescópio BINGO e a distribuição de galáxias do Telescópio Vera C. Rubin
Resumo: O estudo da evolução da estrutura em grande escala (LSS) é fundamental para a cosmologia do século XXI, fornecendo insights sobre a distribuição da matéria bariônica e os processos físicos que governam sua aglomeração. A astronomia em múltiplos comprimentos de onda (MWA) oferece uma abordagem única para essa análise, permitindo a combinação de dados em diferentes comprimentos de onda para reduzir contaminantes observacionais, já que cada conjunto de dados apresenta fontes de ruído distintas. Nesse contexto, as técnicas de correlação cruzada entre os espectros de potência angulares dos mapeamentos de intensidade (IM) do sinal de 21 cm do hidrogênio neutro (HI) e levantamentos de galáxias têm recebido cada vez mais atenção. Exploramos as estimativas da correlação cruzada entre os futuros dados do radiotelescópio BINGO e levantamentos de galáxias do Vera C. Rubin Telescope (antigo LSST) para detectar o sinal cosmológico de 21 cm. Utilizando simulações lognormais de ambos os instrumentos, avaliamos a qualidade de detecção do sinal correlacionado e a estimativa dos parâmetros de densidade de HI ($\Omega_{HI}$) e do bias ($b_{HI}$), fundamentais na caracterização do sinal de HI que futuramente será medido.
Palestrante: Dr. Celso Benedito de Oliveira Junior (UNIVAP)
Data: 10 de outubro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Abundâncias químicas em galáxias LINER
Resumo: Galáxias com região nuclear de linhas de baixa ionização (LINERs) são objetos extremamente interessantes e comuns, uma vez que estes aparecem em aproximadamente um terço das galáxias do universo local. A natureza de sua fonte ionizante de LINERs ainda não é bem entendida e não existem métodos confiáveis para estimar a abundância química destes objetos. Utilizando dados do survey MaNGA (Mapping Nearby Galaxies at Apache Observatory), que compreendem espectroscopia de campo integral em um intervalo de comprimento de onda de 3.600 A a 10.000 A, investigamos a natureza da fonte ionizante e a abundância química de uma amostra contendo 43 galáxias com emissão tipo LINER. Para isso, resultados de modelos de fotoionização construídos com o código CLOUDY e assumindo diferentes fontes de ionização foram comparados com dados observacionais da amostra. Calibrações entre razões de linhas de emissão e a metalicidade foram propostas.
Palestrante: Dr. Luan Orion Baraúna (INPE/MCTI)
Data: 01 de outubro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: "Caracterização Preditiva": Caracterização e previsão de sinais estocásticos por meio da otimização de hiperparâmetros em redes neurais artificiais.
Resumo: Sinais estocásticos, em especial aqueles conhecidos como ruídos coloridos, são sinais que têm incerteza inerente em relação ao próximo ponto. No entanto, com um conjunto de dados unidimensionais, é possível identificar padrões estruturais no espaço de Fourier. As técnicas convencionais de aprendizado profundo para previsão de séries temporais baseiam-se no paradigma de "prever" um ou mais pontos com base em dados anteriores.
Dessa forma, algoritmos de inteligência artificial tendem a ajustar funções não lineares para generalizar a relação entre entrada e saída. No entanto, esse paradigma se mostra ineficaz quando os dados apresentam características semelhantes a ruídos.
Para superar essa limitação, propomos uma nova abordagem de aprendizado para redes neurais, fundamentada em propriedades do espaço de Fourier. Essa metodologia se assemelha às redes neurais informadas por física (Physics-Informed Neural Networks).
Apresentaremos essa abordagem, que resolve esse problema, juntamente com uma técnica de otimização de hiperparâmetros, essencial para o desenvolvimento de soluções robustas em aprendizado de máquina.
Palestrante: Prof. Dr. Marcio de Castro Silva Filho (Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP)
Data: 12 de agosto de 2024 (segunda-feira)
Hora: 10h30 (horário de Brasília)
Local: Auditório Fernando de Mendonça (LIT)
Título: A FAPESP e a ciência no Estado de São Paulo
Palestrante: José Carlos Neves de Araujo (DIAST/INPE)
Data: 25 de junho de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Estrelas de Nêutrons na Gravidade f(Q)
Resumo:A Relatividade Geral (RG) não é a única maneira pela qual a gravidade pode ser geometrizada. Em vez da curvatura R, a Teoria Teleparalela atribui a gravidade à torção T, e a Teoria Teleparalela Simétrica descreve a gravidade através da não-metricidade Q. Essas três descrições dão forma ao que é conhecido como Trindade Geométrica da Gravidade. Extensões da RG, as f(R), têm sido intensamente investigadas em diferentes cenários, tais como na modelagem de estrelas de nêutrons e em cosmologia. Nesse sentido, também é útil investigar as extensões das descrições alternativas da gravidade, o que nos leva às chamadas gravidades f(T) e f(Q). Neste seminário, consideramos uma família de modelos f(Q) e obtemos, em particular, suas correspondentes equações de Tolman-Oppenheimer-Volkoff e as aplicamos para modelar estrelas de nêutrons.
Palestrante: Daniela Cardozo Mourão (UNESP)
Data: 18 de junho de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Análise de Meteoros, Satélites e Lixos Espaciais utilizando Sistemas de Redes de Meteoros
Resumo:Nesta apresentação iremos abordar o processo de imageamento e análise de meteoros. Apresentaremos os requisitos e o processo de imageamento de meteoros e como,a partir de programas desenvolvidos, podem ser realizadas a análise, trajetória, origem e evolução do meteoroide no Sistema Solar antes do seu impacto. Abordaremos as redes que participam do monitoramento de meteoros, sua importância para o estudo de meteoros e na ciência cidadã. Alguns dos resultados das nossas análises de meteoros no Brasil, como Santa Filomena também serão discutidos. Por fim, mostraremos as possibilidades do uso de redes de meteoros no auxílio de rastreio de satélites e lixos espaciais.
Palestrante: Eder Martioli (LNA/MCTI)
Data: 11 de junho de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Exoplanetas com trânsitos: pilares da ciência planetária
Resumo:Desde a descoberta dos primeiros exoplanetas na década de 90, houve uma revolução na área das ciências planetárias. O sistema solar deixou de ser o único sistema planetário conhecido, o que possibilitou o estudo da formação e evolução desses sistemas de forma mais universal. Atualmente, existem diversas técnicas de detecção e caracterização de exoplanetas, sendo que a técnica de trânsitos se destaca. Isso se deve à capacidade de obter parâmetros físicos dos exoplanetas e do sistema como um todo, com grande precisão, superando qualquer outra técnica. Nesta apresentação, abordarei as principais características dessa técnica e apresentarei alguns dos resultados recentes de grande importância no estudo de planetas com trânsito. Apresentarei alguns sistemas planetários em particular, identificados pela missão TESS e descobertos pelo nosso grupo, e o contexto científico envolvendo esses objetos. Por fim, discutirei as oportunidades proporcionadas por novos instrumentos disponíveis para a comunidade brasileira, tais como os espectrógrafos SPIRou (CFHT), MAROON-X (Gemini Norte), GHOST (Gemini Sul) e a câmera SPARC4 do OPD, todos oferecendo características únicas para o estudo de exoplanetas com trânsitos.
Palestrante: Marcos Perez Diaz (IAG/USP)
Data: 28 de maio de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Novae: High-resolution probing of stellar explosions
Resumo: The study of nova outbursts has been a productive laboratory for testing models of thermonuclear runaways, explosive mass ejection and photoionization in astrophysics. The knowledge of nova phenomena is essential to understanding the evolution of cataclysmic binaries and the structure of accreting white dwarfs. Besides their role in the galactic nucleosynthesis history, classical and recurrent Novae and/or their close relatives - the supersoft binary sources (SSSs) - have been quoted as candidates for populating the single-degenerate channel to type Ia supernovae.
The compelling quest for high angular resolution spectroscopic observations will be explained in the context of state-of-the-art 3D modeling of nova ejecta. In addition, a glimpse on open problems and ongoing work related to novae will be provided.
Palestrante: Jocelyn Read (California State University Fullerton, EUA)
Data: 21 de maio de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: Através do Google Meet
Inscrição para recebimento do link: https://forms.gle/8Nx4R4zyxj6hTsFP9
Título: Nuclear astrophysics using the LIGO-Virgo-Kagra gravitational-wave network
Astrofísica nuclear usando a rede de ondas gravitacionais LIGO-Virgo-Kagra
Abstract: The ground-based gravitational-wave detectors LIGO, Virgo, and Kagra began their fourth observing run in May 2023, and currently plan to continue the observing run through 2024. In this talk, I will focus on observations of binary mergers involving neutron stars using this current-generation network. I will review potential implications for improving our understanding of the nuclear physics of stellar evolution, heavy element nucleosynthesis, and the equation of state of dense matter. I will discuss the network's sensitivity to different source classes, and assess what we can expect for neutron-star observations in the fourth observing run. I will explain the methods through with the LVK collaborations plan to use new signals to better understand nuclear astrophysics, and discuss what we can expect to learn from future observations.
Resumo: Os detectores terrestres de ondas gravitacionais LIGO, Virgo e Kagra iniciaram sua quarta rodada de observações em maio de 2023 e atualmente planejam continuar até 2024. Nesta palestra, vou me concentrar nas observações de fusões de binárias envolvendo estrelas de nêutrons e usando esta rede da geração atual. Analisarei possíveis implicações para melhorar nossa compreensão da física nuclear da evolução estelar, da nucleossíntese de elementos pesados e da equação de estado da matéria densa. Discutirei a sensibilidade da rede a diferentes classes de fontes e avaliarei o que podemos esperar das observações de estrelas de nêutrons na quarta execução de observação. Explicarei os métodos do plano de colaboração do LVK para usar novos sinais para entender melhor a astrofísica nuclear e discutirei o que podemos esperar aprender com observações futuras.
Palestrante: Ulisses Barres de Almeida (CBPF/MCTI)
Data: 14 de maio de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Future Developments in Ground-Based Gamma-ray Astronomy and Multi-Messenger Astrophysics
Resumo: Ground-based gamma-ray astronomy is a powerful tool to study cosmic-ray physics, being an essential ingredient in the emerging multi-messenger astrophysics, providing a diagnostic of the high-energy processes at work in the most extreme astrophysical accelerators of the universe. Ground-based gamma-ray detectors apply a number of experimental techniques to measure the products of air showers induced by the primary gamma-rays over a wide energy range, from about 30 GeV to few PeV. These are based either on the measurement of the atmospheric Cherenkov light induced by the air showers, or the direct detection of the shower's secondary particles at ground level. Thanks to the recent development of new and highly sensitive ground-based gamma-ray detectors, important scientific results are emerging which motivate new experimental proposals, at various stages of implementation. In this talk we will present the current expectations for future experiments in the field. Particular attention will be devoted to the multi-messenger synergies of the field and to the Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO), an international project with Brazilian leadership, to build the most powerful wide-field gamma-ray observatory in the world, at the Andes.
We invite all for the Joint Astrophysics, Heliophysics and Space Geophysics seminar:
"The Cassini Mission: Saturn and its Moons"
Dr Rosaly Lopes
Deputy Director, Planetary Science Directorate
Senior Research Scientist
JPL - Jet Propulsion Laboratory
USA
Date/time: May 3rd (Friday), 14:00 PM
Venue: Fernando de Mendonça Auditorium (LIT), INPE, São José dos Campos, SP
Registration: https://forms.gle/XLyca4BaN8xaXJRm8
Language: English
Palestrante: Ricardo Ogando (ON/MCTI)
Data: 23 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Propriedades de aglomerados de galáxias no Dark Energy Survey
Resumo: Aglomerados de galáxias são ambientes especiais do universo onde temos toda a sorte de processos astrofísicos. Fusões e interações entre galáxias podem disparar ou encerrar a formação estelar ou arrancar estrelas de suas galáxias. A massa desses aglomerados é um parâmetro chave para entender esses objetos e seus processos, além da disputa entre gravidade e energia escura na formação da estrutura em grande escala. O Dark Energy Survey (DES) é um levantamento fotométrico que mapeou 5.000 graus quadrados do hemisfério sul de 2012 a 2019 usando o telescópio Blanco de 4 metros e cinco bandas (grizY). Observou milhões de galáxias permitindo construir o maior mapa de densidade de matéria do universo, usando lentes gravitacionais fracas, e um catálogo com milhares de aglomerados de galáxias com sinergia com outros levantamentos como SPT e ACT que utilizam o efeito Sunyaev-Zeldovich para identificar aglomerados. Utilizamos esse catálogo para medir a tênue luz intraglomerado e estudar sua relação com a massa dos aglomerados, como um modo alternativo de se medir esse parâmetro chave. Também comparamos as populações estelares em diferentes níveis de concentrações de aglomerados para entender como o pre-processamento atua na formação desses objetos.
Palestrante: Oli Luiz Dors Junior (UNIVAP)
Data: 16 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Determinação de abundâncias Químicas em AGNs
Resumo: Determinações de abundância de elementos químicos (e.g. He, O, N) em galáxias é fundamental para entendermos a evolução química destes objetos, bem como, a do Universo. O método considerado mais confiável para determinar abundâncias a partir de linhas de emissão é considerando medidas diretas de temperatura eletrônica, conhecido como método-Te. Ao longo de décadas, o método-Te tem sido desenvolvido e aplicado principalmente a estudos de regiões de formação estelar. Recentemente, este método foi desenvolvido para Núcleo Ativo de Galáxias. Neste seminário, será apresentado resultados recentes de determinação da abundância do O, N, Ne e Ar em AGNs locais e baseados no método-Te. Também, será discutido a implicação destes resultados na interpretação de determinações recentes de abundâncias de galáxias com redshift superior a 6.
Palestrante: Andrew Miller (National Institute for Subatomic Physics - Holanda)
Data: 09 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: excepcionalmente às 14h (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Continuous waves: long-lived sources of gravitational waves from extreme mass ratio inspirals, inspiraling primordial black holes and neutron stars
Resumo: Standard stellar-mass binary black holes inspiral and merge in just a few seconds when observed in ground-based gravitational-wave detector data. However, future detectors will probe much lower frequencies, implying that sources of gravitational waves will spend even longer time in-band than those observed today. Such long-lived signals could result from the early inspiral of binary neutron stars, sub-solar mass primordial black holes, and (mini) extreme mass ratio inspirals, all of which could be visible in both future ground-and space-based detectors, such as Cosmic Explorer and LISA. However, data quality problems, such as gaps, glitches and non-stationary noise, and computational cost, will inhibit the observations of these systems if robust methods are not designed to handle these issues. In this talk, I will describe each of these sources individually, the problems with computation and data quality that we are likely to face in future detectors, and methods to actually perform searches for these systems that are robust against not only noise disturbances, but also deviations in the waveforms used to in the search.
Palestrante: Hektor Monteiro (UNIFEI)
Data: 02 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Probing the physical and chemical properties of planetary nebulae using precision photoionization modeling
Resumo: Planetary nebulae (PNe) are remnants of evolved stars, fundamental for understanding stellar life cycles and galactic enrichment. In this work, we present a summary of our recent work using three-dimensional models and spatially resolved constraints to examine the physical and chemical properties of PNe, with a particular focus on preliminary results for the PN NGC 3132. Our results indicate that a star of about 3M⊙, surrounded by a shell, wind, or disk with approximately 5.0x10^{-6} M⊙ and extending to about 300AU is necessary to adequately reproduce the observations, consistent with recent JWST findings. We also discuss the importance of this methodology in studying the properties of the progenitor stars and making abundance determinations.
Palestrante: Hektor Monteiro (UNIFEI)
Data: 02 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Probing the physical and chemical properties of planetary nebulae using precision photoionization modeling
Resumo: Planetary nebulae (PNe) are remnants of evolved stars, fundamental for understanding stellar life cycles and galactic enrichment. In this work, we present a summary of our recent work using three-dimensional models and spatially resolved constraints to examine the physical and chemical properties of PNe, with a particular focus on preliminary results for the PN NGC 3132. Our results indicate that a star of about 3M⊙, surrounded by a shell, wind, or disk with approximately 5.0x10^{-6} M⊙ and extending to about 300AU is necessary to adequately reproduce the observations, consistent with recent JWST findings. We also discuss the importance of this methodology in studying the properties of the progenitor stars and making abundance determinations.
Palestrante: Luis Eduardo Antunes Vieira (DIHPA/INPE)
Data: 26 de março de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: The Galileo Solar Space Telescope: Project Status
Resumo: The Galileo Solar Space Telescope (GSST) is a cutting-edge solar physics mission currently undergoing the Brazilian Space Agency (AEB) admission process. The primary objective of GSST is to investigate the magnetic field of the solar atmosphere and its profound influence on the evolution of the Heliosphere. Solar electromagnetic and corpuscular emissions are intricately linked to the magnetic structure of the solar atmosphere, which, in turn, is governed by the energy transport from the Sun's inner layers. Despite historical observations, there remains a need for a complete understanding of the physical processes governing solar activity cyclic variability and long-term changes. The GSST mission aims to shed light on fundamental physical and plasma processes within the Sun, such as the solar dynamo and the heating of the outer layers, encompassing the Chromosphere to the Corona. Moreover, the mission seeks to unravel the effects of the solar magnetic structure on Earth's atmosphere-ocean system and the broader Geospace environment. The GSST mission revolves around three main objectives: firstly, comprehending the intricate evolution of the Sun's magnetic structure; secondly, exploring the Sun's intricate influence on Earth's climate; and lastly, investigating the Sun's impact on the dynamic Geospace. To achieve its scientific goals, the mission will leverage the sophisticated multi-mission platform developed by the INPE. The payload of the GSST includes state-of-the-art spectropolarimeters targeting critical lines in the Chromosphere and surface, enabling high-resolution observations. Here, we will present a description of the recent advances in the project.
Palestrante: Claudia Vilega Rodrigues (DIAST/INPE)
Data: 12 de março de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: SPARC4 - Um novo instrumento em funcionamento no OPD
Resumo: Neste seminário, vamos apresentar o instrumento SPARC4 - Simultaneous Polarimeter And Rapid Camera in 4 bands -, as principais fases de seu desenvolvimento e os primeiros resultados de sua caracterização. Trata-se de uma facilidade do telescópio de 1,6 m do Observatório do Pico dos Dias do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), que foi oferecido pela primeira vez no semestre de 2024A. Cerca de 2/3 dos projetos submetidos solicitaram tempo com esse instrumento, que é o resultado de uma colaboração entre INPE e LNA.
Palestrante: Claudia Vilega Rodrigues (DIAST/INPE)
Data: [ADIADO] 05 de março de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: [ADIADO] SPARC4 - Um novo instrumento em funcionamento no OPD
Resumo: Neste seminário, vamos apresentar o instrumento SPARC4 - Simultaneous Polarimeter And Rapid Camera in 4 bands -, as principais fases de seu desenvolvimento e os primeiros resultados de sua caracterização. Trata-se de uma facilidade do telescópio de 1,6 m do Observatório do Pico dos Dias do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), que foi oferecido pela primeira vez no semestre de 2024A. Cerca de 2/3 dos projetos submetidos solicitaram tempo com esse instrumento, que é o resultado de uma colaboração entre INPE e LNA.
Palestrante: Maria Victoria Del Valle (IAG/USP)
Data: 27 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II (sede do INPE em São José dos Campos) - Formato presencial
Título: Non-thermal Emission from Massive Stars
Resumo: Massive stars have powerful winds that impact the interstellar medium, depositing great amounts of kinetic energy into it and forming shocks. Part of the mechanical, large-scale power carried by the shocks can be transformed into gas heating and particle acceleration. Recently, the possibility that massive stars, individually or collectively, might be major factories of Galactic cosmic rays is being discussed. Also, the shocks can compress and enhance the local population of cosmic rays in the medium. In this talk I am going to talk about non-thermal processes occurring around massive stars. I will discuss the efforts in modeling the non-thermal radio and high-energy emission from these systems, the multiwavelength searches for the emission and radio polarization, the latest observations, our last results and conclusions through the years of studying these sources, and perspectives.
Palestrante: Denimara Dias dos Santos (DIAST/INPE)
Data: 20 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II (sede do INPE em São José dos Campos) - Formato presencial
Título: First observation of double-peaked OI emission in the near-infrared spectrum of an active galaxy
Resumo: Double-peaked profiles observed in active galactic nuclei (AGNs) are signs of the presence of a disk-like geometry for the broad line region (BLR). These profiles are generally identified in the optical region in the Balmer lines, and in the ultraviolet (UV) in the MgIIλ2798. These spectral features allow us to obtain valuable insights into the geometry of the BLR since the region is not yet spatially resolved. In this work, we detected for the first time a double-peaked emission line in the OIλ11297 profile, in the near-infrared (NIR) spectrum of the local Seyfert 1 galaxy, IIIZw002. This finding expands our understanding of double-peaked profiles beyond traditional optical and UV lines. In addition to OI we observe a double-peaked emission in the Pa-alpha line simultaneously. This is the first case of detecting multiple broad double-peaked NIR emission lines together in an AGN. To investigate the properties of the emitting region, we employ a disk model and an additional Gaussian component attributed to non-disk clouds, namely the classical BLR, to adjust the line profiles. From this procedure, we obtained important parameters, such as the inclination and geometry of the disk, allowing us to estimate the mass of the supermassive black hole in this source. Based on our findings, we suggest that the OI emission for IIIZw002 comes from a flattened, low-ionization line-emitting region, providing insight into the complex BLR geometry within the challenging context of active galaxies.
Palestrante: Hektor Monteiro - UNIFEI
Data:[CANCELADO] 28 de junho de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título:[CANCELADO] O estudo de aglomerados abertos na era Gaia
Resumo: Neste trabalho, exploramos resultados atualizados obtidos para 1750 aglomerados abertos do catálogo DMAL02 que foram reanalisados usando o catálogo Gaia para determinar as probabilidades de pertinência estelar e seus parâmetros fundamentais como distância, idade, extinção e metalicidade. Usamos os aglomerados abertos jovens como traçadores de braços espirais e determinamos a velocidade de rotação do padrão espiral da Galáxia e o raio de corotação. A amostra de aglomerados abertos aqui utilizada aumenta anteriores usadas na determinação da velocidade do padrão por dezenas de objetos. Além disso, os valores de distâncias e idades são melhor determinados, usando melhorias no ajuste de isócronas e incluindo um polinômio de extinção atualizado para as passagens de banda fotométricas Gaia e o gradiente de abundância galáctica como prioritário para metalicidade. Além das melhores determinações de idade, o catálogo contém melhores posições no plano galáctico e melhores movimentos próprios. Isso nos permite discutir não apenas a distribuição espacial atual dos aglomerados, mas também a distribuição espacial dos locais de nascimento dos aglomerados, obtida pela integração das órbitas por um tempo igual à sua idade. O valor da velocidade de rotação dos braços 28,5 +/- 1,0 km/s/kpc implica que o raio de rotação Rc está próximo de a órbita galáctica solar Rc/R0 = 1,01 +/- 0,08, que é apoiada por outras evidências observacionais discutidas neste texto. Uma simulação é apresentada, ilustrando o movimento dos aglomerados no referencial de rotação. Apresentamos também estatísticas gerais do catálogo de aglomerados abertos, como distribuição relativa à altura do plano galáctico, e distribuição de idades e metalicidade. Alguns resultados recentes serão discutidos.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Denimara Dias (Divisão de astrofísica - INPE)
Data: 21 de junho de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Modelling the NIR FeII emission in AGN
Resumo: A common spectral characteristic of Type I active galaxy nuclei (AGN) is the emission of FeII, which forms a pseudo-continuum from the ultraviolet (UV) to the near-infrared (NIR) due to the blending of hundreds of thousands of transitions (>344,000) from many multiplets emitted by that ion. This emission is an important coolant of the broad-line region (BLR) as it carries away ~25% of the total BLR energy output. Surprisingly, no models can yet reproduce the observed FeII spectrum in its entirety, making the formation of FeII emission lines an open problem. In this work, we present a theoretical approach aimed at understanding the formation of FeII lines in the NIR and the nature of the physical conditions in AGN with weak and strong FeII emission. To this purpose, we use CLOUDY simulations to explore the optical and NIR spectral regions in the wavelength intervals 4434-4684 Å and 8000-11600 Å, respectively, and compare model predictions with observed emission line fluxes in the I Zw1, a prototypical AGN FeII-emitter.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Luiz Nicolaci da Costa (LIneA - Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia)
Data: 14 de junho de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: LIneA: um centro de e-ciência na era do LSST
Resumo: Há 15 anos o LIneA vem trabalhando para apoiar a participação de pesquisadores brasileiros em projetos internacionais envolvendo grandes volumes de dados. Nesta apresentação o trabalho realizado pelo laboratório é revisto e a visão de futuro na era do LSST apresentada.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Prof. José Dias do Nascimento Júnior - Dep. de Física, UFRN, Natal, RN, 59078-970, Brazil
Data: 31 de maio de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Magnetic Field and Life on the Early Earth constrained by solar analog stars
Resumo: Studying the cyclic magnetic activity of solar analogs offers our best hope for understanding our Sun’s current and past magnetism, the space weather around the Sun, and more generally the dynamos of other cool stars. We will present Magnetic field measurements for the star Kappa1 Cet, a proxy of the young Sun when life arose on Earth determined from spectropolarimetric observations, and reconstruct its large-scale surface magnetic field to derive the magnetic environment, stellar winds, and particle flux permeating the interplanetary medium around Kappa 1~Cet. For this star our results show a closer magnetosphere and a factor 50 times larger than the current solar wind mass-loss rate, resulting in a larger interaction via space weather disturbances between the stellar wind and a hypothetical young-Earth analog, potentially affecting the planet's habitability. In parallel, for solar twin 18 Scorpii, a naked-eye Sun-like star of spectral type G2, measurement of a longer activity cycle based on observations extending to four decades perturb our understanding of the relationship between cycle and rotation, constrain the Sun’s magnetism and the Sun-Earth connection over the past billion years. In this talk, we will present how these two stars and their magnetic field measurements constrain the evolution of the Sun-Earth magnetic interaction in the Archean and Cambrian periods of Earth's history.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Rogério Rosenfeld (IFT - UNESP)
Data: 24 de maio de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Cosmology with state-of-the-art photometric galaxy surveys - Dark Energy Survey and Legacy Survey of Space and Time
Resumo: I will present the cosmological results from the Dark Energy Survey (DES) analysis of data collected over three years, the so-called DES-Y3 data, focusing on the contributions from our group. These results arise from studying three combinations of two-point angular correlation functions (the so-called 3x2pt analysis) involving the distribution of galaxies and the distortions in their images due to weak gravitational lensing, as well as the detection of the baryon acoustic oscillation (BAO) feature. DES will be succeeded by the Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time and I will discuss the opportunities for our community in this project.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Rogério Rosenfeld (IFT - UNESP)
Data: [ADIADO] 17 de maio de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: [ADIADO] Cosmology with state-of-the-art photometric galaxy surveys - Dark Energy Survey and Legacy Survey of Space and Time
Resumo: I will present the cosmological results from the Dark Energy Survey (DES) analysis of data collected over three years, the so-called DES-Y3 data, focusing on the contributions from our group. These results arise from studying three combinations of two-point angular correlation functions (the so-called 3x2pt analysis) involving the distribution of galaxies and the distortions in their images due to weak gravitational lensing, as well as the detection of the baryon acoustic oscillation (BAO) feature. DES will be succeeded by the Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time and I will discuss the opportunities for our community in this project.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Elisa Ferreira
Data: 03 de maio de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Can early dark energy solve the Hubble tension?
Resumo: One of the key topics in cosmology nowadays is the Hubble tension, a discrepancy in the present value of the expansion of our universe (H0) coming from direct (local), and indirect measurements of H0. The most significant tension is between the inferred H0 from the cosmic microwave background (CMB) by Planck, for the ΛCDM model, and the local one from SHOES, reaching a 5σ discrepancy. This tension could hint at new physics beyond the standard ΛCDM model. A dark energy-like component in the early universe, known as early dark energy (EDE), is a proposed solution to the Hubble tension. Currently, there is no consensus in the literature as to whether EDE can simultaneously solve the Hubble tension and provide an adequate fit to the data from the CMB and large-scale structure of the universe. In this talk, I will first review the current constraints on the EDE model and then I will deconstruct these constraints in order to understand where the discrepancy between them comes from. I will show that previous analysis were affected by prior and marginalization effects, leading to a small EDE fraction (fEDE) and are the reason for the disagreement in the literature. Motivated by this, we propose the use of profile likelihood to analyze the EDE model as a robust method not affected by those effects, finding fEDE = 0.072 ± 0.036 (68% C.L.) using Planck CMB and the full-shape clustering data of the Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (BOSS). This method provides a powerful tool to understand whether EDE is a possible solution to the Hubble tension. I will also talk about the role of the massive neutrinos in these scenarios and if neutrinos can make EDE a even more viable model for our universe.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Gabriel Augusto
Data: 26 de abril de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Sinergias entre o BINGO e catálogos no óptico
Resumo: Compreender a origem e as propriedades da Energia Escura é hoje um dos principais desafios da cosmologia observacional; as oscilações acústicas de bárions (BAO) são um dos observáveis mais poderosos para essa finalidade. Diversas técnicas recentes vem sendo utilizadas para o mapeamento do volume do Universo, buscando identificar os observáveis traçadores da energia escura, entre elas o chamado mapeamento de intensidade (IM). O radiotelescópio BINGO é um instrumento projetado para detectar BAO através do mapeamento da distribuição de HI através da detecção da transição hiperfina de 21 cm. A confiabilidade dessa detecção pode ser aprimorada por meio da técnica de correlação cruzada entre mapas de HI e levantamentos de galáxias no óptico, combinando medidas superpostas em área do céu e em intervalos de redshift. O projeto de doutorado tem como objetivos principais a compreensão da física referente à transição hiperfina de 21 cm e a análise dos resultados da correlação cruzada entre dados simulados do BINGO e de outros catálogos ópticos relevantes.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Dra. Larissa Santos - (Yang Zhou University - China)
Data: 19 de abril de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Cosmologia observacional: análise de dados da radiação cósmica de fundo
Resumo: Tanto a temperatura quanto a polarização da radiação cósmica de fundo (RCF) são ferramentas poderosas no estudo do universo primordial. Já conseguimos, através de diversos experimentos, medidas extremamente precisas da distribuição de temperatura da RCF em um grande intervalo de escalas angulares. Agora, experimentos em RCF estão sendo desenvolvidos para medir o campo de polarização com maior precisão. Contudo, para conseguir extrair a física a partir das observações, a análise de dados deve ser conduzida com cuidado. Experimentos multi-frequência da RCF irão observar uma mistura de diferentes emissões astrofísicas na qual a RCF está imersa. A separação entre essas diversas emissões que compõe o céu é uma tarefa de fundamental importância para recuperar com precisão o sinal desejado e estimar os parâmetros cosmológicos. Nessa palestra, falarei sobre a separação de componentes para experimentos futuros de RCF, em particular para o caso da polarização.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Raymundo Baptista - (UFSC)
Data: 05 de abril de 2022 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Binárias Eruptivas rebeldes contra o império do DIM: O caso de YZ LMi
Resumo: Em binárias eruptivas como Novas Anãs e sistemas tipo AM Canis Venaticorum, uma estrela de baixa massa de tipo solar transfere matéria para uma companheira anã branca via um disco de acréscimo. Elas sofrem erupções recorrentes, em escalas de semanas a anos, onde seus discos de acréscimo aumentam de brilho por fatores entre 10 e 100, causadas ou por episódios de aumento na transferência de matéria (modelo MTIM, onde a erupção é a resposta de um disco de alta viscosidade a um aumento súbito e de curta duração na quantidade de matéria transferida pela estrela doadora) ou por uma instabilidade termo-viscosa no disco (modelo DIM, prevê que matéria se acumula num disco de baixa viscosidade em quiescência e transiciona para um estado de alta viscosidade durante as erupções, propiciando o acréscimo do material acumulado desde a erupção anterior). Conquanto a disputa parecia estar resolvida em favor do DIM nos anos 90, as últimas décadas forneceram um conjunto crescente e significativo de sistemas 'rebeldes' cujas erupções só podem ser explicadas pelo MTIM. Este seminário aborda o caso da AM CVn eclipsante YZ LMi. Ela exibe emissão pronunciada ao longo da trajetória do jorro de matéria em erupção e quando seu disco quiescente é extenso, indicando ou transbordamento ou penetração do jorro de matéria da estrela companheira nestas ocasiões. A investigação destas possibilidades no contexto dos modelos MTIM e DIM revela mais um sistema 'rebelde' e ajuda a desfazer três dogmas antigos neste área de pesquisa.
Moderador: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - Divisão de Astrofísica (INPE)
ca.wuensche
Palestrante: Victor Rivelles - USP
Data: 23 de novembro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Teoria de Cordas e a Correspondência AdS/CFT
Resumo: A teoria de cordas foi proposta como uma teoria quântica da gravitação na década de 80 do século passado. Apresentaremos uma breve história do desenvolvimento da teoria de cordas desde de seu nascimento até o presente momento discutindo as várias facetas que ela apresenta.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Leonardo A. Almeida (UFRN)
Data: 16 de novembro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: As detecções das ondas gravitacionais e suas implicações na Astrofísica Estelar
Resumo: Seis anos atrás, estávamos detectando diretamente a primeira onda gravitacional e consequentemente, mostrando mais uma vez que a predição da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein estava correta. Atualmente, já foram detectados mais de 50 eventos, todos associados a coalescência de objetos compactos (buracos negros ou estrelas de nêutrons). Essas descobertas não só abriram uma nova janela para observar o Universo, como também tem causado uma boa "dor de cabeça" para os Astrofísicos Estelares. Uma dessas dores de cabeça está relacionada com as massas dos buracos negros. Nesse webinar, eu apresento os esforços do time VLT-Tarantula Survey na busca pelo melhor entendimento sobre as binárias compostas por estrelas de alta massa, as quais podem dar importantes pistas sobre o problema das massas dos buracos negros descobertos nos eventos das ondas gravitacionais.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Elisabete M. de Gouveia Dal Pino (IAG-USP)
Data: 09 de novembro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Cosmic Ray Acceleration by Magnetic Reconnection: Probing the Origin of Gamma-Rays and Neutrino Emission from Black Holes and Relativistic Jets of Active Galaxies
Resumo: Black Holes (BHs) and Relativistic Jets from active galaxies are among the most extreme particle accelerators and very high energy (VHE) emitters in the universe. Only lately, combining theory, numerical simulations, and observations, we have started to understand the potential physical processes that prevail in the surrounds of these sources in order to explain major puzzles, like the origin of their VHE flares in gamma-rays. In regions of these sources where magnetic fields are dynamically dominating, fast magnetic reconnection is expected and thus particle acceleration driven by this process. In this seminar, I will discuss what is magnetic reconnection and present recent results that combine multidimensional magnetohydrodynamical relativistic simulations with the injection of test particles, which demonstrate how particles can be stochastically accelerated in relativistic jets and accretion flows around BHs by magnetic reconnection. We find that for jets with magnetic fields B ~ 10 G, the particles can be accelerated up to observed ultra-high energies ~10^20 eV. I will also show that these ultra-high-energy-cosmic-rays (UHECRs) are able to explain the gamma-ray flares and the associated neutrino emission observed in the relativistic jets from active galaxies. Finally, I will discuss the importances of these results on predictions for forthcoming high energy astrophysical observatories like the Cherenkov Telescope Array (CTA) and the ASTRI Mini-Array Collaborations in which Brazil is involved.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Olivier Piguet - UFV
Data: 26 de outubro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Porque a Gravitação Quântica ? Introdução à Gravitação Quântica de Laços
Resumo: A Relatividade Geral identifica o campo de gravitação com a geometria do espaço-tempo. Veremos como pode se construir uma versão quântica desta geometria, em particular através do esquema da Gravitação Quântica de Laços (LQG). Aplicações e possíveis testes serão apresentados em casos simples porém interessantes, como a cosmologia e os buracos negros.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Rodrigo Holanda - UFRN
Data:[CANCELADO] 19 de outubro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título:[CANCELADO] Cosmologia e física fundamental com aglomerados de galáxias
Resumo: Os aglomerados de galáxias são as maiores estruturas gravitacionalmente ligadas (e virializadas) a se formarem no universo. Nesta palestra, discutiremos propriedades físicas dos aglomerados de galáxias e como estas fornecem úteis ferramentas cosmológicas. Serão discutidos, principalmente, duas quantidades observacionais: o brilho superficial em raios-X e o Efeito Sunyaev-Zel'dovich. Abordaremos como estas observações podem ser usadas nas estimativas de parâmetros cosmológicos bem como na investigação de possíveis desvios da física padrão. Resultados atuais advindos da literatura serão apresentados, ao mesmo tempo que mostraremos os recentes avanços obtidos pelo grupo de cosmologia da UFRN nesta excitante área de pesquisa em cosmologia.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Alejandra Romero (UFRGS)
Data: 05 de outubro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Study of stellar pulsations in DA white dwarf stars
Resumo: White dwarf stars are the evolutionary endpoint of all stars born with stellar masses below ~8-10 solar masses, i.e, more than 95 % of all stars in our Galaxy. They come in different flavours, depending on the dominant element in the atmosphere, with 85% presenting hydrogen-rich atmospheres (DAs). Along the cooling curve, there are several instability strips where white dwarfs show photometric variability due to pulsations. The pulsations are caused by gravity modes that propagate inside the star carrying information of the interior. Just as seismology uses the earthquakes to study the interior of the Earth, we can use the pulsations in white dwarfs to study their inner structure, chemical composition, mass and even age, through Asteroseismology.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Vinicius Placco (Community Science and Data Center/NSF's NOIRLab - USA)
Data: 28 de setembro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Stellar Archaeology and Near-Field Cosmology: Understanding the Chemical Evolution of the Universe
Resumo: The lowest metallicity stars in the Milky Way Halo are the fossil records of the earliest star-forming environments in the Universe. Chemo-dynamical studies of such rare objects can address a myriad of open questions, ranging from primordial nucleosynthesis and the mass function of the first stars to the nature of the astrophysical r-process and the early merger history of the Milky Way. The detailed abundance patterns of these stellar relics, which can only be obtained from high-resolution spectroscopy, help us build a clear understanding of the pathways that led to the chemical complexity we observe today. In this talk, I will present the status of near-field cosmology in the era of large-scale surveys. I will also describe recent results on the spectroscopic validation of low-metallicity stars selected from narrow-band photometry and the discovery of chemically peculiar stars in the Milky Way, which present chemical abundance patterns that match the ones from the ejecta of a neutron-star merger event and from zero-metallicity supernovae. Combined, these efforts are adding key pieces of information to help stellar archaeologists constrain the chemical evolution of the Universe and solve the intricate chemo-dynamical puzzle of the formation of the Milky Way.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Ronan Arraes e João Braga - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Data: 21 de setembro de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Missão MIRAX: Análise do conceito de operação e viabilidade do sistema
Resumo: O Centro de Projeto Integrado de Missões Espaciais (CPRIME) realizou o estudo de viabilidade e do conceito de operação da missão MIRAX no primeiro semestre de 2020. Essa apresentação detalhará os resultados e o processo construtivo na obtenção das soluções, mostrando as três alternativas concebidas para atender aos requisitos das partes envolvidas.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Valerio Marra (Universidade Federal do Espírito Santo)
Data: 24 de agosto de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: A possible solution to the Hubble-constant crisis
Resumo: The determination of the Hubble constant H0 - the present-day expansion rate of the universe - is one of the key goals of cosmology, for it impacts all measurements of cosmological properties. Determinations of H0 from Cosmic Microwave Background observations disagree with local determinations from calibrated supernovas Ia: this tension is now approaching the 5 sigma level. After reviewing the present status of cosmology, I will discuss the origin of the H0 crisis and propose a model that could explain observations.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Ronald Cintra Shellard (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)
Data: 17 de agosto de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Astropartículas: Uma vista sobre o universo extremo
Resumo: Neste colóquio vamos examinar os avanços recentes na área da física das astropartículas, cujo foco é o estudo das partículas com energias extremas, vindas do espaço. Elas são mensageiras de fenômenos cataclísmicos que ocorrem no universo. Descreveremos as estratégias para medir estas partículas e examinar os instrumentos que estão sendo desenhados e construídos na América do Sul. Daremos atenção particular ao projeto SWGO (antigo LATTES), uma iniciativa internacional para estudar raios gamas com altíssimas energias, operando dia e noite, em grande altitude nos Andes.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Roberto Cid Fernandes (Universidade Federal de Santa Catarina)
Data: 10 de agosto de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Experiments with MUSE data: Finding SN remnants & other curious sources
Resumo: One of the ways of following up on the success story of CALIFA is to refine the spatial resolution, and MUSE is the tool for that. Its superb image quality allows for a different kind of science. While browsing through emission line images derived from MUSE data-cubes, we have spotted a number of compact-looking sources with forbidden line emission ([OIII], [NII], [SII]) in excess of that typical of HII regions. We dubbed these things Unidentified Forbidden Line Objects (UFLOs). This seminar reviews our efforts to detect and isolate these objects and identify their nature. NGC 4030, a late type spiral 30 Mpc away, was picked as a case study. Candidates are first detected as unresolved sources on an image of the second principal component of the H β, [O III] 5007, H α, [N II] 6584, [S II] 6716, 6731 emission-line data cube, where they stand out clearly against both the dominant H II region population and the widespread diffuse emission. Their intrinsic emission is then extracted accounting for the highly inhomogeneous emission-line 'background' throughout the field of view. We find that most (but not all) of our UFLOs have properties compatible with supernova remnants (SNRs). At least five dozen SNRs are detected in NGC 4030. At nearly 30 Mpc, these are the most distant SNRs detected by optical means to date. We further report the serendipitous discovery of a luminous (MV ∼ -12.5), blue, and variable source, possibly associated with a supernova impostor.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Simone Daflon (Coordenação de Astronomia e Astrofísica - Observatório Nacional)
Data: 03 de agosto de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Astrofísica estelar nos levantamentos fotométricos J-PAS e J-PLUS: a busca por estrelas muito pobres em metais no halo da Galáxia
Resumo: Com seus sistemas fotométricos singulares, os levantamentos J-PAS e J-PLUS pretendem obter dados fotométricos que se assemelham a espectros de baixa resolução (R~60 e 30, respectivamente) para cada fonte presente nos campos observados em uma extensão de 8000 deg^2 do céu. J-PAS dedica-se a observar o halo Galáctico, uma vez que foi concebido com objetivo primariamente cosmológico, embora os dados obtidos permitam a realização de outros projetos com variados objetivos científicos, desde pequenos corpos do sistema solar a evolução de galáxias, passando por uma ampla lista de temas da astrofísica estelar. J-PLUS, idealizado inicialmente para calibração do levantamento principal, adquiriu identidade própria e permite investigar o Universo Local. Neste seminário, mostrarei como exploramos o segundo Data Release do J-PLUS usando o pipeline SPEEM, desenvolvido com base em algoritmos de machine learning e que permite determinar os parâmetros Teff, logg e [Fe/H] para estrelas FGK. Uma amostra de alvos identificados como potenciais candidatas a estrelas muito pobres em metais foi selecionada para follow-up espectroscópico, que permitiu confirmar a baixa metalicidade de 90% das estrelas da amostra.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Adriana Valio (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Data: 27 de julho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Atividade estelar e a habitabilidade de exoplanetas
Resumo: Atualmente já são mais de 4000 planetas descobertos em torno de outras estrelas. Existem vários métodos diretos e indiretos de detecção, mas o mais profícuo é o método de trânsitos planetários utilizado pelos satélites Kepler e TESS da NASA. Dentre os mundos recém descobertos, vários são muito diferentes dos planetas conhecidos do Sistema Solar. Existem gigantes gasosos como Júpiter orbitando muito próximos da sua estrela, a alguns poucos centésimos da distância Terra-Sol, o que faz com que sua temperatura seja altíssima. Também foram detectados planetas do tipo Super-Terra, para os quais não há similares entre os nossos planetas. Até alguns planetas como a Terra já foram descobertos orbitando na zona habitável da estrela. Resta saber se algum deles pode abrigar vida. Entre vários fatores a habitabilidade planetária também depende da atividade de sua estrela hopesdeira. Apresentaremos alguns fenômenos desta atividade como superexplosões, radiação UV e ventos afetam planetas em órbita.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Albert Bruch (Laboratório Nacional de Astrofísica)
Data: 20 de julho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Fogos fátuos no céu
Resumo: Entre os numerosos tipos de estrelas variáveis, as variáveis cataclísmicas (VCs) são provavelmente aquelas com a mais rica fenomenologia de variações na faixa ótica. Elas abrangem todas as escalas de tempo desde segundos até milhares de anos e amplitudes entre <0.01 e >12 magnitudes. Após uma breve visão global de variabilidade em estrelas, da estrutura de VCs e das variações fotométricas mais comuns nesses sistemas, o seminário vai abordar em mais detalhe o fenômeno de bruxuleio, ou flickering. Trata-se de variações irregulares que ocorrem continuamente em todos os VCs em escalas de tempo de segundos a minutos com amplitudes que variam desde menos de um centésimo até mais da metade do brilho médio da estrela. Esse efeito faz com que os VCs se comportam como verdadeiros fogos fátuos no céu.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Elisa Ferreira (Max Planck Institute for Astrophysics/University of Sao Paulo)
Data: 13 de julho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Ultra-light dark matter: the light and fuzzy side of dark matter
Resumo: The nature of dark matter remains one of the biggest mysteries in cosmology. There are many different models to explain the nature of this elusive component. One of the most interesting class of models and that has become one of the leading candidates is the ultra-light dark matter. This class represents the lightest possible dark matter candidates and exhibits a wave-like behavior on galactic scales. This leads to a rich phenomenology on small scales that can potentially not only reconcile the CDM picture with the small-scale behavior of dark matter, but offer us the unique possibility to probe their distinctive predictions and imprints that can reveal clues about the internal properties of dark matter. In this talk, I will review this class of models, describing and classifying the different constructions and their phenomenology. Given their vast cosmological and astrophysical effects on observables, I will describe the ongoing advances in constraining these models using current gravitational tests, and highlight the strong constraining power of small-scale astrophysical observations. Current and future observations of these systems present a powerful and, still not fully explored, gravitational laboratory that can reveal the fundamental physics of dark matter in the next few years.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Débora Menezes (UFSC)
Data: 06 de julho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Estrelas de nêutrons na era da astronomia multimensageira
Resumo: A primeira detecção de uma estrela de nêutrons ocorreu em 1967. Sabe-se hoje que essas estrelas são objetos muito compactos com raios da ordem de 10 km e massas que vão de 1,4 a mais de 2 massas solares. Na verdade, são remanescentes estelares de estrelas massivas, uma espécie de zumbis estelares (morrem, mas não completamente). Nas últimas décadas, observações astronômicas geraram vários vínculos para massas das estrelas de nêutrons. Finalmente, em 2017, as primeiras ondas gravitacionais geradas pela fusão de duas estrelas de nêutrons que faziam parte de um sistema binário, foram detectadas pela colaboração LIGO-Virgo, e também por meio de emissão de raios-X, raios-gama, ultravioleta, infravermelho, no rádio e até no visível, dando início a era da astronomia multimensageira. Para entender as estrelas de nêutrons, equações de estado que satisfazem propriedades nucleares são necessárias. E agora, elas podem ser calibradas por meio de vínculos observacionais que delimitam também os raios e dão informação sobre o interior desses pequenos objetos compactos. Nesse seminário, vou tentar mostrar como o minúsculo mundo da física nuclear e seus modelos podem ser úteis no entendimento do cosmos, por meio de remanescentes estelares que geram, ao se fundir, ondas gravitacionais, por fim, detectáveis.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Juan Luna (Instituto de Astronomía y Física del Espacio - Argentina)
Data: 29 de junho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Could symbiotic stars explode as SNIa ?
Resumo: Symbiotic stars are binary systems where a white dwarf accretes from a red giant companion and as such, they have been proposed as supernova Type Ia progenitors. In this talk I will discuss observations of some particular symbiotics and their possibility (or not) of becoming SNIa. I will also discuss our current effort to find those symbiotics with the most massive white dwarf, which perhaps constitute a hidden population awaiting to be discovered.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Gastão B Lima Neto (IAG-USP)
Data: 22 de junho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: NGC 4104: uma "shell galaxy" em um grupo fóssil
Resumo: A maior parte das galáxias do universo se encontram em grupos com uma rica variedade de configurações. Entre os diferentes tipos de grupos, existem os chamados grupos fósseis, estruturas dominadas por uma galáxia gigante cercada apenas por galáxias significativamente menos massivas. Este tipo de grupo pode ser o resultado final da instabilidade em relação a fusões de galáxias em um grupo inicialmente compacto e que se encontra agora em um estado de quase-equilíbrio (por isto o nome fóssil, por não estar mais evoluindo dinamicamente). Neste seminário, vamos discutir o caso do grupo associado à galáxia NGC 4104, uma elíptica gigante que, ao analisarmos imagens profundas do CFHT, descobrimos a presença de estruturas estelares concêntricas ("shells", como é conhecido na literatura). Nosso resultado, baseados na fotometria e simulações numéricas, sugere que esta galáxia pertence a um grupo fóssil recém formado.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Filipe Abdalla (Department of Physics and Astronomy, University College London)
Data: 08 de junho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: O Projeto Bingo
Resumo: Em parceria internacional, o INPE, a USP, a UFCG com vários parceiros internacionais estão projetando e construindo o telescópio BINGO, que tem como fins de medir as oscilações de acústicas de bárions na distribuição de 21cm de fontes extragalácticas. Durante este seminário, vou apresentar os avanços que obtivemos no projeto durante o sabático que eu tive no INPE e na USP. Isto inclui uma análise da ótica do projeto que foi completada este ano tanto quanto na análise de dados que precisam ser tratados de maneira cautelosa para que possamos ter o sinal de 21cm de maneira pura. Antes de dar detalhes técnicos sobre o instrumento e análise de dados, apresentarei a motivação científica do projeto.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Farinaldo Queiroz (UFRN-IIP)
Data: [CANCELADO] 01 de junho de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: [CANCELADO] A Saga Pela Matéria Escura
Resumo: Matéria Escura é a componente de matéria mais abundante do universo. Revisaremos de forma breve as evidências de Matéria Escura que de forma contundente relevam sua presença ao nosso redor. Assumiremos que a Matéria Escura é composta por partículas elementares e apresentaremos em detalhes os métodos de detecção existentes. Abordaremos alguns resultados recentes oriundos da busca por Matéria Escura e discutiremos novos métodos de detecção utilizando inteligência artificial, estrelas de nêutrons e expansão do universo.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Camila Novaes (INPE)
Data: 11 de maio de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: The potential of the BINGO telescope in probing the baryon acoustic oscillations
Resumo: The intensity mapping of the redshifted 21 cm line of neutral hydrogen is a new window for observing the Universe and very promising to studies of the dark sector. The BINGO telescope will explore this window by mapping the Universe through the 21cm signal in the redshift range from 0.127 to 0.449, with the main purpose of being one of the first to probe the baryon acoustic oscillations (BAO) in radio frequencies. This seminar will present the first results obtained investigating the potential of BINGO in measuring the transversal BAO signal using two clustering estimators, namely, the two-point angular correlation function, in configuration space, and the angular power spectrum, in harmonic space.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Cecilia Chirenti (UFABC)
Data: 27 de abril de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: O estudo multimensageiro de oscilações de estrelas de nêutrons
Resumo: A composição e a fenomenologia das estrelas de nêutrons ainda guardam muitos segredos. Algumas observações já realizadas podem ser explicadas como sinais resultantes de oscilações da estrela de nêutrons, causadas por um abalo sísmico ou algum outro evento catastrófico. O estudo teórico dessas oscilações pode trazer mais informações sobre as estrelas de nêutrons observadas em suas diversas manifestações, tais como pulsares, magnetares, short gamma ray bursts, ondas gravitacionais e fast radio bursts.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Caio Filipe Bezerra Macedo (UFPA)
Data: 20 de abril de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Evolução de binárias em discos de acreção e outros meios
Resumo: Sistemas binários, tais como os descobertos pela colaboração LIGO-VIRGO, abriram uma nova janela para testar sistemas astrofísicos. Aliadas com detecções eletromagnéticas, temos meios sem precedentes de olharmos a física desses sistemas. Usualmente, sistemas binários são considerados como estando no vácuo, onde tendem a perder excentricidade devido a emissão de ondas gravitacionais. No entanto, ambientes astrofísicos podem ser extremamente ricos e assim gerar assinaturas detectáveis através dos sistemas binários. Neste seminário, revisitamos a física de sistemas binários considerando que o sistema binário está imerso em um meio. Mostramos que devido as forças de fricção dinâmica e acreção geradas pelo meio pode consideravelmente afetar a excentricidade do sistema binário. Além disso, em sistemas binários assimétricos, mostramos que o centro de massa pode adquirir velocidades consideráveis, capaz de atingir a velocidade de escape de algumas galáxias.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Natalia Vale Asari (UFSC)
Data: 13 de abril de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: O papel das menores estrelas e do gás difuso para estudos de evolução de galáxias
Resumo: As histórias de formação de estrelas e de enriquecimento químico de uma galáxia estão interligadas. Essas histórias são permeadas por eventos de interação da galáxia com o meio externo e influenciadas pela eficiência de processos internos, e modulam e são moduladas por propriedades astrofísicas como a taxa de formação de estrelas, a abundância química do gás e massa estelar. Relações empíricas entre propriedades astrofísicas de galáxias, portanto, permitem-nos traçar o caminho inverso e inferir a história evolutiva de galáxias. Neste seminário, falarei da importância de estrelas evoluídas de baixa massa e do gás difuso para a obtenção dessas relações empíricas. Em especial, mostrarei que o gás difuso ionizado por estrelas evoluídas pode ser confundido com núcleos ativos fracos ou até com galáxias de maior metalicidade, e isso muda o censo de galáxias no Universo local. Mostrarei como levar esses efeitos em conta usando dados observacionais de espectroscopia de fibra e de campo integrado.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Prof. Júlio C. Fabris (UFES)
Data: 30 de março de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Uma teoria newtoniana a G variável
Resumo: Dirac especulou, ainda na primeira metade do século XX, que o acoplamento gravitacional G poderia depender do tempo. Posteriormente, algumas teorias relativistas da gravitação incorporaram de forma consistente que G poderia ser uma função da posição e do tempo. Um exemplo emblemático é a teoria de Brans-Dicke. Várias teorias recentes, como as de Horndesky, podem ser vistas como generalizações da teoria de Brans-Dicke. No entanto, nunca houve uma teoria newtoniana que incorporasse de forma coerente a variação de G. Desenvolvemos uma teoria consistente newtoniana a G variável. Mesmo que a estrutura de base seja "newtoniana" alguns efeitos da relatividade geral aparecem nessa teoria. Abordamos de forma especial a cosmologia e objetos astrofísicos compactos. Discutimos o regime de aplicabilidade desta teoria newtoniana a G variável.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Jorge Ernesto Horvath (IAG-USP)
Data: 13 de março de 2021 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: www.youtube.com/inpemct/
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Os Surtos de Rádio e suas Fontes Hoje
Resumo: Os surtos rápidos de rádio (FRBs), descobertos em 2007, são uma classe muito peculiar de transitórios. Com durações de ~1 ms sua detecção foi totalmente fortuita, mas observações dedicadas já revelaram mais de 100 fontes. Sua modelagem está afetada pelos mesmos problemas (falta de counterparts, escalas de distância, etc.) que pragavam os GRBs há 30-40 anos. Porém ao menos uma classe destes surtos foi identificada tendo um magnetar galáctico como fonte, e sua estatística global mostra algumas regularidades. Discutiremos no seminário estes problemas, assim como um modelo próprio que pretende compreender a origem e a natureza da emissão observadas no caso específico do subgrupo dos magnetares.
Moderador: Rafael C. Nunes - Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Dezembro:
Palestrante: Brad Gibson, E.A. Milne Centre for Astrophysics - University of Hull, UK
Data: 15 de dezembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=4ApW2G6WvMM
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Simulations of Spiral Galaxies: The Good, The Bad, and The Ugly
Resumo: Using computers to mimic the beautiful Grand Design spirals seen through telescopes has been a century-long challenge. While the physics which makes galaxies is fairly simple and covered at A-level, implementing that physics inside supercomputers has been frustratingly difficult. In the past 10 years, we have finally started to generate galaxies which look like “real” galaxies. In this talk, I will introduce you to nearly 200 years of galaxy physics, and leave you with a state-of-the-art picture of where we stand in simulating galaxies.
O seminário será proferido em Inglês. / The seminar will be given in English.
Moderador: André Milone, Divisão de Astrofísica (INPE)
divulgacao.das
Palestrante: Carlos Alexandre Wuensche, Divisão de Astrofísica, INPE
Data: 08 de dezembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=LdTHNeImW68&t
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: 21 cm cosmology and the BINGO radio telescope
Resumo: Cosmology in the XXI century is experiencing a "Golden Age", with observations and theoretical models contributing to a large-scale description of the Universe. The current view is that it can be well described by the so-called Lambda-CDM model, but some open problems challenge physics and cosmology, including the origin and properties of so-called dark energy. The so-called baryonic acoustic oscillations (BAO), detected for the first time in 2005, are considered one of the most effective probes to understand the properties of dark energy. However, given the implications of these measurements, it is important that they are confirmed at other wavelengths and measured over a wide range of redshifts. The radio band provides a unique and complementary observation window, by emitting 21 cm of neutral hydrogen. The redshifted 21 cm (1420 MHz) emission of the hyperfine transition of neutral hydrogen is measured at lower frequencies, so that the observation frequency is converted directly into information about the source's redshift. The BINGO radio telescope (BAO from Integrated Neutral Gas Observations) is a new instrument, designed specifically to observe BAO, mapping a redshift band between 0.13 and 0.45. This seminar will present the basics of 21 cm BAO cosmology, the intensity mapping technique used and describe the current development status of the BINGO radio telescope.
O seminário será proferido em Inglês. / The seminar will be given in English.
Moderador: André Milone, Divisão de Astrofísica (INPE)
divulgacao.das
Palestrante: Frederico Augusto Silva Vieira, Curso de Pós-Graduação em Astrofísica - Divisão de Astrofísica, INPE
Data: 01 de dezembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=EfkW8e1P-64
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Fast Radio Burst 101
Resumo: Fast Radio Bursts são explosões altamente energéticas e de curto período de duração observadas na faixa espectral de rádio. Relativamente novo, este evento astrofísico tem chamado atenção por suas características peculiares e seu mecanismo de geração ainda desconhecido. O foco deste seminário é a descrição da física básica para o entendimento do fenômeno, desde a localização no espectro eletromagnético, as relações entre a radiação e o meio por onde ela se propaga, bem como um panorâma histórico. Por fim, serão apresentados de forma breve alguns modelos que visam explicar o fenômeno e sua utilização científica, como a caracterização do meio intergaláctico ou a restrição de parâmetros cosmológicos.
O seminário será proferido em Português.
Moderador: André Milone, Divisão de Astrofísica (INPE)
divulgacao.das
Novembro:
Palestrante: Raphaëlle Haywood, Lecturer in Physics and Astronomy at University of Exeter (UK)
Data: 17 de novembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=nVQqP1vWjnk
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Placing the Amazon rainforest in Earth's astronomical identity
Resumo:
Recent revolutionary discoveries in astronomy are showing that Earth is one of billions of planets in the universe. Just as every person has a unique story and character, every planet has its own history and distinctive features. If we could go to the stars and point our telescopes back at Earth, what would we see? The Amazon rainforest is such a unique and integral part of Earth's identity that it is observable from cosmic distances. Seeing the Amazon rainforest in its astronomical context offers a unique window for us to reflect on our role in shaping Earth's identity
The seminar will be given in English - O seminário será proferido em Inglês.
Moderador: André Milone, Divisão de Astrofísica (INPE)
divulgacao.das
Palestrante: Swayamtrupta Panda, PhD student at Nicolaus Copernicus Astronomical Center, Polish Academy of Sciences (Poland)
Data: 10 de novembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=B4D6TpgiHDA
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Exploring the Fe+ emission in active galaxies - from quasar main sequence to reverberation mapping
Resumo:
Resolving the complexity in Fe II species in quasar spectra has been an ongoing work for over 40 years. First identified and reported for the prototypical Narrow-line Seyfert 1 galaxy, I Zw 1 (Phillips 1978), the study has made a niche of its own in the field of AGN research. Seminal works led by Boroson & Green (1992), Verner et al. (1999), Sigut & Pradhan (2003) and others encapsulate the `yet to be complete' understanding of the physics of the line formation for this first-ionized state of iron. A major part of the puzzle is lent by the sheer number of spectral lines in Fe II that spans across a wide energy range (from UV to NIR). This extended emission seen in the spectra mimics a continuum of sorts, thus the telltale term pseudo-continuum. Gaining knowledge from the past studies and of our own, in this study we search for a reliable proxy to Fe II. This proxy, Ca II, is a much simpler ionic species which is characterized by its triplet in the near-infrared part of an AGN spectrum. The analogous line excitation mechanisms (dominated by the Lya fluorescence and collisional excitation) for the production of these two species is confirmed by the tight correlation between the respective line strengths that we observe from our up-to-date collection of coincident measurements in the optical and NIR, and re-affirmed by our photoionization models. Additionally, our models constrain the physical parameters, such as the required level of ionization and the density of the medium, i.e. the broad-line region (BLR), that contain these ionic species, hinting also to the cloud’s composition and structure (Panda et al. 2020; Panda 2020). This study reveals the utility of the Ca II as a proxy for Fe II in ways more than one, primarily, establishing a new radius-luminosity relation and in quasar main sequence studies.
The seminar will be given in English - O seminário será proferido em Inglês.
Moderador: André Milone, Divisão de Astrofísica (INPE)
divulgacao.das
Palestrante: Guy Worthey, Professor at Washington State University (USA)
Data: 03 de novembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=nZ19gY3RA50
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: A New Integrated-light Technique for Age-dating Stellar Populations
Resumo:
We can extract useful information from the integrated light of galaxies and dense star clusters. For simple systems, we can measure a light-averaged mean age and an overall heavy element abundance. This level of knowledge is useful for observational cosmology and questions of star and galaxy formation, but it is also limited. We can hope to measure more. With careful consideration of metallic absorption features, we can also measure many abundance ratios relative to the solar abundance pattern. Instead of being content with a mean age, we can also hope to decompose the star formation histories of galaxies into crude bins. However, because young stellar populations are very bright, any young stars present tend to dominate the light, making underlying old populations difficult to detect. Furthermore, spiral galaxies in particular have extended star formation histories. I discuss a new technique to help especially with this last problem. Many hot main sequence stars exhibit strong chemical peculiarities, with number fraction between 5% and 60%. This fractional contribution comes and goes with temperature, allowing in principle a finer age discrimination that has been possible until now.
The seminar will be given in English — O seminário será proferido em Inglês.
Moderador: André Milone, Divisão de Astrofísica (INPE)
divulgacao.das
Outubro:
Palestrante: Jailson Alcaniz, pesquisador do Observatório Nacional (ON-MCTI)
http://lattes.cnpq.br/4351190607357917
Data: 27 de outubro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=0HmWd2YFUxI
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Tensões no Modelo Cosmológico Padrão
Resumo: O Modelo Cosmológico Padrão (MCP) fornece uma excelente descrição da história da expansão do Universo desde suas fases iniciais até o presente. Apesar disto, estimativas recentes da atual taxa de expansão do Universo (H0), obtidas a partir das observações das flutuações da temperatura da radiação cósmica de fundo assumindo o MCP, diferem significativamente das medidas locais de H0 que são independentes da cosmologia. Neste seminário, revisaremos o status desta tensão nas medidas de H0 e discutiremos algumas de suas implicações teóricas e observacionais.
Moderador: Rafael Nunes, Divisão de Astrofísica (INPE)
rafael.nunes
Palestrante: Raissa Fernandes Pessoa Mendes, professora do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF)
http://lattes.cnpq.br/9476522311181916
Data: 20 de outubro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=ibG3Xw0JEIE
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: Estrelas de nêutrons e mecanismos de blindagem
Resumo: Teorias que introduzem novos campos escalares oferecem modelos interessantes para cosmologia, uma vez que tais campos, quando ativos em escalas cosmológicas, poderiam contribuir para a expansão acelerada do universo. Ao mesmo tempo, esses campos devem esconder seus efeitos nas escalas típicas do sistema solar, onde as observações são extremamente condizentes com as previsões da relatividade geral. Essa "blindagem" da força mediada pelo campo escalar frequentemente depende da densidade local, e os modelos são ajustados para coincidir com a relatividade geral para densidades típicas do sistema solar e maiores. Nesse seminário, nós exploraremos a possibilidade inusitada de que tais mecanismos de blindagem possam deixar de valer para as densidades extremas encontradas nos núcleos de algumas estrelas de nêutrons. Discutiremos as condições microfísicas necessárias, bem como alguns aspectos da fenomenologia de estrelas de nêutrons nessas teorias.
Moderador: Rafael Nunes, Divisão de Astrofísica (INPE)
divulgacao.das
rafael.nunes
Palestrante: Cláudia Vilega Rodrigues, pesquisadora da Divisão de Astrofísica do INPE
http://lattes.cnpq.br/9527193250756102
Data: 13 de outubro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=IuQX5bZvxxk
(inscreva-se o Canal do INPE no YouTube para saber dos seminários)
Título: CTCV J2056-3014: uma polar intermediária de baixa luminosidade em raios-X que abriga uma anã branca com alta rotação
Resumo: Neste seminário, apresentamos uma visão geral de nossas pesquisas em variáveis cataclísmicas magnéticas, com ênfase na descoberta de uma anã branca com rotação muito rápida no sistema CTCV J2056-3014. Esse sistema é do tipo polar intermediário, possuindo luminosidade em raios-X menor que o padrão da classe.
Moderador: André Milone, pesquisador da Divisão de Astrofísica (INPE)
Andre Milone
divulgacao.das
Palestrante: Gustavo Porto de Mello, Observatório do Valongo UFRJ
http://lattes.cnpq.br/1918385364299862
Data: 06 de outubro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=e6DmIYKZTDE
Título: Planetary Habitability: Limitations and Timescales Related to Stellar Magnetic Activity
Resumo: The habitable zone is a unifying and central concept in astrobiology, collecting different perspectives and classes of questions under a concrete model with observational and theoretical undertones. Its classical definition demands a planet of adequate mass orbiting its star at a distance which allows liquid water on the surface for long timescales. There is growing recognition that the habitable zone is a multidimensional concept and that dynamo-generated magnetic processes in low mass stars, driven by rotation and surface convective zones, significantly constrain habitability timescales. These processes convert rotational into magnetic energy, which is dissipated at the stellar surface as far ultraviolet and X-ray fluxes plus stellar winds composed of energetic particles. These high energy photons and particles affect the structure and very existence of atmospheres and water oceans of earthlike planets, having a direct bearing on the emergence and maintenance of life. This energetic early phase lasts less than 100 million years for sunlike stars yet may adversely affect the habitability of low mass planets as witnessed by the example of Mars. Very low mass stars, however, owing to low luminosities, request habitable planets to lie much closer in order to achieve adequate temperatures, exposing them to hugely enhanced X-UV fluxes and winds. Moreover, their magnetically active phase lasts many giga-years, severely taxing the ability of rocky planets to hold on to their volatile inventories. We present two case studies concerning timescales of magnetic activity and their bearing on planetary habitability. Kappa Ceti is a very sunlike star closely resembling the properties of the young Sun as life was arising on the Earth and Venus and Mars were losing their surface bodies of water. In the very low mass star domain, we approach the case of Proxima Centauri, which harbours an Earth-like planet within its habitable zone.
O seminário será proferido em Português.
Moderador: André Milone, Pesquisador da Divisão de Astrofísica INPE
Andre Milone
divulgacao.das
Setembro:
Palestrante: Riccardo Sturani
http://lattes.cnpq.br/9771195169911237
Data: 29 de setembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=GcGuYfcDPNw
Título: Gravitational Wave Astronomy (O seminário será proferido em Português)
Resumo: The recent observations of gravitational waves emitted by coalescences of binary compact objects like black holes and neutron stars marked the dawning of gravitational wave astronomy as a new science.
Beyond the immediate and tremendous impact in Astrophysics and Cosmology, the consequences that the opening of this new observational window has on fundamental physics will be highlighted.
AstroNews: Manoel Felipe Sousa (doutorando da Astrofísica do INPE)
http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/
Palestrante: Prof. Dr. Luiz Max Fagundes de Carvalho (FGV-EMAp)
[Curriculum http://lattes.cnpq.br/7282202947621572]
Data: 22 de setembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=7RGhntfiL2s
Título: Modelando a COVID-19: extraindo o máximo de dados ruins
Resumo: Nesta apresentação vou discutir o papel da modelagem estatística e dos modelos não-mecanísticos e semi-mecanísticos no avanço do entendimento da epidemia. Vou abordar as dificuldades de aplicação de modelos altamente estruturados e as soluções e limitações trazidas por abordagens mais empíricas. Por fim, vou discutir os ensinamentos que a pandemia traz quanto à capacidade brasileira de resposta a crises sanitárias.
O seminário será proferido em Português.
AstroNews: M.Sc. Lorena Jesus (doutoranda do PPG-Astrofísica do INPE-MCTI)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Palestrante: Dr. Odylio Denys de Aguiar
[Curriculum http://lattes.cnpq.br/3325984959083987]
Data: 15 de setembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=Q1-ThkF_Dj0
Título: GW190521 - A fonte de ondas gravitacionais de maior luminosidade observada até hoje
Resumo: Em 21 de maio de 2019, 2 minutos e 29 segundos depois da meia noite, no horário de Brasília, os detectores LIGO e Virgo observaram um sinal de onda gravitacional, de curta duração, que chamaram de GW190521. O sinal detectado é consistente com a hipótese de estar associado às últimas órbitas e fusão (coalescência) de dois buracos negros, um de 85 e o outro de 66 massas solares. Ao se fundirem eles teriam formado um buraco negro de 142 massas solares, liberando cerca de 8 massas solares na forma de ondas gravitacionais. Esta pode ser a fusão de buracos negros mais massiva já observada em ondas gravitacionais e, consequentemente, a de maior luminosidade. O produto da fusão seria a primeira detecção clara de um buraco negro de "massa intermediária", com uma massa entre 100 e 1.000 vezes a do sol, que ultrapassa a dos buracos negros estelares e os do "gap" de 65 a 120 massas solares. Além desta detecção extraordinária, existe a possibilidade de ter sido observada uma contrapartida eletromagnética associada a este evento.
Informações: rafadcnunes
Palestrante: Dr. Rogério Menezes de Almeida, UFF, RJ
[Curriculum http://lattes.cnpq.br/3531438717974837]
Data: 08 de setembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/watch?v=sCqYGA7jSns
Título: Astrofísica dos raios cósmicos ultraenergéticos detectados no Observatório Pierre Auger
Resumo: Os raios cósmicos de ultra-alta energia constituem um dos grandes enigmas da física atual. Seu estudo tem por finalidade a investigação de 4 temas centrais: (1) Quais são suas fontes; (2) Qual a composição química destas partículas primárias; (3) Quais são os mecanismos de aceleração e propagação dos raios cósmicos nos meios galáctico e intergaláctico; (4) Existem novos fenômenos físicos a estas energias? Para estudar estas questões fundamentais, um gigantesco experimento foi construído e tem produzido importantes resultados na área: o Observatório Pierre Auger, maior observatório de raios cósmicos do mundo. Neste seminário, explicaremos o que são os raios cósmicos, com ênfase naqueles de ultra-alta energia, e descreveremos o Observatório Pierre Auger, suas técnicas de detecção e seus principais resultados.
Informações: divulgacao.das
AstroNews: Fis. Juliédson Reis (doutorando do PPG-Astrofísica do INPE)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Palestrante: Dr. Hermano Velten, UFOP, MG
[Curriculum http://lattes.cnpq.br/0282590467459210]
Data: 01 de setembro de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: link a ser informado
Limite de participantes: 100
Título: On (non-) dynamical dark energy
Resumo: Contrarily to the cosmological constant scenario, dynamical dark energy fields have intrinsic density fluctuations. The evolution of the latter depends on the dark energy speed of sound value remaining very small in quintessence fields since its speed of sound is equal to one. However, there is a long debate in the literature on whether or nor dark energy perturbations are (ir-)relevant to large scale structure formation. The goal of this talk is threefold: i) we review the techniques used to study cosmological dark energy perturbations, ii) we discuss some recent results available in the literature and iii) present new own results indicating that the viability of dynamical dark energy fields is challenged.
Informações: divulgacao.das
AstroNews: M.Sc. Frederico Vieira (doutorando do PPG-Astrofísica do INPE)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Agosto:
Palestrante: Dr. Sergio Pilling, IP&D, Univap
[Curriculum http://lattes.cnpq.br/0120074686860053, https://www1.univap.br/spilling/]
Data: 25 de agosto de 2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: o link será informado apenas aos inscritos
Limite de participantes: 100
Título: Astroquímica: entendendo a presença e sobrevivência de moléculas no espaço
Resumo: Astroquímica é uma ciência interdisciplinar na fronteira da química e da astronomia, que utiliza abordagens tanto experimentais quanto teóricas e observacionais. Nesse seminário faremos uma viagem ao longo dos assuntos que tratam sobre as moléculas no espaço. Veremos um pouco da formação em ambientes gasosos e gelos, os processos fisico-químicos relacionados a elas bem como os processos que levam a sua destruição na presença da radiação ionizante. Além disso, veremos exemplos de observações astronômicas na faixa do infravermelho e rádio. Discutiremos ainda sobre alguns experimentos de laboratório que simulam a presença de moléculas em ambientes espaciais e a interação dessas com o campo de radiação ionizante espacial. Por fim, falaremos brevemente de algumas pesquisas teóricas na área de astroquímica.
Informações: divulgacao.das
AstroNews: M.Sc. Frederico Vieira (doutorando do PPG-Astrofísica do INPE)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Palestrante: Dra. Thaisa Storchi Bergmann, IF-UFRGS
[CV Lattes http://lattes.cnpq.br/4999509031047259]
Data: 18/08/2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Alimentação e retro-alimentação de Buracos Negros Supermassivos no centro das galáxias
Resumo: Buracos Negros Supermassivos (SMBHs), que habitam o centro das galáxias, crescem e evoluem juntamente com elas, através do acréscimo de massa via um disco de acreção. Nesta palestra vou discutir assinaturas observacionais dos mecanismos de alimentaçãodos SMBHs, que acionam os chamados núcleos ativos de galáxias (AGN). Uma vez iniciada, a atividade nuclear faz surgir fenômenos de retro-alimentação ou “feedback”, sob a forma de radiação, ventos de matéria ou jatos de partículas que emanam da parte interna do disco de acreção, que influenciam a evolução da galáxia. Vou discutir também assinaturas observacionais destes processos, incluindo os obtidos pelo nosso grupo de pesquisa AGNIFS (AGN Integral Field Spectroscopy), através de observações com os telescópios Gemini. Finalmente, vou discutir como calculamos o impacto destes processos na galáxia, os resultados obtidos até hoje, e o que implicam para o nosso entendimento da evolução das galáxias no Universo.
Informações: divulgacao.das
AstroNews: M.Sc. Eduardo Merícia (doutorando do PPG-Astrofísica do INPE)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Palestrante: Dr. Rafael Nunes, Pós-doc na DIDAS/INPE, Docente do PPG-Astrofísica/INPE
[CV Lattes http://lattes.cnpq.br/5269036828220579]
Data: 11/08/2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Crise na Cosmologia: tensão em medidas da constante de Hubble e outras discordâncias cósmicas
Resumo: Recentes medidas da atual taxa de expansão do Universo (H0) se mostram em desacordo quando analisada por diferentes conjuntos de dados. Medidas de H0 a partir da radiação cósmica de fundo realizada pelo satélite Planck estão em grande discrepância quando comparado a outras medidas, tais como a partir de supernovas e lentes gravitacionais. Farei uma revisão do status atual dessa tensão em H0 e como possíveis soluções através de uma nova física além do modelo LCDM podem trazer uma nova concordância. Também será discutido possíveis outras tensões observadas recentemente na cosmologia LCDM e novas perspetivas em medir H0 por ondas gravitacionais.
Informações: divulgacao.das
AstroNews: M.Sc. Aysses Oiveira (doutoranda do PPG-Astrofísica do INPE)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Palestrante: M.Sc. Sarah Villanova Borges, Mestre em Física e em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA/DCTA
[CV Lattes http://lattes.cnpq.br/0346332282057670]
Data: 04/08/2020 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Um modelo de acreção em anãs brancas isoladas para o Anomalous X-ray Pulsar 4U 0142+61
Resumo: Soft Gamma-Ray Repeaters e Anomalous X-ray Pulsar (SGR/AXPs) são amplamente aceitos como magnetares, estrelas de nêutrons que emitem devido ao decaimento de seus campos magnéticos acima do limite quântico. No entanto, algumas limitações do modelo, como a existência de SGR/AXPs com campos magnéticos abaixo desse limite quântico, fez crescer o interesse por modelos alternativos. Nesse seminário, será apresentado um novo modelo para reproduzir a emissão quiescente do AXP 4U 0142+61, do infravermelho até os raios-X duros, a partir de uma anã branca isolada e magnética, que acreta matéria de um disco. Este modelo pressupõe que: (i) os raios-X duros são devidos à emissão de bremsstrahlung da região pós-choque de uma coluna de acreção, (ii) os raios-X moles são originados de regiões quentes na superfície da anã branca e (iii) as emissões ópticas e de infravermelho são causadas por um disco de detritos, a fotosfera da anã branca e pela região pós-choque. Nesse cenário, os parâmetros do modelo indicam que 4U 0142+61 pode abrigar uma anã branca isolada, magnética e rápida, com massa próxima ao limite de Chandrasekhar. Essa anã branca pode ser entendida como o resultado de uma recente coalescência entre duas anãs brancas menos massivas.
Informações: divulgacao.das
AstroNews: M.Sc. Adam Smith de Assis (discente do PPG-Astrofísica do INPE)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Julho:
Palestrante: Dr. Armando Bernui, Pesquisador do Observatório Nacional - MCTI
[CV Lattes http://lattes.cnpq.br/6926651124954505]
Data: 28/07/2020
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: A escala do horizonte de som na época do desacoplamento
Resumo: Apresentamos as diferentes formas como é calculada na literatura a escala do horizonte de som, considerada uma régua padrão cosmológica. Esta importante quantidade física alavancou o estudo do Universo em grandes escalas pois permite estudar com precisão a dinâmica da sua evolução. Mostraremos como ela vem sendo calculada de forma enviesada, ou seja, usando parâmetros ou hipóteses cosmológicos do modelo cosmológico padrão LCDM. Mas, mostraremos também como ela pode ser medida sem usar parâmetros ou hipóteses cosmológicas. Por último mostramos também como ela pode ser obtida combinando dados fracamente dependentes de modelo cosmológico.
Informações: divulgacao.das
AstroNews: M.Sc. Denimara dos Santos (discente do PPG-Astrofísica do INPE)
[http://www.inpe.br/posgraduacao/ast/]
Palestrante: Dr. Alberto Rodríguez Ardila - Pesquisador do Laboratório Nacional de Astrofísica - MCTI & Docente do PPG-Astrofísica do INPE
Data: 07/07/2020
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Kiloparsec-scale jet-driven feedback in AGN probed by highly ionized gas: a MUSE/VLT perspective
Resumo: In this talk I will present optical spectroscopy from the Multi Unit Spectroscopic Explorer (MUSE) combined with X-ray and radio data to study the highly-ionized gas (HIG) phase of the feedback in a sample of five local nearby Active Galactic Nucleus (AGN). Thanks to the superb field of view and sensitivity of MUSE, we found that the HIG, traced by the coronal line [Fe VII] 6089 Ang, extends to scales not seen before, from 700 pc in Circinus and up to ~2 kpc in NGC5728 and NGC3393. The gas morphology is complex, following closely the radio jet and the X-ray emission. Emission line ratios suggest gas excitation by shocks produced by the passage of the radio jet. This scenario is further supported by the physical conditions derived for the HIG, stressing the importance of the mechanical feedback in AGN with low-power radio jets.
--- O seminário será proferido em Português ---
Informações: divulgacao.dasMarço:
Palestrante: Dr. João Braga - DIDAS/CGCEA-INPE
Data: 03/03/2020
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Status e perspectivas do LECX: um experimento de CubeSat para detectar explosões cósmicas em raios X
Resumo: O experimento LECX - Localizador de Explosões Cósmicas de Raios X - é um pequeno instrumento científico que está sendo desenvolvido pelo grupo de Astrofísica de Altas Energias da DIDAS para voar a bordo de primeiro CubeSat desenvolvido pela iniciativa privada brasileira. O experimento emprega detectores de raiosX duros na faixa de 30 a 200 keV e inclui um sistema inovador de localização no céu de grandes explosões cósmicas tais como os "bursts" de raios gama. Na era da astrofísica multimensageira, a possibilidade de localizar no céu contrapartidas eletromagnéticas de fontes de ondas gravitacionais é extremamente auspiciosa. Neste seminário, apresentarei os desenvolvimentos mais recentes e as perspectivas deste projeto.
AstroNews: Fis. Ana Luíza Bastos, Mestranda do PPG-AST/DIDAS-INPE
Palestrante: Dra. Camila Paiva Novaes - DIDAS/CGCEA-INPE
Data: 10/03/2020
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Possible origins for the anomalies in the Cosmic Microwave Background
Resumo: The Cosmological Principle states that the distributions of matter and light in the Universe are homogeneous and isotropic at anyepoch. However, results from cosmic microwave background (CMB) radiation data analysis obtained from both the WMAP and Plancksatellites do not rule out an anisotropic universe due to a set of phenomena called 'CMB anomalies'. These include the low CMBquadrupole value, the lack of correlation at large angular scales, the hemispherical power asymmetry or dipolar modulation, and the ColdSpot, an anomalously cold region of the CMB temperature field. So far, all of these inconsistencies could be both from experimental origin, in the form of uncorrected systematic effects, as well as genuine physical effects associated with the breaking of hypotheses such asGaussianity, homogeneity, and isotropy. Then, I will present possible origins, in both contexts, for some of these anomalies. Specifically, wewill discuss the possibility of a cosmological origin associated with a non-trivial universe topology, as well as the impact of the presence ofresidues left by the Planck satellite calibration process.
AstroNews: Arthur Pereira dos Reis, Mestrando do PPG-AST/DIDAS-INPE
Data: 17/03/2020
First Galileo Solar Space Telescope Workshop - não haverá seminário
Seminários suspensos por tempo indeterminado em função da disseminação do novo coronavírus, o COVID-19, no país.
Palestrante: Flavio D’Amico - DIDAS/CGCEA-INPE
Data: 24/03/2020
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Os estados espectrais de 1E 1740.7-2942 em raios X duros
Resumo: A fonte 1E 1740.7-2942 é um candidato a buraco negro, localizada próxima as vizinhanças do Centro Galáctico. Mesmo sendo estudada amplamente em vários comprimentos de onda, o provável sistema binário, por exemplo, não tem determinações de massas de suas componentes. Em raios X a situação não é muito diferente. Uma boa caracterização dos diferentes estados espectrais ainda não havia sido feita. Usando uma base de dados do ISGRI/INTEGRAL, nós propomos aqui 4 diferentes estados espectrais para 1E 1740.7-2942. Nós também propomos que, em 1E 1740.7-2942, os diferentes estados espectrais são devidos à variação do raio de truncamento do disco de acréscimo, em concordância canônica com um dos modelos mais usados para explicar a variabilidade espectral em sistemas binários com buracos negros.
AstroNews: Fis. Denimara Dias (mestranda do PPG-AST/DIDAS-INPE)
Palestrante: Filipe Abdalla - University College London (UK)
Data: 31/03/2020
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Using cosmological surveys to measure neutrino properties
Resumo: We have had immense progress in our understanding of Cosmology in the past decade, current surveys have improved our understanding of the cosmological parameters immensely and some tensions arise. We will only be able to have improvements on this picture if we start understanding measurements in their intricate details. I will show how our current measurements of cosmological parameters from optical surveys can constrain the mass of the neutrino as well as information about the hierarchy of the neutrino spectrum and I will argue that only by combining radio surveys with optical surveys we would be able to make cross correlations which could ensure that systematic effects are under control.
AstroNews: Fis. Juliedson Artur (mestrando do PPG-AST/DIDAS-INPE)
Abril:
Data: 07/04/2020
Workshop da DIDAS - PPG-AST - não haverá seminário
Data: 14/04/2020
Workshop da DIDAS - PPG-AST - não haverá seminário
Data: 21/04/2020
Feriado Tiradentes - não haverá seminário
Data: 28/04/2020
Workshop da DIDAS - PPG-AST - não haverá seminário
Maio:
Data: 05/05/2020
AstroNews: Manoel Felipe
Data: 12/05/2020
AstroNews: Marcos Antonio
Palestrante: Dr. Alberto Ardila - LNA
Data: 19/05/2020
AstroNews: Paulo Eduardo
Data: 26/05/2020
AstroNews: Rafael Botelho
Junho:
Data: 02/06/2020
Data: 09/06/2020
Data: 16/06/2020
Data: 23/06/2020
Data: 30/06/2020
Flavio D Amico
-
Informações
Telefone: (12) 3208-7224
Email: flavio.damico
Palestrantes: Dr. José Roberto Cecatto - DIDAS/CGCEA-INPE
M. Xavier Ribeiro, M.T. Prado Santos, N. Souza França - DC-UFSCar
Data: 26/11/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Sobre a ocorrência de explosões solares
Resumo: Explosão ou "flare" solar é um fenômeno responsável pela liberação repentina de grande quantidade de energia (1024 - 1032 erg) que ocorre no interior de regiões ativas da atmosfera solar. Esse fenômeno foi descoberto em Setembro de 1859 por Carrington-Hodgson por meio de observações na luz branca, o que inaugurou o início de sua pesquisa. Na época, associados com esse poderoso fenômeno, entre outros efeitos observados no ambiente terrestre, registraram-se surtos de descargas e até incêndios nas extremidades de redes telegráficas, além de auroras extremamente brilhantes em médias e altas latitudes. Atualmente, vários serviços/sistemas tecnológicos humanos são bem mais sensíveis aos efeitos e consequências causados por esse fenômeno energético solar. Como exemplos podemos citar: os blecautes de rádiocomunicação e recepção, perturbações em sinais de navegação e posicionamento, além de perturbações na órbita e eletrônica/operação de satélites artificiais. Mesmo com toda pesquisa, até o presente ainda permanece sem uma resposta definitiva a questão: Quando vai ocorrer a próxima explosão solar? Com o intuito de criar meios para buscar uma resposta aceitável, se originou uma colaboração multi-institucional (INPE, DC-UFSCar e FT-Unicamp) para desenvolver ferramentas auxiliares à tarefa de prever a ocorrência desse fenômeno. Apresentamos um breve histórico da evolução dos trabalhos e o contexto atual de previsão, diretrizes da colaboração multi-institucional com seus principais desdobramentos, como forecasting (previsão em séries de dados solares). Além disso, apresentamos resultados preliminares e recentes, como o desenvolvimento de uma ontologia sobre o fenômeno, bem como perspectivas para o futuro próximo.
AstroNews: M.Sc. Tábata Aira Ferreira, Doutoranda da PG/DIDAS
Palestrante: Dra. Elaine Cristina Ferreira Silva Fortes - Universidade Federal do Pampa
Data: 19/11/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Astrophysical Signatures of Dark Matter.
Resumo: No modelo cosmológico Lambda-CDM, a componente matéria escura responde por aproximadamente 26% da composição do universo. Observações indicam que tal constituinte seria uma partícula, não pertencente ao modelo padrão da física de partículas. Sendo assim, sua identificação é um dos problemas mais fundamentais da atualidade, agregando esforços nas áreas de astrofísica, cosmologia e física de partículas. Neste seminário mostraremos as possíveis assinaturas astrofísicas da aniquilação da matéria escura, passíveis de detecção, em fluxos de raios cósmicos, de fótons e de neutrinos, entre outros. As várias estratégias de estudos da matéria escura podem ainda incluir as emissões secundárias produzidas pelas interações de elétrons / pósitrons relativísticos resultantes de processos de aniquilação. Nossa principal conclusão é que a astrofísica desempenhará um papel importante na potencialização de modelos de matéria escura. Conhecidas as propriedades desta(s) partícula(s), seus efeitos astrofísicos deverão ser considerados na avaliação das observações.
AstroNews: M.Sc. Lorena do Carmo Jesus, Doutoranda da PG/DIDAS
Palestrante: Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho - UNIVAP
Data: 12/11/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Simulações numéricas de galáxias em colisão
Resumo: Neste seminário vou apresentar dois trabalhos recentes em que pares de galáxias em colisão foram estudados, primeiro a partir de observações e posteriormente tiveram sua dinâmica modelada por simulações numéricas. Os dados observacionais são espectros de fenda longa e imagens obtidas nos telescópios Gemini-Sul, Soar e OPD. As simulações foram feitas usando os códigos Gadget-2 e P-Gadget3, ambos com rotinas de formação estelar, cooling e feedback. O primeiro par é AM1204-292, um sistema formado por uma galáxia elíptica e uma S0 de massas similares. O segundo par é AM2229-735, formado por uma espiral e uma Sb compacta. Este sistema mostra fortes indícios de ser uma galáxia com anel polar (PRG) em formação por interação.
Palestrante: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - DIDAS/INPE
Data: 05/11/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: A Cosmologia de 21cm e o rádio telescópio BINGO
Resumo: A cosmologia do séc. XXI está vivendo uma "Era de Ouro", com observações e modelos teóricos contribuindo para uma descrição do Universo em grande escala. A visão atual é que ele pode ser bem descrita pelo chamado modelo Lambda-CDM, mas alguns problemas em aberto desafiam a física e a cosmologia, entre eles a origem e as propriedades da chamada energia escura. As chamadas oscilações acústicas bariônicas (BAO), detectadas pela primeira vez em 2005, são consideradas uma das sondas mais eficazes para entender as propriedades da energia escura. No entanto, dadas as implicações dessas medidas, é importante que elas sejam confirmadas em outros comprimentos de onda e medidos em uma ampla gama de redshifts. A banda de rádio fornece uma janela de observação única e complementar, através da emissão 21 cm do hidrogênio neutro. A linha de 21 cm (1420 MHz) deslocada para o vermelho é medida em frequências menores, de modo que a frequência de observação é convertida diretamente em informação sobre o redshift da fonte. O radiotelescópio BINGO (BAO from Integrated Neutral Gas Observations) é um novo instrumento, projetado especificamente para observar BAO, mapeando uma banda de redshifts entre 0,13 e 0,48. Este seminário apresentará os fundamentos da cosmologia de 21 cm, dos BAO e descreverá o status atual de desenvolvimento do rádio telescópio BINGO.
AstroNews: M.Sc. Marcos Antonio F. Faria, Doutorando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dra. Claudia Vilega Rodrigues - INPE
Data: 29/10/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Variáveis cataclísmicas magnéticas
Resumo: Neste seminário, apresento alguns resultados recentes de minhas atividades de pesquisas em variáveis cataclísmicas magnéticas (VCMs). Temos descoberto novas VCMs, algumas das quais são estudadas com várias técnicas observacionais no óptico e em raios X. Será descrito um aprimoramento do código Cyclops, que agora resolve as equações hidrodinâmicas associadas a região de acresção magnética, que é a principal região emissora nesse tipo de objeto. Vamos também brevemente mostrar resultados associados à evolução de VCMs utilizando síntese de população de estrelas binárias.
AstroNews: M.Sc. Manoel Felipe Sousa, Doutorando do PPG-AST (DIDAS/INPE)
Palestrante: Dra. Christine Córdula Dantas - DIDAS/INPE
Data: 22/10/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Simulações Illustris-TNG: visão geral e resultados preliminares de estatística CiC
Resumo: As Illustris-TNG são uma das mais elaboradas e realistas simulações cosmológicas já desenvolvidas, produto de décadas de contínuo refinamento numérico e fenomenológico, envolvendo uma colaboração entre vários institutos. Essas simulações acoplam a gravitação de N-corpos com a magnetohidrodinâmica, além da aplicação de modelos semi-analíticos de formação e evolução de galáxias. Neste seminário, será fornecida uma visão geral das simulações Illustris-TNG. Também serão apresentados resultados preliminares da estatística Counts-in-Cells (CiC), aplicada aos sub-halos das simulações TNG100-3 e TNG300-3, onde é estudada a adequação da distribuição de quase-equilíbrio gravitermodinâmico de Saslaw et al.
AstroNews: M.Sc. Lorena Jesus, Doutoranda do PPG-AST (DIDAS-INPE)
Palestrante: Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes - UNIVAP
Data: 15/10/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: A rede exoss e o monitoramento de meteoros na Univap
Resumo: Meteoro é o fenômeno luminoso que ocorre quando um fragmento proveniente do espaço, um meteoroide, entra na atmosfera da Terra, deixando um rastro brilhante visível a olho nu, gera pelo atrito. O termo meteoro vem do grego, meteoron, que significa fenômeno no céu. As chuvas de meteoros são caracterizadas pela ocorrência de um grande número de meteoros em uma mesma região do céu (chamada de radiante), e ocorre quando a Terra atravessa a órbita de um cometa, onde estão depositados os resíduos deixados pelo cometa em passagens pelo periélio. As chuvas de meteoros são batizadas com o nome da constelação ou da estrela da constelação mais próxima ao seu radiante. A rede EXOSS de monitoramento de meteoros, uma instituição sem fins lucrativos, é formada por astrônomos Profissionais e Amadores (PRO-AM) e tem como objetivo o registro, a catalogação e a análise de meteoros ocorridos sobre o território brasileiro. A rede EXOSS está composta, atualmente, por 57 estações de monitoramento e 77 câmeras ativas, instaladas em 14 estados brasileiros, sendo 57 associados de 18 instituições. A rede EXOSS inclui duas estações, instaladas em 2017 no Observatório de Astronomia e Física Espacial, no Campus Urbanova da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, batizadas de UVP1 e UVP2 e que operam diariamente entre às 18:00 LT e 6:00(+1) LT. Neste seminário, serão apresentados a participação da Univap nesse projeto e os principais resultados preliminares obtidos até o momento, tais como um estudo estatístico da ocorrência e dos parâmetros dos meteoros da chuva Southern Delta-Aquariids (SDA), registrados nos três anos de operação das estações, 2017, 2018 e 2019 e um levantamento dos meteoros das chuvas Hydrideas, registrados pelas estações UVP1 e UVP2, entre 22 de outubro de 2018 e 3 de fevereiro de 2019, associados a 15 chuvas distintas da constelação de Hydra, incluindo um meteoro da nova chuva Eta-Hydrids (EHY), estabelecida recentemente. Também serão discutidas possíveis colaborações com pesquisadores e estudantes do INPE.
AstroNews: M.Sc. Lia Corazza, Doutoranda do PPG-AST (DIDAS-INPE)
Palestrante: Dr. Rogerio de Moraes Oliveira - INPE
Data: 08/10/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Modificação de Propriedades de Superfície de Metais Refratários via Implantação Iônica por Imersão em Plasma para Aplicações Espaciais
Resumo: O seminário abordará sobre a técnica da implantação iônica por imersão em plasma de nitrogênio, utilizada para a modificação das propriedades de superfície do molibdênio e do nióbio, demonstrando casos de aplicação para o setor espacial. Serão apresentados resultados de caracterização das respectivas superfícies tratadas, no que diz respeito à morofologia, formação de novas fases, perfil em profundidade da concentração atômica, além das energias de ligação dos elementos, estabelecendo-se correlação com propriedades mecânicas, tribológicas e de resistência à oxidação destes materiais.
AstroNews: M.Sc. Fernando Custódio, Doutorando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Irapuan Rodrigues - UNIVAP
Data: 01/10/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Close Binary Systems
Resumo: Close binary systems are associated with a wide variety of astrophysical scenarios: low mass helium white dwarfs, recycled millisecond pulsars, supernovae progenitor, planetary nebulae with double nucleus, black widows and redback systems. In this seminar we will review the general characteristics of close binary systems. I will give details of our evolutionary code, with which we perform our binary evolution calculations. We will focus later on the spider family (black widows and redbacks), and in the transitional millisecond pulsars. Finally, I will comment on the main topics we are currently developing in our research group: tidal effects, accretion disk around the neutron star in a close binary system, and ultra-compact binary systems.
AstroNews: M.Sc. Eduardo Jubini, Doutorando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Luiz Augusto Toledo Machado - DIDSA/INPE
Data: 24/09/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: As Nuvens: Sua Formação, Características e Previsão
Resumo: Esta apresentação irá descrever os processos físicos associados com a formação das nuvens e sua evolução para tempestades. Detalhes sobre os princípios físicos que forma as nuvens, sua previsibilidade a interação com os aerossóis e os impactos no clima serão apresentados com base nos resultados dos projetos CHUVA e SOS_CHUVA. Certamente, as nuvens que atrapalham as observações de astrofísica é a motivação de nossos estudos. Logo, a apresentação versará sobre os processo de convecção seca, úmida a formação de gotas, as distribuições de tamanho das gotas, como as gotas de nuvens se formam e crescem para chegar ao tamanho de gotas de chuva. Em seguida será descrito as propriedades do gelo que compõem as nuvens e os processos de eletrificação das tempestades. Finalmente será descrito o aplicativo SOS CHUVA que permite ao usuário fazer gestão sobre suas atividades.
AstroNews: M.Sc. Aysses do Carmo, Doutoranda da DIDAS/INPE
Palestrante: Dra. Angela Cristina Krabbe - UNIVAP
Data: 17/09/2019
Local:Auditório do prédio CEA-II
Hora:15:00 (horário de Brasília)
Título:The chemical abundance of the LINER galaxy UGC 4805
Resumo:The low-ionisation nuclear emission line region (LINER) class of galaxies are interesting objects as they might appear in about one third of the galaxies of the near universe (Ho et al. (1997). The nature of their excitation is still not well understood and there are no reliable methods to estimate abundances in the central regions of these galaxies. One method, calibrated for active galaxies, was derived by Storchi-Bergmann et al. (1998). This is valid for Seyfert nuclei, but is not accurate for LINERs. In this work, we present preliminary results on the determination of the chemical abundance of the LINER galaxy UGC 4805, using the MaNGA (Mapping Nearby Galaxies at the Apache Point Observatory) data, that comprises integral field spectroscopy in a wavelength range of 3,600-10,300 A, with a resolution of R?2000. The BPT diagram (Baldwin, Phillips & Terlevich 1981), which is based on line ratios between high and low ionization potential species, was used in order to separate the LINER regions from the star forming regions and 'normal' Active Galactic Nuclei. Also, the diagnostic diagram which makes use of the equivalent width of H? (EWH?) - the so-called WHAN diagram (Cid Fernandes et al. 2010) was used to discriminate between a genuine LINER and emission-line galaxies, whose ionizing photons are produced in the atmospheres of evolved low-mass stars (the so-called post-AGB stars). The underlying stellar population was subtracted using the stellar population synthesis method STARLIGHT (Cid Fernandes et al. 2005). The abundance of oxygen was determined using the calibrations R23 (Edmunds & Pagel, 1984); O3N2 (Pettini & Pagel, 2004) and the one derived by Pilyugin & Grebel (2016). We found an abundance of oxygen ranging from 8.2 < 12+log(O/H) < 8.8. This value is close to that found by Castro et. al (2017) for a sample of Seyfert galaxies. We estimate the abundance of oxygen by three calibration methods. The resulting abundances vary up to 0.8 dex from one calibration to another.
Reuniao da SAB
Data: 10/09/2019
Palestrante: Dr. Silvio Manea - ETE/SEQ/INPE
Data: 03/08/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Engenharia da Radiação, desafio tecnológico em componentes eletrônicos e materiais para uso no espaço
Resumo: Farei uma apresentação resumida dos desafios do ambiente espacial onde estão, obviamente, inseridos os satélites. Vou apresentar os danos referentes à diversos tipos de radiação, como, por exemplo, solar, cósmica e do cinturão de Van Allen. Vou, resumidamente, apresentar como mitigar os riscos para a eletrônica e materiais empregados no espaço.
AstroNews: Juliédson A. M. Reis, Mestrando da DIDAS
Palestrante: Dr. Massimo Tinto - INPE/UCSD-CASS/JPL
Data: 27/08/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Space-Based Gravitational Wave Observations in the Mid-Band Frequency Region
Resumo: The intermediate Gravitation Wave (GW) frequency detection band, the frequency region that is in between those accessible by LISA and LIGO, could be accessed relatively soon. A geosynchronous space-based GW interferometer could have an observational frequency band "blue-shifted" with respect to that of LISA by about a factor 35 and complement LISA?s and LIGO?s scientific objectives. The resulting enhanced scientific return brought by such a mission over that obtainable by each detector operated as stand-alone is significant, and it will be discussed in this presentation.
AstroNews: Denimara Dias, Mestranda da DIDAS/INPE
Workshop "The Radio Universe"
Data: 20/08/2019
Palestrante: Dr. Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado - INPE
Data: 13/08/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Técnicas de remoção de órbita de veículos espaciais
Resumo: A palestra apresentará uma serie de novos conceitos para e remoção de órbita de um veículo espacial. Esse é um problema bastante atual em dinâmica orbital devido a necessidade (e até obrigação legal) de remover os satélites após o final de sua vida útil. Serão apresentadas técnicas que se utilizam da atmosfera da Terra para a destruição dos mesmos, bem como técnicas que se utilizam da pressão de radiação solar para acelerar esse processo de queda ou para a colocação de satélites em "órbitas cemitério", aonde não atrapalham outras missões. Essa técnicas tem potencial de aplicação a satélites pequenos como cubesats e nanosats.
AstroNews: Ana Luíza Bastos, Mestranda da DIDAS/INPE
Palestrante: Dra. Patricia Cruz Gamba - IAG/USP
Data: 06/08/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: The radius anomaly: a tale told by short-period low-mass eclipsing binaries
Resumo: Eclipsing binaries are an excellent case study for testing stellar evolutionary models, as they allow a complete characterization of their physical and orbital parameters when photometric and spectroscopic data are combined. The majority of short-period low-mass eclipsing binaries in the literature present measured stellar radii that are usually 5 to 20% bigger than the expected values when compared to stellar models. This inflation trend is known as the radius anomaly of low-mass stars. I will present our latest results on the search for new low-mass systems and their place in the present radius inflation scenario.
Palestrante: M.Sc. Thays Pontes Bentes - UNIVAP
Data: 30/07/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Astrobiologia - A busca pela vida em Marte e além
Resumo: Nos últimos anos, testemunhamos grandes avanços na compreensão dos limites da vida em nosso planeta, em especial, com a descrição de microrganismos extremófilos capazes de suportar as mais variadas condições ambientais. Estes organismos têm sido usados para estudos em astrobiologia, por servirem de modelos para para a procura de vida presente ou pregressa, já extinta, em ambientes extremos fora da Terra, seja em Marte, nas Luas geladas do Sistema Solar ou em exoplanetas. O estudo de ambientes terrestres extremos, como o "Mar de Cuarzo", no Deserto Pampas de La Joya - Peru, atualmente conhecido como o ambiente mais seco do mundo, é um excelente modelo para entender a diversidade da vida em regiões hiper-áridas e hipersalinas e suas aplicações na construção de cenários plausíveis para a habitabilidade em Marte. Neste estudo, apresenta-se uma nova abordagem para identificar e caracterizar espécies potencialmente resistentes a alta salinidade, baixíssima umidade relativa do ar e mudanças abruptas de temperatura, para a análise de sobrevivência e danos moleculares de extremófilos, bem como a resiliência de moléculas candidatas à bioassinaturas, como os pigmentos biológicos. O desenvolvimento desse projeto tem como objetivo intensificar cada vez mais os esforços na elaboração de metodologias para busca de vida em Marte, ou nas questões sobre o transporte interplanetário de microrganismos dentro de meteoritos contendo halita.
Palestrante: Dr. Joao Braga - DIDAS/INPE
Data: 23/07/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: O experimento LECX a bordo do nanossatélite nanoMIRAX
Resumo: Na recém-inaugurada era da astrofísica multi-mensageira, é de fundamental importância que objetos e eventos cósmicos sejam estudados através da detecção de diferentes tipos de sinais. Em particular, a colisão final de duas estrelas de nêutrons num sistema binário, a exemplo do evento GW170817/GRB170817A, pode ser observada por detectores de ondas gravitacionais e de raios X/gama. Com as corridas observacionais com sensibilidade crescente do consórcio LIGO/VIRGO, é fundamental que detectores de raios gama patrulhem o céu para detectar e localizar esses eventos. Neste seminário apresentarei o projeto LECX (Localizador de Explosões Cósmicas de Raios X), que está sendo desenvolvido no âmbito da missão espacial MIRAX. O LECX é a carga útil de um cubesat 2U desenvolvido pela empresa CRON de S.J. Campos através de um projeto PIPE da FAPESP. O experimento é constituído de 4 pequenos detectores de CdZnTe, operando na faixa de 30 a 200 keV, e um sistema de blindagem que determina um campo de visada de 53 x 53 graus FWHM. O instrumento tem sensibilidade suficiente para detectar a maioria dos GRBs típicos. Foi desenvolvido um algoritmo que permite a localização de explosões cósmicas com precisão de alguns graus, em conjunto com o sistema de determinação de atitude do satélite. O projeto está entrando em fase de integração e testes e deverá ser lançado nos próximos anos.
AstroNews: Vítor Medeiros Sampaio, Mestrando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dra. Lúbia Vinhas - INPE
Data: 16/07/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Atividades em Observação da Terra no INPE - CGOBT
Resumo: A Coordenação-Geral de Observação da Terra é uma das 7 áreas finalísticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no segundo nível de sua estrutura hierárquica. Com atividades baseadas em dois grandes núcleos de conhecimento, sensoriamento remoto e geoinformática, a CGOBT busca produzir conhecimento científico e realizar projetos interdisciplinares, visando contribuir com o país em sua necessária trajetória do desenvolvimento sustentável. Nesse seminário apresentarei uma visão geral da CGOBT, suas atividades de pesquisa, de formação de pessoal e também de projetos de natureza operacional que são coordenados pela área.
AstroNews: Jurandi Leão Santos, Mestrando da DIDAS/INPE
Data: 09/07/2019
Título: Feriado Estadual em São Paulo
Data: 02/07/2019
Título: Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Márcio Constâncio Júnior - DAS/INPE
Data: 25/06/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Pesquisas criogênicas para o LIGO Voyager realizadas no INPE
Resumo: O LIGO Voyager será um detector criogênico com massas de teste de 200 kg de Silício operando a uma temperatura de 123 K na mesma instalação do LIGO atual. Para não afetar o ciclo útil do detector é importante que o resfriamento inicial destas massas seja feito no menor tempo e com os menores riscos possíveis. Da mesma forma, esta temperatura deve ser mantida durante o ciclo de operação do detector, enquanto a massa de teste absorve calor do laser e dos tubos de 4 km. Neste seminário será abordado um pouco da contribuição do grupo GWINPE à pesquisa criogênica para o resfriamento inicial e manutenção da temperatura do detector, indo de experimentos onde foram calculados a emissividade do Silício até simulações que dão uma ideia sobre as fontes de calor que podem ser relavantes para as massas de teste.
Palestrante: Dr. Thiago Monfredini - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais
Data: 18/06/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Aplicações de técnicas síncrotron para astrofisica
Resumo: Laboratórios voltados para o uso da radiação síncrotron para experimentos nas áreas de ciências dos materias, microbiologia, ciências atmosféricas, etc, existem desde o final da década de 1960. Nesta apresentação, discutiremos os princípios de funcionamento dessas fontes de luz, assim como seu uso especialmente no Brasil, com enfoque para algumas aplicações em astrofísica. Aplicando fótons UV e raios X do UVX, atual fonte de luz do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), sediado em Campinas-SP, determinamos parâmetros fundamentais de processos de fotoionização e fotodissociação moleculares que ocorrem no meio interestelar, como para hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs, na sigla em inglês). Examinamos esses parâmetros no contexto do ambiente circum-nuclear de AGNs, fontes de fótons com energias de até 10 keV onde PAHs são observados. Os resultados sugerem haver um processo de enriquecimento de moléculas com cargas múltiplas, além de sofrerem intenso processo de fotodissociação. Atualmente, o LNLS é responsável pela instalação de uma nova fonte de luz, o Sirius, num dos maiores empreendimentos científicos (e de engenharia) do Brasil. Em funcionamento em breve, o Sirius será a segunda fonte de luz de quarta geração construída no mundo, com emissão característica de maior brilho e coerência já alcançados. Potenciais aplicações astrofísicas do Sirius também serão discutidas.
Data: 11/06/2019
Seminário cancelado
Palestrante: Dr. Carlos Eduardo Ferreira Lopes - DIDAS/INPE
Data: 04/06/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Research in photometric time series
Resumo: Os campos de Astroestatítica e Astroinformática são vitais para lidar com os levantamentos fotométricos de big data. Como outras disciplinas da era do big data, a astronomia tem muitas características em ''V''. Discutimos diferentes algoritmos de mineração de dados usados em astronomia e ferramentas relacionadas a aplicações astronômicas. Nossas contribuições em Astroestatística e algumas aplicações também são apresentadas. Os astrônomos e cientistas brasileiros devem estar prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo enorme volume de dados.
AstroNews: M.Sc. Rafael Botalho, Doutorando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Roberto Luiz Galski - COCRC/INPE
Data: 28/05/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: O Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC) do INPE
Resumo: Eu apresento neste semin'ario uma visão geral das instalações, da infraestrutura de hardware e software e das atividades desenvolvidas no Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE em função dos satélites construídos e operados pelo INPE.
AstroNews: M.Sc. Rafael Botalho, Doutorando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Luis Carlos Bassalo Crispino - UFPA
Data: 21/05/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: One Hundred Years of Gravitational Scattering According to Einstein's Theory
Resumo: In 2019 we celebrate one hundred years of the first experimental test of the Theory of General Relativity (GR), accomplished mainly with measurements performed in the photographic plates obtained in Sobral (CE), Brazil, during the total solar eclipse on May 29, 1919. In the first part of the talk, I plan to access the historical facts related to this celebrated moment, which happens to be one of the most famous and important experimental verifications in the History of Science. The physical phenomenon underlying the first GR experimental test consists essentially in the scattering of electromagnetic radiation by the Sun's gravitational field. Researches involving scattering are frequent in physics. As a classical example, we have the investigation of the atomic nucleus by Ernest Rutherford. Also in the context of black hole physics, scattering and absorption studies stand out. Black holes can, in principle, be indirectly identified by the characteristics of the radiation that is scattered by them. These characteristics depend on the relationship between the size of the black hole event horizon and the wavelength of the incident radiation. In the second part of the talk, I will present and analyze recent results related to detailed numerical investigations of the absorption and scattering of gravitational, electromagnetic and scalar waves by different types of black holes.
Palestrante: Dr. Rafael da Costa Nunes - DIDAS/INPE
Data: 14/05/2019
Local: Sala 90 do Prédio CEA-I
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Probing the Dark Sector of the Universe with Gravitational Wave
Resumo: O acúmulo gradual de dados cosmológicos ao longo dos últimos 20 anos mostram com grande precisão que aproximadamente 95% do conteúdo energético de Universo é desconhecido a nível fundamental, o chamado setor escuro do Universo. Tal setor é conhecido por ser constituído pela matéria escura e energia escura (ou modificações na teoria da relatividade geral), sendo este um dos maiores problemas em aberto da física contemporânea. Por outro lado, recentemente, as colaborações LIGO e Virgo relataram as primeiras deteções direta das ondas gravitacionais. Essas deteções indicam uma nova era na astronomia moderna, abrindo um novo espectro de possibilidades para investigar física fundamental. Vamos discutir a importância da física das ondas gravitacionais e como esse novo capitulo da astronomia moderna será importante para desvendar a natureza e propriedades do setor escuro do Universo. Vou voltar atenção para trabalhos desenvolvidos e perspectivas dentro do grupo de ondas gravitacionais (teoria e fenomenologia) do INPE.
Palestrante: M.Sc. Renato Henrique Ferreira Branco - INPE
Data: 07/05/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: A engenharia de sistemas baseada em modelos (MBSE) no suporte ao desenvolvimento de equipamentos científicos
Resumo: A engenharia de sistemas se mostra como importante disciplina no desenvolvimento de equipamentos e sistemas complexos. Recentes avanços no tema levaram ao desenvolvimento da engenharia de sistemas baseada em modelos (MBSE - Model Based Systems Engineering). A MBSE permite, com o apoio de ferramentas informáticas, o desenvolvimento de um modelo computacional único, de onde podem ser extraídas as diferentes informações e relações entre os componentes e subsistemas do modelo maior. Será abordado o ciclo de desenvolvimento de equipamentos e sistemas, com as atividades esperadas para cada fase do ciclo. Também serão apresentadas as ações estruturantes que estamos realizando na CGCEA de forma a implantar a filosofia nos nossos desenvolvimentos, especialmente a implantação de método e ferramenta para utilização de MBSE.
AstroNews: M.Sc. Marcos Antonio Fonseca Faria, Doutorando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Arcélio Costa Louro - DIDSE/INPE
Data: 30/04/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Visão Geral da Missão do satélite Amazonia 1
Resumo: A série de satélites Amazonia foi concebida para fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica e, também, a diversificada agricultura em todo o território nacional com uma alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes. O Amazonia-1 é o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O lançamento do Amazonia 1 está previsto para 2020, com órbita Sol síncrona (polar) que irá gerar imagens do planeta a cada 5 dias. Para isso, possui um imageador óptico de visada larga (câmera com 3 bandas de frequências no espectro visível – VIS – e 1 banda próxima do infravermelho – Near Infrared ou NIR) capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km com 60 metros de resolução. A órbita escolhida proporcionará uma alta taxa de revisita (5 dias), tendo, com isso, capacidade de disponibilizar uma significativa quantidade de dados de um mesmo ponto do planeta. Esta característica é extremamente valiosa em aplicações como alerta de desmatamento na Amazônia e outros Biomas Brasileiros, pois aumenta a probabilidade de captura de imagens úteis diante da cobertura de nuvens na região.
AstroNews: M.Sc. Manoel Felipe, Doutoranda da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Oli Luis Dors Júnior - UNIVAP
Data: 23/04/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: The CADA Project
Resumo: Recent surveys, such as the Calar Alto Legacy Integral Field Area (CALIFA) and the Sloan Digital Sky Survey (SDSS) have revolutionized the extragalactic astronomy. However, the majority of the works based on data from these and other surveys have adressed only in studying star-forming regions, being that AGNs have received few attention. With this in mind, recently, we started with a project named CADA project (Chemical Abundance Determinations in AGNs) which it has as main goal to determine the chemical abundance of heavy elements (e.g. O, N, S) in AGNs. In this seminar, I will present an introduction about methodologies used to calculate chemical abundances in AGNs as well as the results of the first two years of the CADA project.
AstroNews: M. Sc. Lorena do Carmo Jesus, Doutoranda da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Otávio Durão - INPE
Data: 16/04/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Cubesats, o Programa NanosatC-Br e possibilidades futuras
Resumo: A palestra apresentará um novo conceito para missões espaciais com satélites miniaturizados em um padrão conhecido como cubesats. Mostrará os primeiros resultados obtidos no INPE com este tipo de satélite através da missão NanosatC-Br1. Em seguida apresentará o NanosatC-Br2, com o dobro do tamanho (2 litros de volume) e com lançamento já contratado para o último trimestre de 2019. Finalizando a palestra apresentará outros projetos em desenvolvimento para missões com cubesats no INPE, em parceria com o ITA, NASA e o setor privado e possibilidades futuras para missões científicas.
Data: 09/04/2019
Título: Workshop da Pós Graduação da DIDAS/INPE
Palestrante: Dra. Hemily Gomes Marciano Fortes
Data: 02/04/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Modelos massivos de spin-2 em espaços curvos e algumas possíveis aplicações cosmológicas
Resumo: Em teoria de campos, partículas massivas de spin-2 são usualmente descritas pela conhecida teoria de Fierz-Pauli. Recentemente, tem havido um aumento no interesse por teorias que descrevam esse tipo de partícula, principalmente pela possibilidade de oferecer uma explicação alternativa para o problema da aceleração da expansão do universo, pois se o gráviton tivesse uma pequena massa, a força gravitacional diminuiria a grandes distâncias, produzindo tal aceleração. Trabalhos mais recentes têm trazido à tona outras possibilidades além de Fierz-Pauli que são os chamados modelos L(a1). Tendo em vista que toda partícula deve interagir com a gravitação, buscamos estudar o acoplamento desses novos modelos com um campo gravitacional de fundo. Uma maneira de aprofundar o conhecimento acerca desses novos modelos seria confrontar as previsões teóricas com o que temos de resultado experimental dos últimos anos. Dessa forma, pretendemos analisar possíveis consequências cosmológicas vindas desses modelos e identificar os testes teóricos orientados pelos resultados experimentais recentes que podem ser utilizados a fim de corroborarmos (ou não) o que tem sido obtido no âmbito teórico.
AstroNews: M.Sc. Fernando Custódio, Doutorando da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. André Milone - DIDAS/INPE
Data: 26/03/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Tório em gêmeas solares: implicações para habitabilidade em planetas rochosos
Resumo: Estima-se que o decaimento radioativo de isótopos instáveis do tório (Th), urânio e potássio forneça cerca da metade da energia do interior da Terra, que é o único planeta rochoso geologicamente ativo do Sistema Solar. O calor interno de um planeta rochoso pode induzir à existência de um manto convectivo, promovendo o tectonismo e, consequentemente, o ciclo do carbono, o qual estabiliza a atmosfera planetária por um longo período de tempo (um dos requisitos necessários para a habitabilidade num planeta rochoso). Neste trabalho medimos a abundância do Th, por meio de uma análise espectroscópica fina e homogênea, em uma amostra de 53 gêmeas solares de idades bem diversas. Notamos que o tório ocorre em quantidade maior ou igual àquela existente no Sol ao compararmos as abundâncias iniciais das estrelas com a do Sol. Nossas medidas também indicam que a razão tório/silício em gêmeas solares aumenta com o tempo, tendo sido maior ou igual ao valor solar inicial. Tais resultados sugerem que potenciais planetas rochosos ao redor de gêmeas solares têm probabilidades altas de terem tectonismo, aumentando a chance da habitabilidade em planetas rochosos de qualquer massa formados em qualquer época da evolução do disco da Galáxia.
AstroNews: M.Sc. Aysses do Carmo Oliveira, Doutoranda da DIDAS/INPE
Palestrante: Dr. Fabiano Souza - Divisão de Sistemas Espaciais - INPE
Data: 12/03/2019
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Título: Centro de Projeto Integrado de Missões Espaciais (CPRIME)
Resumo: Nesta palestra será apresentado o Centro de Projeto Integrado de Missões Espaciais (CPRIME). O CPRIME é uma instalação pertencente a Divisão de Sistemas Espacias do INPE, que tem como principal atividade o projeto conceitual de sistemas, no suporte a análise de viabilidade de novas missões espaciais. Suas características foram inspiradas em instalações similares existentes na NASA e ESA. Na palestra será feita uma descrição das atividades do Centro, técnicas e ferramentas utilizadas no mesmo.
Data: 23/10/2018
Palestrante: Rodrigo Nemen da Silva - IAG/USP
Data: 16/09/2018
Palestrante: Gastão Bierrenbach Lima Neto - IAG/USP
Data: 11/09/2018
Palestrante: Nina Sanches Sartorio - INPE
Data: 04/09/2018
Palestrante: Márcio Eduardo da Silva Alves - UNESP/ SJC
Data: 28/08/2018
Palestrante: Wayne Leonardo Silva de Paula - ITA
Data: 21/08/2018
Palestrante: Alex Cavaliéri Carciofi - IAG/USP
Data: 14/08/2018
Palestrante: Eduardo Serra Cypriano - IAG/USP
Data: 07/08/2018
Palestrante: Zulema Abraham - IAG/USP
Data: 31/07/2018
Palestrante: Diogo Teixeira Belloni - INPE
Data: 24/07/2018
Palestrante: Tobias Frederico - ITA
Data: 17/07/2018
Palestrante: Leandro José Beraldo e Silva - IAG/USP
Data: 10/07/2018 - Sem seminário (o seminário do Rodrigo Nemen foi transferido para outubro, por causa da possibilidade de jogo do Brasil neste dia)
Palestrante: Dr. George Emanuel Avraam Matsas - IFT/UNESP
Data: 26/06/2018
Local: INPE - Sala 90 do Prédio CEA I
Hora: 15h00
Título: O que é o tempo?
Resumo: Se não me perguntam, eu sei. Se me perguntam, eu não sei". Essa é a resposta dada por Agostinho de Hipona, mais conhecido como São Agostinho, à quando questionado sobre o que é tempo no século 5 da nossa era. Essa é a resposta que muitos dão hoje, 15 séculos mais tarde. Mas essa não pode ser a resposta dada por físicos que não passam um dia sequer sem falar do tempo. Neste colóquio geral responderemos à questão do que é o tempo de uma forma pragmática à luz da física moderna.
Palestrante: Jonas Pedro Pereira (postdoc at UFABC, Santo André, Brazil)
Data: 19/06/2018
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00
Título: Cosmological Results from the Dark Energy Survey
Abstract: In this talk I will give an introduction about the telescope Dark Energy Survey and present some highlights of the results from the first year of observations. By combining measurements from the galaxy clustering and weak gravitational lensing two-point correlation functions we put constrain on some cosmological parameters that are competitive with Planck CMB data.
Palestrante: Dr. Massimo Tinto - CASS, UCSD & JPL, CALTECH
Data: 22/05/2018
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00
Título: Gravitational Wave Searches with Pulsar Timing Arrays: Cancellation of Clock and Ephemeris Noises
Abstract: Pulsar Timing is the only existing technique to search for gravitational waves (GW) in the nHz frequency band. Current experimental results from timing arrays of pulsars have shown the existence of correlated noises (such as clock and ephemeris) that have prevented the unambiguous detection of both single-source and stochastic GW background signals.
In this talk I present a data processing technique to simultaneously cancel clock and ephemeris noises, which are the dominant noise sources in the lower-part (~ 10-9 - 10-8 Hz) of the GW band accessible by pulsar timing arrays. After deriving the proposed data processing technique, I quantify the sensitivity enhancements it may offer over existing data processing methods.
Palestrante: João Braga - DIDAS/INPE
Data: 15/05/2018
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00
Título: Fast Radio Bursts
Resumo: Há aproximadamente uma década, uma análise de dados de arquivo do radiotelescópio Parkes mostrou um surto de radiação eletromagnética de origem cósmica com duração de ~5 ms e uma densidade de fluxo no pico > 30 Jy em 1.4 GHz. Dezenas de eventos desse tipo têm sido observados desde então e chamados de "Fast Radio Bursts" (FRBs). Medidas de dispersão indicam que os FRBs são extragalácticos. A natureza dos progenitores desses eventos ainda é muito pouco conhecida apesar de várias tentativas de explicá-la a partir da taxa de eventos, da duração e da energética dos surtos. Um desses fenômenos (FRB 121102) mostrou repetições de surtos, o que levou a modelos não-catastróficos para os FRBs, ou pelo menos para uma sub-classe desses eventos; uma possibilidade é a reconexão magnética na superfície de magnetares (B ~10^14 G). Neste seminário farei uma revisão sobre o fenômeno dos FRBs e comentarei sobre as perspectivas de observação desses eventos pelo experimento BINGO.
Palestrante: Dr. Oli Luiz Dors Junior - UNIVAP
Data: 24/04/2018
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00
Título: Classificação e abundância química de LAEs localizados a altos redshift
Resumo: Recentes avanços na astronomia observacional têm revelado a existência de objetos que possuem uma alta luminosidade medida na linha de emissão do hidrogênio Lyman-a (LAEs) e localizados a altos redshifts (z > 5). O estudo de LAEs é de grande importância na compreensão da reionização do Universo, bem como, no entendimento da formação das primeiras galáxias. Entretanto, propriedades (e.g. classificação, metalicidade) destes objetos são pouco conhecidas ou estão em conflito na literatura. Neste seminário, apresentarei os primeiros resultados de um estudo teórico sobre a caracterização (classificação em AGN ou região de formação estelar), determinações de abundância química e escape de fótons ionizantes de uma amostra de LAEs localizados na faixa de redshift 5.0 < z < 7.2.
Palestrante: Dr. Carlos Alexandre Wuensche - INPE
Data: 17/04/2018
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00
Título: The BINGO telescope: a new instrument exploring the new 21 cm cosmology window
Abstract: BINGO is a unique radio telescope designed to make the first detection of Baryon Acoustic Oscillations (BAO) at radio frequencies. This will be achieved by measuring the distribution of neutral hydrogen gas at cosmological distances using a technique called Intensity Mapping. Along with CMB anisotropies, the scale of BAO is one of the most powerful probes of cosmological parameters, including dark energy. The telescope will be built in a very low RFI site in Paraíba, Brazil, and will operate in the frequency range from 0.96 GHz to 1.26 GHz. The telescope design consists of two 40-m compact mirrors with no moving parts, yielding the excellent polarization performance and very low sidelobe levels required for intensity mapping. With a feedhorn array of 50 receivers, it will map a 15 declination strip as the sky drifts past the field-of-view of the telescope. The BINGO consortium is composed by USP, INPE, UF Campina Grande, Univ. Manchester and University College London (England), ETH Zurich (Switzerland), Univ. de La Republica (Uruguay). The experience and science goals achieved by the BINGO team will be advantageous as a pathfinder mission for the Square Kilometre Array (SKA) project.
Palestrante: Fabiane M. Borges - UFRJ
Data: 10/04/2018
Local: INPE - Auditório do Prédio CEA II
Hora: 15h00
Título: SACIE - Subjetividade, Arte e Ciência Espacial no INPE
Resumo: Nas últimas décadas tem crescido na cena da arte contemporânea, um vívido interesse na Ciência Espacial. Isso se deve a inúmeros fatores, que vão desde o exponencial crescimento tecnológico e informacional, barateamento de materiais eletrônicos, acesso a pesquisa e aos meios de divulgação/produção científica, até questões mais profundas, relacionadas à preocupação com o Planeta Terra, com as crises climáticas, com o Antropoceno, com a extinção das espécies vegetais, animais, com a ameaça da existência humana na Terra.
No contexto da crescente conscientização sobre as condições planetárias e a expectativa de uma aceleração nas tecnologias espaciais, nos interessa contribuir para o desenvolvimento de novas formas de conhecimento relacionados à Terra e ao Espaço e potencializar a troca entre diferentes formas / culturas de conhecimento em torno dessas questões.
Pensar colonização de outros planetas por exemplo, nos faz refletir instantaneamente sobre as colonizações feitas na própria Terra, e as discussões sobre pós-colonização ou de(s)colonialidade, abuso no uso de recursos naturais das colônias, a representação colonial. Com quais critérios se pretende ocupar o Espaço, e quem irá representar isso? Como ficam os países pobres, que ficam debaixo da linha do Equador nessa nova corrida espacial que se anuncia? Como todas essas questões podem ser representadas por outras linguagens que não só as científicas, comerciais e militares?
Nesse ínterim entram inquietações com projetos publicitários de alto impacto na subjetividade humana como os projetos de colonização de Marte, criação de condomínios espaciais, ou ainda como um dos maiores exemplos o carro de Ellon Musk, a primeira propaganda heliocêntrica do sistema solar, e ao que tudo indica, mesmo não sendo a primeira propaganda em órbita, o Tesla conversível representa uma era onde a publicidade vai se estender sobre o Espaço/Tempo, competindo com a visibilidade celeste.
A partir daqui entramos com uma série de exemplos de movimentos éticos/estéticos em torno da cultura espacial como ancestrofuturismo, astrofuturismo, cosmismo russo, afrofuturismo, etnofuturismo, assim como propostas de artistas e grupos de arte que assumem a bronca espacial como sua também, e produzem alternativas, ora educativas e culturais assentadas em grandes centros de pesquisa, ora de forma mais paralela, criando agencias espaciais ficcionais, produzindo cultura de rede, festivais de arte e ciência espacial.
-
Dra. Tânia Dominici, Dr. Wagner Schlindwein e MSc. Bruno Bizarria
-
Organização dos seminários em 2024
Telefone: (12) 3208-7202
Email: tania.dominici