Notícia
Satélite que busca planetas fora do sistema solar será lançado dia 27
São José dos Campos-SP, 19 de dezembro de 2006
Será lançado no dia 27 de dezembro, a partir da base de Baikonur, na Rússia, o satélite científico francês CoRoT (Convecção, Rotação e Trânsitos planetários). O satélite, que tem participação brasileira, é dedicado à procura de planetas fora do sistema solar (exoplanetas) e à sismologia estelar (estudo da estrutura estelar e de sua evolução).
Pela primeira vez na história da Humanidade, será possível detectar através de medições precisas das variações de intensidade da luz das estrelas planetas rochosos do tamanho da Terra (capazes de abrigar vida). Estima-se que o CoRoT descobrirá, em seus três anos de vida útil prevista, cerca de mil planetas gigantes do tipo de Júpiter e uma centena de semelhantes à Terra.
O lançamento ocorrerá às 12h23 (horário de Brasília) e será transmitido em tempo real pelo site. O evento poderá ser acompanhado da sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, a partir das 11h.
Participação brasileira
É a primeira vez que os astrônomos brasileiros participam da construção de um satélite científico, com os mesmos direitos de seus parceiros europeus de explorar os dados científicos a serem obtidos.
Cientistas brasileiros foram convidados a se engajar nessa missão espacial pelos responsáveis científicos franceses no final de 1999. Um comitê CoRoT-Brasil (CCB) foi então criado, reunindo astrônomos de diversos centros de pesquisa do país interessados no projeto.
O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo coordena a participação brasileira na missão espacial CoRoT. Cerca de 70 astrônomos e estudantes dos principais centros de pesquisa astronômica do país (UFRN, INPE, UNESP, Universidade Mackenzie, Laboratório Nacional de Astrofísica, UFMG, UFRJ, ON/MCT, UFSC e UFRGS) participarão igualmente de observações.
A participação brasileira está assim definida:
a) a utilização da estação terrena do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Alcântara, que permitirá aumentar de 70 mil para 100 mil o número de estrelas observadas.
b) a participação de 5 engenheiros/cientistas brasileiros na elaboração de software de calibração, correção instrumental e redução de dados;
c) a participação de cientistas brasileiros nos grupos de trabalho para de?nição, observação e análise preparatória das estrelas que serão observadas na missão.
Mais detalhes sobre a participação brasileira na missão CoRoT podem ser obtidos na página do IAG/USP.
O Satélite CoRoT
A missão espacial CoRoT insere-se no programa de míni satélites da agência espacial francesa CNES. Com peso total de 600 kg, e dimensões de 4X6 metros, o satélite teve um custo total de 120 milhões de euros. O Brasil participa, em termos financeiros, com 2% desse valor, com os mesmos direitos que os demais países participantes.
A instrumentação científica consta de um telescópio de 270 mm, uma câmera de grande campo (10° de raio, no céu), equipada com quatro detectores CCD (2048 x 2048 pixels) e eletrônica de controle, processamento e transmissão de dados. Será colocado em uma órbita polar (norte-sul), que permite a observação do céu por cerca de 150 dias ininterruptos, o que é um dos grandes trunfos do experimento. Participam da missão laboratórios franceses, de outros países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica e Espanha) e do Brasil.
Mais detalhes sobre a missão podem ser obtidos no site do projeto.
PROGRAMA
Transmissão em tempo real do lançamento do satélite CoRoT, a partir da base de Baikonur, na Rússia
Data: 27 de dezembro de 2006 quarta-feira
Horário: 11h
Local: INPE São José dos Campos Auditório Sérgio Sobral de Oliveira (IAI)
11h Recepção e boas-vindas
11h15 Dr. Gilberto Câmara diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
11h25 Prof. Eduardo Janot Pacheco presidente do Comitê CoRoT-Brasil
11h35 M. Jean-Marc Gravier cônsul francês em São Paulo
11h45 Dr. Himilcon Carvalho diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira
11h55 Dr. João Braga coordenador de Gestão Científica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
12h05 Início das transmissões em tempo real
12h23 Lançamento do satélite CoRoT da base de Baikonur, Rússia
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.