Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Satélite que busca planetas fora do sistema solar será lançado dia 27

por INPE
Publicado: Dez 19, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de dezembro de 2006

Imagem Satélite que busca planetas fora do sistema solar será lançado dia 27

Será lançado no dia 27 de dezembro, a partir da base de Baikonur, na Rússia, o satélite científico francês CoRoT (Convecção, Rotação e Trânsitos planetários). O satélite, que tem participação brasileira, é dedicado à procura de planetas fora do sistema solar (exoplanetas) e à sismologia estelar (estudo da estrutura estelar e de sua evolução).

Pela primeira vez na história da Humanidade, será possível detectar – através de medições precisas das variações de intensidade da luz das estrelas – planetas rochosos do tamanho da Terra (capazes de abrigar vida). Estima-se que o CoRoT descobrirá, em seus três anos de vida útil prevista, cerca de mil planetas gigantes do tipo de Júpiter e uma centena de semelhantes à Terra.

O lançamento ocorrerá às 12h23 (horário de Brasília) e será transmitido em tempo real pelo site. O evento poderá ser acompanhado da sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, a partir das 11h.

Participação brasileira

É a primeira vez que os astrônomos brasileiros participam da construção de um satélite científico, com os mesmos direitos de seus parceiros europeus de explorar os dados científicos a serem obtidos.

Cientistas brasileiros foram convidados a se engajar nessa missão espacial pelos responsáveis científicos franceses no final de 1999. Um comitê CoRoT-Brasil (CCB) foi então criado, reunindo astrônomos de diversos centros de pesquisa do país interessados no projeto.

O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo coordena a participação brasileira na missão espacial CoRoT. Cerca de 70 astrônomos e estudantes dos principais centros de pesquisa astronômica do país (UFRN, INPE, UNESP, Universidade Mackenzie, Laboratório Nacional de Astrofísica, UFMG, UFRJ, ON/MCT, UFSC e UFRGS) participarão igualmente de observações.

A participação brasileira está assim definida:

a) a utilização da estação terrena do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Alcântara, que permitirá aumentar de 70 mil para 100 mil o número de estrelas observadas.

b) a participação de 5 engenheiros/cientistas brasileiros na elaboração de “software” de calibração, correção instrumental e redução de dados;

c) a participação de cientistas brasileiros nos grupos de trabalho para de?nição, observação e análise preparatória das estrelas que serão observadas na missão.

Mais detalhes sobre a participação brasileira na missão CoRoT podem ser obtidos na página do IAG/USP.

O Satélite CoRoT

A missão espacial CoRoT insere-se no programa de míni satélites da agência espacial francesa CNES. Com peso total de 600 kg, e dimensões de 4X6 metros, o satélite teve um custo total de 120 milhões de euros. O Brasil participa, em termos financeiros, com 2% desse valor, com os mesmos direitos que os demais países participantes.

A instrumentação científica consta de um telescópio de 270 mm, uma câmera de grande campo (10° de raio, no céu), equipada com quatro detectores CCD (2048 x 2048 pixels) e eletrônica de controle, processamento e transmissão de dados. Será colocado em uma órbita polar (norte-sul), que permite a observação do céu por cerca de 150 dias ininterruptos, o que é um dos grandes trunfos do experimento. Participam da missão laboratórios franceses, de outros países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica e Espanha) e do Brasil.
Mais detalhes sobre a missão podem ser obtidos no site do projeto.

PROGRAMA

Transmissão em tempo real do lançamento do satélite CoRoT, a partir da base de Baikonur, na Rússia

Data: 27 de dezembro de 2006 – quarta-feira
Horário: 11h
Local: INPE São José dos Campos – Auditório Sérgio Sobral de Oliveira (IAI)

11h – Recepção e boas-vindas
11h15 – Dr. Gilberto Câmara – diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
11h25 – Prof. Eduardo Janot Pacheco – presidente do Comitê CoRoT-Brasil
11h35 – M. Jean-Marc Gravier – cônsul francês em São Paulo
11h45 – Dr. Himilcon Carvalho – diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira
11h55 – Dr. João Braga – coordenador de Gestão Científica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
12h05 – Início das transmissões em tempo real
12h23 – Lançamento do satélite CoRoT da base de Baikonur, Rússia

Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.