Notícia
Palestra Geração e Nascimento de uma Estrela é aberta ao público
São José dos Campos-SP, 23 de novembro de 2006
Como surgem as estrelas? É esta a pergunta que será respondida no próximo encontro do ciclo de palestras da Divisão de Astrofísica (DAS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no auditório do Centro de Visitantes da instituição, em São José dos Campos, na próxima quarta feira (29 de novembro), às 19 horas.
O pesquisador Williams Vilas Boas ministrará o tema Gestação e Nascimento de uma estrela, apresentando a evolução das idéias sobre o que é uma estrela desde os pensadores pré-socráticos até o Renascimento.
Ao contrário do que se pensa, a estrela não é sólida. Ela nada mais é do que um astro gasoso e que tem luz própria. A todo momento ocorrem explosões nucleares em seu interior que fazem com que elas possuam altíssimas temperaturas, explica o Dr. Williams Vilas Boas.
Com base em observações com modernos equipamentos, o Dr. Willians irá mostrar onde e como nasce uma estrela, as características de sua gestação e os processos através dos quais acontece sua formação. Esses belos astros que vemos no céu são como bebês. É possível identificá-los como recém-nascidos e descobrir seus berçários, diz o palestrante.
Novas tecnologias de investigação astronômica e as pesquisas desenvolvidas pela DAS/INPE também serão apresentadas na palestra. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas com Rodrigo pelo telefone (12) 3945-6011.
O "jato" para dois lados que aparece na imagem simboliza o "choro" da estrela que acabou de nascer
O bebê-estrela visto por diferentes técnicas de observação
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.