Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Vencedores de competição nacional de Astronáutica visitam o INPE

por INPE
Publicado: Nov 09, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de novembro de 2006

Imagem Vencedores de competição nacional de Astronáutica visitam o INPE

Um grupo de 22 estudantes de 12 estados estará em São José dos Campos (SP) para conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Visitar o complexo aeroespacial brasileiro e aprender de perto como são feitos os satélites e lançadores é o prêmio para estes estudantes que conquistaram as melhores notas nas questões de Astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Para aprofundar o conhecimento destes alunos, que deixaram para trás nada menos que 301 mil participantes da OBA, a Agência Espacial Brasileira (AEB) criou a Jornada Espacial, promovida pela primeira vez em 2005. A abertura do evento acontece neste sábado (11/11), às 18 horas, no Memorial Aeroespacial Brasileiro. Após a solenidade, haverá uma apresentação do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e do Programa AEB Escola.

Entre as atividades da Jornada Espacial, que se estenderá até o dia 18 de novembro, destaca-se um desafio de robótica. Os alunos terão que planejar uma missão a Marte com o auxílio do físico Paulo de Souza Jr, que integrou a equipe de pesquisadores da NASA para exploração do planeta vermelho com os robôs Spirit e Opportunity. Os alunos também aprenderão a interpretar imagens de satélites com a pesquisadora Teresa Florenzano, do INPE, e lançarão minifoguetes educativos.

A programação inclui uma palestra sobre o “Uso de Robôs na Indústria”, esta nas instalações da Johnson&Johnson, empresa que está apoiando o evento e que também receberá uma visita dos alunos. Além das atividades com estudantes, haverá outras dedicadas somente aos professores que acompanharão cada aluno na 2ª Jornada e aos docentes convidados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal e de São Paulo que já atuam como disseminadores do AEB Escola.

Participam palestrantes de diversas instituições, como Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), UERJ, ITA, UFF, CEFEC e INPE. A programação contempla palestras sobre a história da corrida espacial, sistema solar, meteorologia e ciências ambientais, satélites e plataformas espaciais, o Veículo Lançador de Satélites (VLS) e a invenção do avião.

A Jornada Espacial é organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com o apoio do INPE, do CTA e da Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial (ABCAer). Já a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é realizada desde 1998 e mobiliza milhares de estudantes do ensino médio e fundamental de todo o país. Desde o ano passado, a OBA passou a fazer parte das atividades do Programa AEB Escola, de popularização da ciência e divulgação das atividades espaciais brasileiras nas escolas do país. Com a iniciativa, espera-se atrair mais alunos e assim trazer talentos para o setor espacial.

Confira a programação completa da 2ª Jornada Espacial.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.