Notícia
Pesquisador do INPE ministra palestra sobre Astrobiologia no ITA
São José dos Campos-SP, 07 de novembro de 2006
O questionamento sobre a possibilidade de existência de vida como um fato comum no Universo é um dos mais antigos enigmas da humanidade, despertando a curiosidade do público em geral. Para abordar o assunto, o Dr. Carlos Alexandre Wuensch, da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ministrará a palestra Astrobiologia - A vida no contexto cósmico nesta quarta-feira (8/11), às 14 horas, no Departamento de Física do ITA, em São José dos Campos.
A ciência que estuda a vida no contexto cósmico é a Astrobiologia, que tem ganhado recentemente o reconhecimento de cientistas de diversas áreas e está sendo usada como um excelente elo de ligação entre as ciências biológicas e exatas. Seu campo de estudos cobre, sob uma perspectiva otimista, a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo, explica o palestrante.
A Astrobiologia agrupa diferentes áreas do conhecimento, historicamente separadas, tais como Astrofísica, Química, Ecologia, Engenharia, Geologia, Biologia, Física, Ciências Planetárias. A partir da década de 90, com os avanços da microbiologia, das ciências planetárias e com a descoberta de exoplanetas, a Astrobiologia passou a atrair a atenção de um grande número de cientistas de diversas áreas do conhecimento e, com essa associação multidisciplinar, pretende-se estabelecer um conjunto comum de ferramentas para tentar entender a origem da vida, as condições necessárias para seu aparecimento e as possibilidades de existência de vida em outros pontos do Universo, conclui o Dr. Carlos Alexandre Wuensch.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.