Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Abertas as inscrições para palestra sobre “catástrofes estelares”

por INPE
Publicado: Out 20, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de outubro de 2006

Imagem Abertas as inscrições para palestra sobre “catástrofes estelares”

Por que algumas estrelas ficam mais ou menos brilhantes? Se você identificar uma estrela cujo brilho aumentou muito, pode estar olhando não para apenas uma, mas duas estrelas provocando uma “catástrofe” no céu. Muito próximas, uma pode capturar matéria da outra dando origem a grandes explosões. Para explicar o que são estrelas binárias, a pesquisadora Cláudia Vilega Rodrigues, da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ministrará a palestra “Catástrofes Estelares” na próxima quinta-feira (26/10).

O evento é gratuito, aberto à comunidade, e tem como objetivo tornar mais claros temas de estudo da Astronomia, apresentando-os de forma simples e sem a linguagem acadêmica geralmente inacessível ao público leigo.

Estrelas binárias são bastante comuns. A maior parte das estrelas do céu são sistemas de duas ou mais estrelas. E existem binárias de vários tipos.

“Não é difícil entender como são as estrelas binárias. Algumas podem estar tão perto como a Terra e a Lua. E nesses casos a matéria pode migrar de uma estrela à outra. Seria uma catástrofe o deslocamento de um oceano da Terra para a Lua, mas é algo como isso que acontece nessas estrelas binárias”, compara a Dra. Cláudia Vilega Rodrigues. Esta transferência de matéria faz com que estas estrelas mudem bastante de brilho. Nas estrelas “normais”, como o Sol, a energia é produzida no centro, enquanto nessas binárias pode ocorrer na superfície.

Entender como e por que isto acontece é importante para a compreensão de muitos outros enigmas celestes, como buracos negros e a própria formação estelar e do centro das galáxias. Mas antes de falar sobre tipos binários, como binárias de raios X e variáveis cataclísmicas, a Dra. Cláudia Vilega Rodrigues explicará alguns conceitos básicos da Astrofísica. “Vou explicar o que é uma estrela, o que é o Sol”, adianta a palestrante.

Esta apresentação integra o Ciclo de Palestras idealizado pelos pesquisadores do INPE para divulgar a ciência. Desde o ano passado, todos os meses são apresentados temas atuais da Astrofísica, sempre com linguagem acessível ao público leigo.

As palestras acontecem na última quinta-feira útil do mês, às 19 horas, no Auditório do Centro de Visitantes do INPE, em São José dos Campos. As inscrições são gratuitas, porém há um limite de 40 vagas para cada palestra. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (12) 3945-6011. Mais informações no site www.das.inpe.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.