Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE e USP usam sondas em balão para medir concentração de poluentes em São Paulo

por INPE
Publicado: Out 05, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de outubro de 2006

Imagem INPE e USP usam sondas em balão para medir concentração de poluentes em São Paulo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Universidade de São Paulo realizam este mês uma campanha de monitoramento da concentração de gases minoritários na região metropolitana de São Paulo. Para efetuar as medições, serão utilizadas sondas de ozônio e sondas meteorológicas, instaladas a bordo do dirigível da Goodyear, parceira do projeto.

Testes preparatórios foram realizados com sucesso em setembro, com dez lançamentos de sondas. Foram utilizados medidores de ozônio (O3) e gás carbônico (CO2), e coletadas amostras em cilindros especiais para análise da concentração de outros gases, tais como o monóxido de carbono (CO) e metano (CH4). Para os testes, os equipamentos foram colocados em um rack especial e ligados ao gerador do dirigível.

A campanha resulta de uma colaboração da Divisão de Geofísica Espacial do INPE (Laboratório de Ozônio) com o Projeto “Modelos de Qualidade do Ar Fotoquímicos – Implementação para Simulação e Avaliação das Concentrações de Ozônio Troposférico em Regiões Urbanas”, da Dra. Maria de Fátima Andrade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).

O projeto integra o Programa de Pesquisa em Políticas Publicas da FAPESP e tem como objetivo principal a implementação de forma operacional na CETESB, de um modelo fotoquímico que descreva as condições de formação e transporte de oxidantes fotoquímicos, como o ozônio, na região metropolitana de São Paulo.

Os resultados das medições devem ser divulgados no XIV Congresso de Meteorologia que será realizado em novembro, em Florianópolis.

Domingos Sardela/INPE - Desembarque do equipamento no Campo de Marte

Domingos Sardela/INPE - Vôo sobre São Paulo


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.