Notícia
Brasil sedia maior conferência sobre Caos Experimental
São José dos Campos-SP, 24 de maio de 2006
Com aplicações práticas na mecânica celeste, astrofísica, medicina, telecomunicações, engenharia e sistemas espaciais, a Teoria dos Sistemas Dinâmicos será discutida por cientistas do mundo todo durante o IX Experimental Chaos Conference, de 29 de maio a 1º de junho, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, em São José dos Campos (SP). O Brasil, que reúne muitos estudiosos de Sistemas Dinâmicos, foi escolhido para sediar a primeira edição do evento fora do eixo Estados Unidos Europa.
Vamos reunir aqui especialistas que estão na vanguarda dos trabalhos experimentais de tal forma a permitir avanços significativos na compreensão dos fenômenos da dinâmica caótica e não linear, diz Elbert E. N. Macau, pesquisador do INPE. Entre os países que estarão representados no IX Experimental Chaos Conference, além do Brasil, destacam-se Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Escócia, Rússia, Argentina, México, Gana, Índia, China, Japão, Coréia e Ucrânia. Este evento bianual é considerado o mais importante e relevante da área de experimental envolvendo sistemas caóticos e dinâmica não linear. Serão aproximadamente 180 participantes, sendo a metade do exterior, destaca Elbert.
A Teoria dos Sistemas Dinâmicos é importante no entendimento de fenômenos naturais, como a interação entre a floresta e a atmosfera, e atualmente fala-se muito nas suas aplicações tecnológicas. Além dos experimentalistas, o evento também receberá teóricos para explicar novos fenômenos identificados nos experimentos. O entendimento da Dinâmica Caótica congrega ferramentas das mais diversas áreas do conhecimento, constituindo um cenário multidisciplinar que atrai matemáticos, físicos, químicos, biólogos, médicos, engenheiros, neurocientistas, cientistas sociais, economistas, entre outros. Por esta teoria, procuramos as respostas àquelas perguntas que não podem ser adequadamente explicadas pelas teorias tradicionais, resume Elbert. A Dinâmica Caótica está presente na natureza. Ela é identificada nos mais variados sistemas e em todas as escalas da natureza.
Na cardiologia, por exemplo, a Teoria do Caos tem aplicação uma vez que os batimentos do coração são caóticos. Ainda na medicina, a teoria também está sendo utilizada para o controle da epilepsia. Os conhecimentos acerca do fenômeno caótico na natureza e a identificação deste fenômeno nas mais diversas áreas do conhecimento atestam a importância que a dinâmica caótica vem assumindo para a compreensão do universo que nos cerca e para o desenvolvimento de aplicações tecnológicas absolutamente inovadoras e eficientes, conclui o pesquisador do INPE.
Mais informações sobre o IX Experimental Chaos Conference no site www.lac.inpe.br/ecc9
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.