Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica acontece nesta sexta

por INPE
Publicado: Mai 10, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 10 de maio de 2006

Cerca de 400 mil estudantes devem participar nesta sexta-feira (12/5) da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento é promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Segundo a gerente do Programa AEB Escola, Ivette Rodrigues, uma das organizadoras do evento, esse número de alunos é 50% maior que no ano passado.

O professor João Batista Canalle, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), comemora o crescimento na procura. “O fato de o astronauta ter sido lançado em órbita com sucesso total certamente pode ter colaborado para o número de escolas cadastradas” afirma.

No ano passado, cerca de seis mil escolas se inscreveram para realizar a OBA. Este ano, o número saltou para quase 12 mil. Segundo Ivette Rodrigues, os resultados são fruto também da divulgação mais efetiva da OBA junto aos estados e municípios. Uma parceria entre o AEB Escola e o Ministério da Educação viabilizou o envio de cartas para diversas escolas do país.

A Olimpíada, realizada desde 1998, visa divulgar entre os estudantes a astronomia, assim como as atividades espaciais no Brasil e no mundo. Para a gerente do AEB Escola, a Olimpíada contribui ao mesmo tempo para informar e atualizar a comunidade escolar sobre temas que envolvem tecnologia de ponta. “São conteúdos que levariam tempo para chegar aos materiais didáticos”, explica.

A avaliação
As provas da OBA serão aplicadas em todos os estados a alunos da 1ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Seguindo a linha de tornar a competição interessante, a OBA adotou atividades experimentais que devem ser realizadas pelos estudantes antes das avaliações.

Uma delas é feita durante o dia e consiste em descobrir o horário do “meio-dia verdadeiro” a partir da medição da sombra de um lápis. O outro, à noite, é a observação do céu a partir de mapas específicos para os estudantes das regiões Centro- Oeste/Nordeste/Norte e para as regiões Sul/Sudeste. “Observar o céu em grupo é fator de motivação, é sempre um momento de festa”, explica o professor Canalle.

Premiação
Os participantes mais bem colocados em Astronáutica passarão uma semana em São José dos Campos (SP). Eles visitarão o complexo aeroespacial brasileiro durante a II Jornada Espacial, que tem o apoio do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Já os primeiros lugares em Astronomia participam da reunião anual da Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB) durante uma semana em Atibaia (SP) e ganham a chance de representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia. Em 2005, o estudante capixaba Felipe Coelho trouxe a primeira medalha de ouro para o Brasil ao participar da 10ª Olimpíada Internacional de Astronomia em Pequim, na China. Ainda serão distribuídos cinco telescópios computadorizados, 100 lunetas em PVC e 50 maquetes do Veículo Lançador de Satélites (VLS).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.