Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Supercomputador do INPE atende comunidade científica do país

por INPE
Publicado: Mar 17, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 17 de março de 2006

Imagem Supercomputador do INPE atende comunidade científica do país

Há um ano, o supercomputador NEC SX-4/8A, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia), vem oferecendo apoio a projetos de outras instituições de pesquisa do país no processamento de modelos meteorológicos e ambientais. Já fizeram uso do supercomputador sete projetos de instituições: o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Fundação Getúlio Vargas.

O supercomputador SX-4/8A, que processava diariamente as previsões do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), desde 1988, foi substituído em 2003 por um modelo mais atual e robusto, o NEC SX-6, capaz de rodar, além das previsões de tempo e clima, modelos de previsão ambiental. Com a adesão do INPE ao Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (SINAPAD), neste mesmo ano, foi criado o sétimo Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD).

Os outros CENAPADs ficam localizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNLS). A unidade do INPE passou a se chamar CENAPAD-Ambiental, por ser o NEC SX4/8A mais apropriado ao processamento de modelos meteorológicos e ambientais.

Após uma série de adaptações para a nova finalidade, o supercomputador do INPE começou a operar no início de 2004.

O NEC SX-4 está instalado no CPTEC/INPE desde 1988. Os usuários do CENAPAD-Ambiental acessam o supercomputador remotamente, após a autorização feita mediante o preenchimento de formulário e Termo de Compromisso, disponíveis na página do CENAPAD/CPTEC - http://www.cptec.inpe.br/cenapad.

Sobre o SINAPAD

O SINAPAD tem como objetivo prestar serviços de Processamento de Alto Desempenho, sob demanda, a universidades, institutos de pesquisas e outras instituições públicas e privadas. Também apóia o desenvolvimento de produtos e aplicações de PAD, fomenta a formação de pessoal especializado, transfere conhecimentos e tecnologia e difunde a cultura e a aplicação de Processamento de Alto Desempenho.

Em 2004, foram consumidas 638.902 horas de CPU dos CENAPAD's, sendo 14,47% por usuários internos e 85,53% por usuários externos. Nesse período, foram atendidos 1.614 usuários. Os usuários dos recursos computacionais de Processamento de Alto Desempenho dividem-se em institutos, laboratórios e centros vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (9,45%); universidades federais (37,05%); universidades estaduais (10,84%); universidades e faculdades privadas (1,63%); departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento de outros ministérios (0,14%); empresas privadas (0,36%), entre outros. As aplicações do uso de CPU estão divididas em: Física (22,75%), Química (22,19%), Engenharia (4,04%), Astronomia (3,18%), Computação (3,13%), entre outros.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.