Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Agência Espacial traz AEB Escola para São José dos Campos

por INPE
Publicado: Mar 17, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 17 de março de 2006

Nesta terça-feira (21), a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) promove em São José dos Campos (SP) um workshop para 200 professores, para a apresentação do Programa AEB Escola - uma ação voltada à divulgação das atividades espaciais entre os profissionais da educação.

No evento, que será realizado em conjunto com a Secretaria de Educação do Município (SME), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT) e o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), os professores poderão conhecer o objetivo do Programa, atividades desenvolvidas desde a sua criação, em 2004, e ferramentas disponibilizadas pelo AEB Escola para uso dos docentes.

Segundo a gerente do Programa, Ivette Rodrigues, o AEB Escola contará com duas frentes de atuação: uma voltada aos docentes, com um curso de formação continuada de professores, e outra aos alunos. Nesse sentido, o Programa planeja realizar oficinas, palestras, exposições e visitas como estratégia de sensibilização dos estudantes.

O workshop inaugura a expansão do AEB Escola que, até o momento, esteve concentrado em Brasília (DF). São José dos Campos foi escolhida pela vocação na área espacial, pois lá estão os principais órgãos do setor, o INPE e o CTA.

Programação - A abertura acontecerá às 13h30 no Centro de Educação Empreendedora - CEDEMP, à Rua Isunessaburo Makiguti, 154 - Florada de São José - São José dos Campos, SP com a presença do diretor de Tranporte Espacial e Licenciamento da AEB, João Azevedo, do Dr. Petrônio Noronha de Souza, representando o INPE, do Cel. Wander Golfetto, diretor do IAE/CTA, e do prefeito da cidade, Eduardo Cury.

Além de conhecer os tópicos que serão abordados no curso de formação Astronáutica e Ciências do Espaço, os professores poderão conferir três exposições - do programa espacial brasileiro, do Programa AEB Escola e de sensoriamento remoto, e acompanhar mostras de oficinas para construção de lunetas, interpretação de imagens de satélite e lançamento de foguetes com garrafas PET.

Confira a agenda

13h30 às 14h
Abertura
Dr. Eduardo Pedrosa Cury (PMSJC), Dr. João Luiz Filgueiras de Azevedo (AEB), Dr. Petrônio Noronha de Souza(INPE) e Cel. Av. Wander Almodovar Golfetto (IAE/CTA)

14h às 14h15
O Ensino em São José dos Campos
Profa. Maria América de Almeida Teixeira (SME/PMSJC)

14h15 às 14h45
O Programa AEB Escola
Sra. Ivette Maria Soares Rodrigues (AEB)

14h45 às 15h15
Exposição Institucional AEB e Programa AEB Escola/Intervalo

15h15 às 15h30
Projetos de Aprendizagem
Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes (UFRGS)

15h30 às 15h45
Satélites e Plataformas Espaciais
Dr. Petrônio Noronha de Souza (INPE)

15h45 às 16h
Veículos Lançadores de Satélites
Dr. José Bezerra Pessoa Filho (IAE/CTA)

16h às 16h15
Experimentos Didáticos para o Ensino da Astronomia
Prof. Dr. José Leonardo Ferreira (UnB)

16h15 às 16h30
Sensoriamento Remoto
Dra. Tania Maria Sausen (INPE)

16h30 às 16h45
Meteorologia e Ciências Ambientais
Dr. Carlos Afonso Nobre (INPE)

16h45 às 18h
Encerramento


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.