Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Workshop de Astrobiologia discute existência de vida no Universo

por INPE
Publicado: Mar 15, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 15 de março de 2006

Imagem Workshop de Astrobiologia discute existência de vida no Universo

Cientistas e estudantes com interesse em projetos ligados à Astrobiologia (estudo de possíveis formas de vida no Universo) reúnem-se pela primeira vez no Brasil, no 1º Workshop Brasileiro de Astrobiologia (1st Brazilian Workshop on Astrobiology), que será realizado nos dias 20 e 21 de março de 2006, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio de Janeiro. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) é um dos organizadores do evento, em conjunto com outras dez instituições.

A questão sobre a possibilidade da existência de VIDA NO UNIVERSO é um dos mais antigos enigmas da humanidade, sendo responsável pela criação de mitos e lendas atraentes para a curiosidade do público em geral. Mais recentemente, o assunto vem recebendo a atenção de cientistas de diferentes áreas e as várias formas de prospecção de vida pelo Universo hoje extrapolam o âmbito da ficção científica, chegando à ciência real.

A ASTROBIOLOGIA, ciência relacionada a esta busca, está conseguindo grande respeitabilidade na área acadêmica e representa uma forte ligação entre as ciências físicas e biológicas. Sob um ponto de vista epistemológico, a Astrobiologia engloba o estudo de todas as possíveis formas de vida no Universo, incluindo, naturalmente, a vida na Terra. Os diversos aspectos deste novo campo multidisciplinar estão sendo abordados por especialistas de áreas da Astronomia, Biologia, Física, Química, Geologia e Ciências Planetárias.

Pesquisas

É crescente o número de artigos publicados nessa área nos últimos anos, provenientes da Astronomia, Biologia, Química e Geociências. Atualmente no Brasil existem astrônomos buscando exoplanetas, tentando entender a formação de discos planetários e, junto com químicos, estudando a química do meio interestelar, particularmente rastreando compostos orgânicos. Biólogos têm focalizado estudos em microorganismos extremófilos, estudando suas condições de sobrevivência e capacidade de produzir formas de vida em ambientes extremos (alta temperatura, pressão, salinidade, e pH). Geocientistas têm trabalhado na investigação de registros atmosféricos e geológicos da Terra jovem, para entender quais atributos a teriam feito capaz de gerar a vida como a conhecemos.

Os organizadores do workshop identificaram um interesse potencialmente grande para um encontro dessa natureza, após uma consulta entre os colegas em seus diferentes campos de atuação. O 1st BWA foi concebido para ser um ambiente para ampla troca de idéias, resultados e perspectivas de trabalho entre cientistas e estudantes interessados em desenvolver este campo multidisciplinar no Brasil.

Estão programadas conferências de revisão com convidados internacionais, comunicações orais curtas e sessões de apresentação de painéis no intuito de promover essas discussões. As sessões de discussão ao final de cada manhã e tarde representarão uma ótima oportunidade para compartilhamento de conhecimentos e experiências específicos entre os diferentes campos do saber representados neste workshop.

Mais informações: http://www.das.inpe.br/astrobio


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.