Notícia
Escolas podem agendar observação astronômica remota
São José dos Campos-SP, 21 de março de 2006
A observação astronômica remota é mais uma novidade que a Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, traz para as instituições de ensino como parte do projeto Telescópios na Escola, coordenado pela Universidade de São Paulo (USP). Este projeto implementou, no ano passado, uma rede de observatórios operados remotamente para o ensino em ciências (http://www.telescopiosnaescola.pro.br/).
A partir de um site na Internet ou usando dois softwares comerciais, estudantes e professores em suas escolas poderão controlar o telescópio e a câmera astronômica que se encontram no Miniobservatório Astronômico do Instituto, e adquirir imagens digitais de astros diversos como planetas, aglomerados de estrelas e galáxias. As imagens podem ser disponibilizadas na tela do computador da escola imediatamente após a observação. Em 2005, dez instituições de ensino realizaram sessões remotas no Miniobservatório, que tiveram início em agosto.
Para agendar uma sessão de observação remota, é necessário o preenchimento de um formulário eletrônico por um profissional de instituição de ensino. Uma vez aprovada a proposta, o usuário recebe um login e senha para acessar o telescópio no dia e horário agendados.
Não há necessidade de conhecimento prévio sobre Astronomia por parte dos estudantes e professores. Pode-se escolher um projeto observacional dentre os sugeridos (Adote uma constelação, Um passeio pelo céu, Relevo da Lua, Movimento de um asteróide) ou apresentar outro. Cada sessão é acompanhada por um pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE.
As sessões remotas ocorrem exclusivamente às quintas-feiras, das 19h às 22h. As inscrições para o primeiro semestre (abril a junho) iniciaram em fevereiro, e as do segundo semestre (agosto a outubro) começarão em junho.
O formulário de inscrição e o calendário das sessões estão no site http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/
O telescópio é operado pela internet e as imagens disponibilizadas no computador da escola
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.