Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Abertas as inscrições do curso online de Introdução à Astronomia e Astrofísica

por INPE
Publicado: Mai 13, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de maio de 2021

Com aulas e atividades online, o XXI Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA) será realizado nos dias 09, 11, 13, 16, 18 e 20 de agosto de 2021. As inscrições, também online, ficarão abertas até 20 de junho por meio da página http://www.inpe.br/ciaa2021/

O curso abrange astronomia do dia a dia, sistema solar, estrelas, galáxias, cosmologia, astrobiologia, astrofísica de altas energias e ondas gravitacionais. Também aborda conceitos fundamentais de astronomia e astrofísica, além de áreas de pesquisas da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O CIAA é dirigido a professores do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências, como física, química, biologia, matemática, geografia e história, assim como estudantes universitários a partir do terceiro ano de graduação em ciências exatas. Outros profissionais ligados diretamente à área de educação e divulgação de ciências são incentivados a participar. Particularmente, a edição online de 2021 objetiva também receber participantes de países de língua portuguesa.

Atividades online

O curso em 2021 será transmitido online somente para os selecionados por meio da plataforma Webex Meetings em um ambiente virtual privado. Os participantes do CIAA 2021 ON-LINE poderão apresentar suas experiências de ensino nas mesas-redondas. A carga horária do curso é de 25,5 horas, incluídas aulas e demais atividades como mesas-redondas, apresentações e palestras.

As atividades da versão online do curso em 2021 serão distribuídas por 3 tardes de 2 semanas consecutivas do mês de agosto, incluindo duas atividades no início da noite em cada semana. Ou seja, as atividades ocorrerão das 14h às 18h15min na segunda, quarta e sexta-feira e das 19h às 20h30min na quarta-feira (as datas e horários referem-se ao fuso horário de Brasília, i.e. GMT - 3 h).

Esta é a vigésima primeira edição do CIAA, o qual é organizado pela Divisão de Astrofísica do INPE desde 1998. Já contou com cerca de 1.200 participantes, entre professores do ensino formal e estudantes de graduação de todas as regiões brasileiras. O curso é ministrado em português.

Informações e inscrições: http://www.inpe.br/ciaa2021/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.