Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Visitas ao Miniobservatório Astronômico já podem ser agendadas

por INPE
Publicado: Fev 20, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de fevereiro de 2006

Imagem Visitas ao Miniobservatório Astronômico já podem ser agendadas

Começam em março as inscrições para o primeiro semestre da temporada 2006 de visitas ao Miniobservatório Astronômico do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia -, em São José dos Campos (SP). As visitas serão realizadas de abril a outubro excluindo julho, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, exclusivamente para grupos escolares da 3ª série do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. A capacidade do Miniobservatório é de 20 visitantes. As inscrições para o segundo semestre iniciarão em julho.

A programação prevê a apresentação de uma palestra sobre temas astronômicos por um pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto e uma sessão observação dos astros. Caso o céu esteja encoberto, é realizada apenas a palestra. Através do telescópio de 28 cm de diâmetro, será possível visualizar a Lua, planetas, estrelas duplas, aglomerados de estrelas e até mesmo nebulosas.

Desde 2003, o Miniobservatório funciona com a finalidade de dar suporte às atividades do INPE em divulgação, ensino e pesquisa em Astronomia. Para tanto, os pesquisadores procuram direcionar a curiosidade natural do público pelo assunto para trabalhar e ilustrar conceitos de outras áreas também, como geografia, história, física, matemática, engenharia, computação e até mesmo a filosofia e a arte.

Além das visitas, o Miniobservatório dá apoio aos cursos de extensão da Divisão de Astronomia, como o "Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica" e o "Ciclo de Capacitação de Professores em Astronomia"; e também realiza sessões especiais durante eventos astronômicos.

O agendamento das visitas das instituições de ensino é feito através do Centro de Visitantes do INPE, pelos telefones (12) 3945-6979 ou 3945-6978. Mais informações na página http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.