Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Programa Espacial e Meteorologia são temas da Semana de C&T na Câmara

por INPE
Publicado: Out 19, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de outubro de 2004

Veículos Espaciais, o Programa Espacial Brasileiro e o satélite CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres e as Atividades de Previsão de Tempo e Clima do CPTEC/INPE são os temas das apresentações que acontecem hoje (19/10), às 19h, na Câmara Municipal (Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 - Vila Santa Luzia), como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

As palestras são gratuitas e abertas ao público. Integra também a programação uma exposição sobre Ciência e Tecnologia, com participação do INPE, Univap, Embraer e CTA - Centro Técnico Aeroespacial, que fica aberta de 19 a 21 de outubro, das 9h às 21h.

A idéia da Semana é que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas e de suas aplicações e que isso venha a se transformar em uma tradição no Brasil. Estabelecida por decreto presidencial de 9 de junho de 2004, a Semana, articulada pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de C & T para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), atende a um antigo anseio das sociedades científicas, centros e museus de ciência, instituições e grupos voltados para a divulgação científica.

Dentre os outros temas que serão apresentados na Câmara estão "O Desenvolvimento da Astronomia no Brasil", "O Projeto Genoma" e "A Engenharia Biomédica e o Diagnóstico de Câncer" (veja programação abaixo).

A programação completa da Semana Nacional encontra-se no endereço http://www.mct.gov.br/semanact/index.htm. A organização local está sob a coordenação da Fapesp, IPT, SBPC regional, Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo e MCT.

PROGRAMA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 - Centro Informações: Tel. 3923-9090 - ramal 226.

Exposição sobre Ciência e Tecnologia
19 a 21/10 - das 9h às 21h30 - Saguão da Câmara Municipal

Palestras e mesas redondas

19/10
19h - Apresentações: Veículos Espaciais - Dr. Paulo Moraes Junior - Centro Técnico Aeroespacial; O Programa Espacial Brasileiro e o satélite CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres - Dr. Leonel Fernando Perondi - coordenador geral de Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE; Atividades de Previsão de Tempo e Clima do CPTEC/INPE - Dra. Maria Assunção Faus da S. Dias - coordenadora geral do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE

20/10
19h - Apresentações: Projeto Genoma - Prof. Dr. Francisco Gorgônio Nóbreta - Univap; Projeto do Futuro Observatório Astronômico da Univap - Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel - Univap; A Engenharia Biomédica e o Diagnóstico de Câncer - Prof. Dr. Airton Martins - Univap

21/10
19h - Apresentações: Parque Tecnológico Univap - Prof. MSc Luiz Antonio Gargione - Univap; Incubadoras de Empresas de Bases Tecnológicas - Eng. Orlando Eugênio de Carvalho e Eng. Mamede Morais Junior - Univap e Revap - Refinaria Henrique Lage


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.