Notícia
Sociedade Americana de Astronomia destaca pesquisa do INPE
São José dos Campos-SP, 24 de fevereiro de 2021
A Sociedade Americana de Astronomia (AAS, na sigla em inglês) escolheu um trabalho brasileiro publicado no The Astrophysical Journal, baseado em estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para divulgação em sua nova série de vídeos, disponível online.
"O artigo aborda estudo liderado por mim no INPE e a autora principal do trabalho apresentado no vídeo é a Sarah Villanova Borges, que trabalhou sob nossa orientação por meio do PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no INPE, enquanto ela estava na graduação, que cursou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), assim como o mestrado", explica Claudia Vilega Rodrigues, pesquisadora da Divisão de Astrofísica do INPE e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Astrofísica do INPE.
Ela destaca que este projeto deve ser considerado como uma parceria entre INPE e ITA. Além disso, envolveu o docente do curso de Pós-Graduação em Astrofísica do INPE, Jaziel Coelho, e o pós-doutorando Manuel Castro, entre outros.
Confira aqui a apresentação do estudo
Astrofísica no INPE
As atividades da Divisão de Astrofísica abrangem pesquisa, pós-graduação e extensão. No INPE são realizadas pesquisas teóricas e observacionais em diversas áreas da astrofísica, com ênfase em desenvolvimento instrumental.
Os projetos instrumentais cobrem diferentes faixas do espectro eletromagnético, como ondas de rádio, radiação óptica e infravermelha e raios X e gama, além de detectores de ondas gravitacionais.
Entre os objetivos da Divisão de Astrofísica do INPE está a divulgação da astronomia ao público leigo, com cursos de extensão para professores e estudantes de graduação.
Os estudos dos pesquisadores no Instituto estão relacionados às linhas de pesquisa oferecidas no Programa de Pós-graduação em Astrofísica do INPE: Astrofísica de Altas Energias, Cosmologia, Astrofísica Óptica e Infravermelho, Radiofísica, Heliofísica e Ondas Gravitacionais. O INPE possui cursos de mestrado e doutorado em Astrofísica e mais seis áreas do conhecimento. Confira aqui.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.