Notícia
Novo evento de ondas gravitacionais observado pelo LIGO-Virgo detecta o choque de dois objetos compactos de massas bem diferentes
São José dos Campos-SP, 23 de junho de 2020
Novo evento acaba de ser anunciado pelas colaborações LIGO-Virgo, com participação da equipe do INPE liderada por Odylio Aguiar, pesquisador do Instituto e docente do curso de Pós-graduação em Astrofísica do INPE.
Trata-se da observação de ondas gravitacionais das últimas órbitas e fusão (coalescência) de dois objetos compactos, um de 23 e o outro de 2,6 massas solares. O objeto de 23 massas solares é claramente um buraco negro, enquanto o de 2,6 massas solares pode ser a mais massiva estrela de nêutrons até hoje detectada ou o buraco negro de menor massa já observado. Somente observações futuras irão dizer, para esta massa de objeto compacto, qual a sua natureza. De qualquer forma, este é o evento de binária detectada em ondas gravitacionais que envolve a maior razão entre as massas dos dois objetos (~9:1).
Link para o press release que foi liberado agora às 11h (horário de Brasília). A publicação do paper é no Astrophysical Journal.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.