Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Livro destaca novas tecnologias e descobertas sobre o cosmos

por INPE
Publicado: Dez 09, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de dezembro de 2005

Nesta segunda-feira (12), será lançado o livro "Nova Janelas para o Universo", de Maria Cristina Batoni Abdalla, professora do Instituto de Física da UNESP, e Thyrso Villela Neto, pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. O lançamento será às 19 horas na Livraria da Vila, que fica na Rua Dr. Mário Ferraz nº 414, Jardim Paulistano, em São Paulo.

O livro fala das últimas descobertas astronômicas, destacando o quanto ainda resta descobrir sobre o cosmos e o papel das novas tecnologias, que têm permitido a abertura destas "novas janelas" do Universo. A obra tem como objetivo fazer que o leitor se sinta entusiasmado a aprender cada vez mais sobre o meio ambiente, que inclui, além do ar, dos mares, dos rios e das florestas, também o Sol, a Lua, os planetas, as estrelas, as galáxias, os aglomerados de galáxias, os quasares, os pulsares, os buracos negros, entre outros.  "Ou seja, descobrir o Universo com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas de que o homem dispõe", resumem os autores.
 
O livro também prova que a Astronomia não é uma ciência distante do cidadão comum e que tem muitas aplicações práticas, sendo que as pesquisas na área têm gerado grande quantidade de produtos e tecnologias do nosso cotidiano. Mesmo sem pretender detalhar todas as tecnologias já desenvolvidas pela Astronomia, os autores ensinam aos leitores o caminho para entender melhor os resultados dos estudos dessa ciência, em benefício da vida na Terra.



Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.