Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Agência Espacial Brasileira e Nasa cooperam na área de meteorologia

por INPE
Publicado: Nov 30, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de novembro de 2005

Técnicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), reúnem-se nesta quarta-feira (30), em São José dos Campos (SP), para tratar da participação brasileira no Programa Internacional de Medidas de Precipitação (GPM).

O Programa é conduzido pela Nasa e pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa), com a participação de outras agências espaciais, e visa medir com maior precisão a quantidade de chuvas no globo terrestre. Esta tarefa será realizada por um conjunto de oito satélites em órbita baixa, o que permitirá o envio de dados atualizados a cada três horas.

Para se compreender a diferença em relação aos atuais satélites meteorológicos, estes encontram-se em geral a 36 mil km da Terra, o que "torna a medição muito imprecisa", afirma o pesquisador Luiz Augusto Machado, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), e membro do Comitê de Coordenação (CCO) do GPM no Brasil.

"Os satélites emitirão uma radiação em microondas. Assim, têm a capacidade de atravessar a nuvem e fornecer com precisão quanto está chovendo", diz o pesquisador Luiz Augusto Machado, do CPTEC.

Na reunião com a Nasa, serão debatidos os instrumentos necessários à formalização do ingresso do Brasil e o programa de trabalho para 2006. As negociações com a agência espacial norte-americana vêm se realizando desde 2002 e se concretizarão devido ao interesse demonstrado por institutos e centros de pesquisa.

O Comitê de Coordenação (CCO) compõe-se da AEB, que o coordena, e representantes do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Agência Nacional de Águas (ANA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmoféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp).

Coordenação de Comunicação Social da AEB


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.