Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

SPACE reúne adolescentes e cientistas em sábados no INPE

por INPE
Publicado: Set 09, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de setembro de 2019

Imagem SPACE reúne adolescentes e cientistas em sábados no INPE

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) receberá alunos de ensino médio para o SPACE - Sábados de introdução à Pesquisa para Adolescentes em Ciências Espaciais.

Será nos dias 14 e 21 de setembro e os participantes poderão conhecer as instalações do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (Embrace), o Miniobservatório Astronômico e outras instalações e laboratórios do Instituto, em São José dos Campos (SP).

Para participar do SPACE, alunos de escolas públicas e privadas realizaram inscrições online. O evento é gratuito e o INPE pretende oferecer novas turmas no próximo ano.

Um dos objetivos é identificar jovens talentos e popularizar o conhecimento sobre Astronomia, Astrofísica, Aeronomia e Geofísica Espacial. O SPACE também deve contribuir para mostrar as implicações de eventos geofísicos na sociedade.

Haverá apresentações sobre campo magnético, cinturões de Van Allen, auroras e luminescências, monitoramento do Sol e meio interplanetário, bem como de vários fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites, por exemplo.

Também estão programadas atividades práticas e oficinas sobre "Astronomia", "Eletricidade e Magnetismo" e "Cubesats", esta para montagem e simulação de algumas funções deste tipo de nanossatélite.

Mais informações: http://www.inpe.br/space/2019/


Sol, Meio Interplanetário e Magnetosfera Terrestre (crédito: SDO, NASA, Hubble)


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.