Notícia
Premiado mais um egresso da Pós em Engenharia e Tecnologia Espaciais
São José dos Campos-SP, 27 de fevereiro de 2019
A cada dois anos, o Prêmio Wagner Sessin é entregue em reconhecimento ao melhor jovem pesquisador (até 35 anos) do Brasil nas áreas de Astronomia Dinâmica e Planetária, e Mecânica Orbital e Controle. O atual vencedor é Rogério Deienno, aluno egresso do Curso de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O Prêmio Wagner Sessin foi criado em 2000, pelo Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital, evento que em dezembro de 2018 aconteceu nas dependências do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, em São José dos Campos (SP).
Rogério Deienno concluiu o doutorado no INPE em 2014 e atualmente é pesquisador no Southwest Research Institute, nos Estados Unidos. Ele é o quinto ex-aluno da pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais a receber essa homenagem. Os anteriores foram Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado (2000), Ernesto Vieira Neto (2004), Walkiria Schulz (2006) e Diogo Merguizo Sanchez (2016).
O prêmio é uma homenagem a Wagner Sessin (1946-1997), um dos mais brilhantes cientistas brasileiros na área da Mecânica Celeste e Astronomia Dinâmica, que, junto a Sylvio Ferraz-Mello e Atair Rios Neto, foram os criadores dos Colóquios Brasileiros de Dinâmica Orbital.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.