Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Relógio de Sol equatorial foi inaugurado

por INPE
Publicado: Ago 05, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de agosto de 2004

Um relógio de Sol equatorial foi inaugurado ontem, dia 04/08 no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, como parte das comemorações do 43º aniversário do Instituto. O relógio de Sol do tipo equatorial é um dos instrumentos mais antigos da Astronomia e existe desde a Antiguidade.

A leitura da hora é possível a partir da sombra do ponteiro, que aparece sempre paralela às marcações do relógio, durante todo o ano solar. Além da medida da hora solar real, o relógio possibilita também uma leitura da época do ano solar (informação sazonal).

As peças fundamentais do relógio de Sol equatorial foram manufaturadas no Setor de Mecânica e Desenho do INPE. Sua base e pavimento são revestidos por placas de granito, para proporcionar maior durabilidade ao monumento. O anel (mostrador das horas) tem diâmetro de 1 metro, largura de 50 cm e espessura de 8 mm. As marcações das horas são gravadas em baixo relevo e igualmente espaçadas em 13,09 cm. A haste cilíndrica (ponteiro) tem um comprimento de 1,5 metros e diâmetro de 2 cm. Há uma esfera de metal de 3 cm de diâmetro na extremidade superior do ponteiro. Uma esfera metálica de mesma dimensão é colocada na haste, exatamente no centro geométrico do anel, a fim fornecer a informação sazonal. O pavimento circular ilustrado tem diâmetro de 2 metros.

O relógio de Sol foi instalado a uma distância de aproximadamente 30 metros da Portaria Principal do Instituto e a cerca de 75 metros do Centro de Visitantes. A visibilidade do céu nesse local proporciona uma excelente demarcação das horas durante o ano todo, incluindo o pôr-do-sol na direção da Serra da Mantiqueira, sendo de fácil acesso tanto para a comunidade do INPE como para o público visitante.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.