Notícia
Brasil entra na era dos grandes telescópios
São José dos Campos-SP, 24 de agosto de 2005
INPE promove palestra aberta sobre os novos equipamentos astronômicos
Nesta quinta-feira (25), dando continuidade ao Ciclo de Palestras em Astrofísica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, abre espaço para divulgação dos grandes telescópios, que estão facilitando e aperfeiçoando os estudos astronômicos. São poucos os equipamentos do gênero no mundo, e o Brasil participa de dois consórcios internacionais que resultaram na construção de grandes telescópios: o Gemini e o Soar. Aberta ao público, a palestra "O Brasil na era dos grandes telescópios" começa às 19 horas.
O palestrante Francisco Jablosnki, pesquisador da Divisão de Astrofísica (DAS) do INPE, contribuiu no desenvolvimento da câmara infravermelha do Telescópio Soar (Southern Astrophysical Research Telescope), projetado para produzir imagens de qualidade melhor que as de qualquer outro observatório do mundo em sua categoria. É resultado da parceria entre Brasil (representado pelo CNPq), o National Optical Astronomy Observatory (NOAO), a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Universidade Estadual de Michigan (MSU). A 2.700 metros acima do nível do mar, o Soar está instalado nos Andes Chilenos.
O projeto Gemini opera dois telescópios de 8,1m, um em Mauna Kea (4220m - Havaí) e outro em Cerro Pachon (2720m - Chile). Os telescópios e toda a instrumentação auxiliar estão à disposição das comunidades científicas dos países membros do consórcio - Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Chile, Austrália, Argentina e Brasil. A instalação dos telescópios em ambos hemisférios possibilita a observação em qualquer posição no céu, tornando acessíveis todos os objetos importantes (por exemplo, as Nuvens de Magalhães, a galáxia de Andrômeda, M32 e M33).
A palestra "O Brasil na era dos grandes telescópios" começa às 19 horas no auditório do Centro de Visitantes do INPE, em São José dos Campos. A entrada é gratuita, porém é necessário fazer inscrição pelo telefone (12) 3945-6042.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.