Notícia
Escolas podem utilizar telescópio à distância
São José dos Campos-SP, 12 de agosto de 2005
A partir de agora, as instituições de ensino poderão promover sessões de observação remota do Miniobservatório Astronômico do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia), via Internet.
A Escola Moppe, de São José dos Campos, será a primeira a participar, como parceira do projeto Educação em Ciências com Observatórios Virtuais, do qual participa a Divisão de Astrofísica do INPE, com sessão prevista para as 19h de hoje (12/08).
A observação remota permite que o observador, mesmo distante fisicamente do telescópio e da câmera astronômica, direcione o equipamento, a partir de um site na Internet ou de um software comercial, e adquira as imagens digitais disponibilizadas na tela do computador.
O projeto Educação em Ciências com Observatórios Virtuais, de caráter multi-institucional e coordenado pela USP é dirigido, prioritariamente, às escolas. Para agendar uma sessão de observação remota, é necessário o preenchimento de um formulário por um profissional de instituição de ensino. Uma vez aprovada a proposta, o usuário recebe um login e senha para acessar o telescópio no dia e horário agendados.
Informações adicionais:
http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas/index.htm
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.