Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisadores apresentam resultados de estudos para conservação do Pantanal

por INPE
Publicado: Out 05, 2012
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de outubro de 2012

Imagem Pesquisadores apresentam resultados de estudos para conservação do Pantanal

Especialistas da América Latina e Europa estarão no 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – GeoPantanal, que ocorre de 20 a 24 de outubro em Bonito (MS). O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Embrapa Informática Agropecuária, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Os palestrantes do evento, renomados pesquisadores nacionais e internacionais, vão abordar resultados de levantamentos em sensoriamento remoto para interpretação de regiões do Pantanal, por meio de imagens de satélites e informações contidas em bancos de dados públicos.

A pesquisadora Mercedes Salvia, do Instituto de Astronomia e Física do Espaço, da Argentina, ministra palestra sobre a contribuição do sensoriamento remoto para o entendimento dinâmico do Delta do Paraná. O trabalho analisa a contribuição das geotecnologias para o estudo das zonas úmidas funcionais em geral, enfatizando como e em que condições a análise dos dados de sistemas de observação da Terra pode monitorar processos regionais em uma determinada área.

A região do Gran Chaco também será uma das temáticas do simpósio. Limitado fisicamente pelo Pantanal, o Gran Chaco sofre os efeitos do desmatamento e mudanças nas zonas de captação de água que afetam o bioma. O diretor da organização Guyra Paraguay, Angel Alberto Yanosky, propõe uma metodologia para monitorar o desmatamento dessa região. A pesquisa se baseia no uso de banco de dados de imagens de satélite disponíveis para acesso público pela internet.

Já a palestra “Distributing biodiversity data through the web: The Geospatial Center for Biodiversity in Bolivia”, sobre dados de biodiversidade na internet, será ministrada pelo pesquisador Humberto Perotto-Baldivieso, da Universidade Cranfield (Reino Unido). Em parceria com a Universidad Autónoma Gabriel Rene Moreno, a temática do projeto apresenta uma plataforma digital que permite a utilização de informações e imagens de satélite para interpretação e promoção da gestão sustentável da biodiversidade da Bolívia.

O pesquisador Edson Sano, da Embrapa Cerrados (Brasília), vai apresentar o programa de monitoramento do desmatamento dos biomas extra-amazônicos. Atualmente, Sano é chefe do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama. Na palestra, Sano vai abordar a metodologia usada para o monitoramento, os resultados obtidos e as principais dificuldades encontradas, com ênfase nos biomas Pantanal e Cerrado.

"Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul e o Programa Biota-MS" é o tema da palestra do superintendente Felipe Augusto Dias, da Superintendência da Ciência e Tecnologia (Sucitec-MS). Dias vai mostrar os resultados do projeto "Bioeconomia - um novo paradigma de desenvolvimento para MS" e do subprojeto Biota-MS, que visa inventariar, caracterizar e monitorar a biodiversidade do Estado. O objetivo desse programa é dar suporte científico para conservação, monitoramento, avaliação do potencial econômico e utilização sustentável da biodiversidade.

O uso de ferramentas de geotecnologias para o planejamento e gestão do território brasileiro será destaque na palestra de Felipe Lima Ramos Barbosa, do Departamento de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente. O pesquisador discute, a partir da ótica do planejamento territorial, um zoneamento regulatório que permite fazer o diagnóstico sobre o meio físico-biótico e socioeconômico, além de oferecer diretrizes de ação integradas às políticas públicas territoriais.

Inscrições 

As atividades do 4º GeoPantanal serão realizadas de 20 a 24 de outubro de 2012, no Wetiga Hotel, em Bonito (MS). O simpósio é voltado a profissionais de comunidades acadêmico-científicas como pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam com geotecnologias no Brasil e no exterior. O programa inclui mesa-redonda, cursos teóricos e práticos, painéis e sessões orais. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pela internet, no endereço http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2012.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.