Notícia
Abertas as inscrições para curso sobre propriedade intelectual em Campinas
São José dos Campos-SP, 05 de maio de 2011
Até 13 de maio devem ser submetidas as inscrições ao Curso Básico de Propriedade Intelectual promovido pela Rede Mantiqueira, da qual faz parte o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O curso, gratuito, será realizado em Campinas (SP) nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de maio. A programação e os procedimentos para as inscrições estão descritos no site http://www.nitmantiqueira.org.br/.
Criada para capacitar e desenvolver as competências previstas na Lei de Inovação, a Rede Mantiqueira é formada pelos NITs do INPE, Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), Fundação Von Braun e Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), que sediará o curso.
Durante o curso, serão apresentados os mecanismos de proteção das criações intelectuais e as atribuições do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), com ênfase na sua importância como agente estratégico no processo de proteção ao conhecimento, contribuindo para a inovação e o desenvolvimento nacional.
Este será o primeiro de uma série de cursos de Propriedade Intelectual (PI) que serão promovidos pela Rede Mantiqueira. A série compreende os cursos básico, intermediário e avançado sobre PI, e oficina de redação de patentes e transferência de tecnologia. Com carga horária de 40 horas, os cursos serão distribuídos ao longo de um ano, com previsão de um a cada dois meses.
O curso é voltado para gestores e colaboradores de instituições de pesquisa ou empresas privadas que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos na área de PI.
Rede de NITs
A Rede Mantiqueira foi criada em agosto de 2010, com base na Lei de Inovação e demais normas sobre proteção de Propriedade Intelectual. Seu objetivo é estruturar os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de entidades de São Paulo e sul de Minas Gerais, com a finalidade de fortalecer, capacitar e desenvolver as competências previstas na Lei de Inovação. A proposta é integrar os atores do Sistema Nacional de C,T&I, disseminar a cultura de proteção às criações intelectuais e de transferência de tecnologia para o setor empresarial, difundindo as boas práticas da gestão de políticas de inovação.
O NIT/INPE foi criado em 2007 para gerir a política institucional de inovação do Instituto, estimular a capacitação em gestão da inovação tecnológica, propriedade intelectual e transferência de tecnologia e estimular o setor produtivo a participar de projetos conjuntos de capacitação tecnológica, entre outros objetivos relacionados às diretrizes da Lei de Inovação.
Mais informações sobre o NIT/INPE e Propriedade Intelectual podem ser obtidas com João Ávila, através do telefone (12) 3208-6864 ou email avila@ltid.inpe.br
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.