Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Visitas ao Miniobservatório Astronômico já podem ser agendadas

por INPE
Publicado: Mar 01, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de março de 2005

Começaram hoje (01/03) as inscrições para a temporada 2005 de visitas ao Miniobservatório Astronômico do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia -, em São José dos Campos (SP). As visitas serão realizadas de abril a outubro, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, alternadas entre grupos escolares e público em geral. A capacidade do Miniobservatório é de 20 visitantes.

A programação prevê a apresentação de uma palestra por um pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto e posterior observação dos astros. Caso o céu esteja encoberto, é realizada apenas a palestra. Através do telescópio de 28 cm de diâmetro, é possível capturar imagens ou observar galáxias, nebulosas e aglomerados de estrelas.

Desde 2003, o Miniobservatório funciona com a finalidade de dar suporte instrumental para as atividades de ensino e divulgação da astronomia. Para tanto, os pesquisadores procuram direcionar a curiosidade natural do público pelo assunto para trabalhar e ilustrar conceitos de outras áreas, como geografia, história, física, matemática, engenharia, computação e até mesmo a filosofia e a arte.

Além das visitas, o Miniobservatório dá apoio aos cursos de extensão da Divisão de Astronomia, como o "Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica" e o "Ciclo de Capacitação de Professores em Astronomia"; e também realiza sessões especiais durante eventos astronômicos, como o eclipse total da lua, ocorrido em outubro de 2004.

O agendamento das visitas é feito através da Coordenação de Relações Institucionais (CRI), pelos telefones (12) 3945-6979 ou 3945-6978. Mais informações na página http://www.das.inpe.br/miniobservatorio.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.