Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Curso motiva educadores a levar a Astronomia à sala de aula

por INPE
Publicado: Jul 13, 2009
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de julho de 2009

Imagem Curso motiva educadores a levar a Astronomia à sala de aula

De 13 a 17 de julho, acontece mais uma edição do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Realizado todos os anos durante o período das férias escolares, o curso é destinado a professores e estudantes universitários.

Neste que é o Ano Internacional da Astronomia, o curso destaca como esta ciência está presente em nosso cotidiano por meio de palestras, aulas temáticas e atividades de observação do céu com telescópio.

O curso pretende motivar os professores a repensar a forma de apresentar a Astronomia a seus estudantes e despertar uma possível vocação científica em alunos de graduação. Neste ano, participam 35 professores de ensino médio e fundamental das redes de ensino pública e privada, 31 estudantes de graduação e ainda 9 educadores ou divulgadores científicos.

Iniciativa dos pesquisadores da Divisão de Astrofísica do INPE, o curso também tem como objetivo mostrar a importância da ciência básica como principal geradora de novas idéias e tecnologias. Ao apresentar os conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, o curso desmistifica o trabalho do cientista expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa científica.

Estão programadas 29 horas de aulas temáticas, 6h30m de atividades extras e 4h30m reservadas a visitas e apresentações, totalizando 40 horas de curso. As aulas e atividades serão realizadas na sede do INPE, em São José dos Campos (SP).

Serão abordados temas como galáxias, formação e estágio final de estrelas, cosmologia e sistema solar, e ainda uma apresentação sobre a pesquisa e pós-graduação em Astrofísica no INPE. A programação completa do curso está no endereço http://www.das.inpe.br/ciaa/ciaa.php


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.