Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Miniobservatório Astronômico do INPE abre inscrições para observações remotas do céu noturno

por INPE
Publicado: Jun 18, 2009
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de junho de 2009

Imagem Miniobservatório Astronômico do INPE abre inscrições para observações remotas do céu noturno

O  Miniobservatório Astronômico da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abre inscrições para as instituições de ensino interessadas em realizar sessões de observação astronômica remota no segundo semestre de 2009.
Numa sessão remota, estudantes de qualquer nível e cidade podem visualizar o céu noturno a partir de suas próprias escolas, pela Internet, como se estivessem diante do telescópio localizado no observatório do Instituto, que fica em São José dos Campos (SP). Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas. Não é necessário conhecimento avançado de Informática ou Astronomia para participar.

As observações astronômicas remotas promovidas pelo INPE integram o projeto educacional Telescópios na Escola (TnE), de caráter multi-institucional coordenado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). As imagens celestes capturadas numa observação remota podem ser utilizadas a posteriori em sala de aula com o intuito de fixar conceitos em Matemática, Física e Astronomia de um modo participativo e bastante lúdico.

Nesse sentido, estudantes e professores são incentivados a executar projetos observacionais simples, como fazer um passeio pelo céu, capturando, por exemplo, imagens de planetas e aglomerados de estrelas a fim de medir suas dimensões físicas.

Ano Internacional da Astronomia – AIA 2009

Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, esta temporada no Miniobservatório do INPE oferece novidades, tais como a realização de sessões remotas às terças e quintas-feiras acompanhadas sempre por um pesquisador em Astrofísica, o apontamento dos astros usando uma interface computacional própria de céu virtual, o uso de filtros astronômicos na aquisição das imagens, e a execução de projetos observacionais simples, como acompanhar o movimento aparente de um asteroide em tempo real.

Em julho e agosto, o INPE promove sessões remotas especiais para o público em geral a partir do SESC de São José dos Campos, dentro do Projeto “O Céu Aberto – O Universo Exposto”. Essas sessões ocorrerão nos dias 7 e 14 de julho e 4 e 11 de agosto, sempre das 21h às 22h.

As sessões remotas regulares do INPE junto às escolas ocorrem nesta temporada em noites de terças e quintas das 19h30min às 21h30min, no período de agosto a outubro (exceto feriados), em função das condições meteorológicas favoráveis. Para participar das sessões de observação remota é necessário que o educador inscreva sua instituição de ensino por meio do formulário que se encontra na página da Divisão de Astrofísica http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas/.

Informações sobre o projeto Telescópios na Escola: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/






Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.