Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Palestra mostra um Universo mais transparente

por INPE
Publicado: Mai 27, 2009
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de maio de 2009

Imagem Palestra mostra um Universo mais transparente

Nesta quinta-feira (28/5), às 19 horas, a palestra “Astronomia no Infravermelho” falará sobre o que não vemos com a luz comum e as surpresas de um Universo mais frio e transparente. Com entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia, será no auditório do IAI, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Visando a popularização da astronomia, a Divisão de Astrofísica do INPE promove sempre na última quinta-feira útil do mês uma palestra gratuita e aberta a toda a comunidade para falar de ciências espaciais de forma simples e didática. Em 2009, o Ciclo de Palestras “Astronomia para Todos” está integrado às atividades do Ano Internacional da Astronomia.

Ministrada pelo pesquisador Francisco Jablonski, a palestra deste mês irá mostrar que a região do infravermelho no espectro eletromagnético tem várias particularidades que tornam muito interessante a observação do Universo nesses comprimentos de onda. Uma delas é o fato de que o meio interestelar é bem transparente, o que torna possível enxergar regiões profundamente imersas em gás e poeira, como é o caso de regiões de formação estelar.

“Outro aspecto singular de se ter acesso à região do infravermelho é que objetos relativamente frios (poeira galáctica, estrelas anãs marrons e exoplanetas) podem ser observados nas condições de melhor contraste. Eu resumo nesta palestra as tecnologias à disposição da Astronomia brasileira para acesso ao infravermelho, e as implicações de se poder observar nesta parte do espectro eletromagnético um Universo mais transparente, onde se destacam os objetos mais frios”, adianta Francisco Jablonski.

Mais informações: http://www.das.inpe.br/palestras


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.