Notícia
Ano da Astronomia: palestra mostra como as novas tecnologias possibilitam a exploração do Universo
São José dos Campos-SP, 24 de março de 2009
Como Enxergar o Universo com Luz Invisível é o tema da palestra que será apresentada nesta quinta-feira (26/3), às 19h, no INPE, pelo pesquisador José Roberto Ceccato. A atividade integra o programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais para o Ano Internacional da Astronomia 2009 .
A investigação científica do Universo - Sol, planetas, estrelas, galáxias e outros - pode ser realizada tanto com instrumentos no solo como a bordo de satélites. Nosso sensor natural de radiação é o olho, muito sensível e capaz de detectar pequenas quantidades de luz vindas do espaço. Apesar de ser parcialmente absorvida pela atmosfera terrestre, a luz visível do espectro eletromagnético proveniente dos corpos celestes chega até a superfície, o que nos permite sua observação direta, principalmente à noite.
Porém, o espectro eletromagnético não é composto apenas pela luz visível. Na verdade, ela representa apenas uma faixa muito estreita em uma região que vai desde as ondas de rádio, passando pelo infravermelho e ultravioleta, até os raios-X e raios-gama. Como o homem não tem a capacidade de detectar qualquer radiação fora da faixa do visível, não pode "enxergar" radiações com freqüências mais baixas e mais altas. A ampliação da capacidade visual humana se dá através de sensores que "enxergam as luzes invisíveis".
A palestra apresentará alguns sensores que tornam "visíveis" ao ser humano o Universo observado em outras bandas espectrais e sua importância. Também serão mostradas imagens de como são "vistos" certos astros do Universo com alguns desses sensores.
Palestra gratuita: Como Enxergar o Universo com Luz Invisível
Palestrante: José Roberto Ceccato pesquisador do INPE
Quando: 26 de março de 2009 (quinta-feira)
Onde: INPE Auditório Fernando de Mendonça (LIT) (Av. dos Astronautas, 1758 Jd. da Granja, São José dos Campos)
Horário: 19h
Informações: (12) 3945-7277
Não há necessidade de inscrição
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.