Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE participa do Ano Internacional da Astronomia 2009

por INPE
Publicado: Mar 18, 2009
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de março de 2009

Imagem INPE participa do Ano Internacional da Astronomia 2009

Para comemorar o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais organizou uma programação de palestras, cursos e sessões de observação do céu. A primeira atividade – a palestra  Como enxergar o Universo com luz "invisível" - acontece no dia 26 de março (quinta-feira), no auditório do IAI, no INPE. A apresentação será feita pelo pesquisador José Roberto Ceccato. O programa completo do INPE no AIA 2009 está na Internet.

Com o tema “O Universo para você descobrir”, o Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. O AIA 2009 será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

O INPE também participará do evento 100 Horas de Astronomia, o maior evento mundial de divulgação da astronomia já organizado até hoje em toda história da humanidade. Essa grande festa dos céus terá início no dia 2 de abril, terminando 100 horas depois, no dia 5 do mesmo mês. Essas datas são especialmente favoráveis para a observação da Lua e de Saturno.

No dia 3 de abril, das 19h às 22h, haverá sessão de observação no Miniobservatório Astronômico do INPE. Em caso de chuva ou céu totalmente encoberto, a atividade será cancelada.

No dia 4 de abril, a partir das 20h, o INPE e o CTA promovem uma Star Party, na área externa do MAB (Museu Aeroespacial Brasileiro), em São José dos Campos.

O evento consiste na observação conjunta do céu pelos participantes, que devem levar para o local seus próprios instrumentos. Não há necessidade de inscrição, nem de confirmação de presença.

Um dos objetivos principais do evento 100HA é dar oportunidade ao maior número de pessoas, pela primeira vez em sua vida, de observar o céu por meio de um telescópio, tal como fez Galileu há 400 anos atrás.

Os mais diversos eventos estão planejados para todos os dias, desde observações públicas até atividades interativas online, como o You Decide, do telescópio espacial Hubble, sendo as observações do céu com telescópios as atividades mais numerosas. Engana-se, no entanto, quem pensa que estas serão apenas observações noturnas: dia 5 de abril será inteiramente dedicado ao Sol, a estrela mais importante do universo para os seres humanos, e neste dia serão realizadas observações utilizando-se filtros apropriados.

Além do mundo concreto, o evento 100HA também acontece na Internet: vários webcasts serão transmitidos pela rede. Organizados por instituições como USP, INPE e UFSCar, eles falarão sobre diversos assuntos astronômicos e também mostrarão debates ao vivo. Uma destas transmissões está sendo organizada globalmente, e acontecerá entre os dias 3 e 4, durante 24h, a partir das salas de controle de diversos observatórios profissionais ao redor do mundo.

Para saber mais sobre as atividades brasileiras, consulte a seção de Eventos do site do Ano Internacional da Astronomia 2009 .


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.