Notícia
Vencedores de competição nacional de Astronáutica participam da Jornada Espacial
São José dos Campos-SP, 30 de outubro de 2008
Cinqüenta e nove alunos, de escolas públicas e particulares, de 16 estados brasileiros irão participar de 2 a 7 de novembro, em São José dos Campos (SP), da IV Jornada Espacial. Acompanhados de seus professores, eles visitarão o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), terão aulas com especialistas em temas aeroespaciais e participarão de oficinas temáticas. Idealizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, a Jornada Espacial é um prêmio aos estudantes que conquistaram as melhores notas nas questões de Astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a OBA tem como objetivo popularizar o ensino de Astronomia e de Astronáutica junto a professores e estudantes de todo o país, além de promover a integração entre a comunidade científica e a estudantil.
A abertura do evento será neste domingo (2), às 16 horas, no Hotel Di Giulio, em São José dos Campos. Haverá uma palestra sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais e o Programa AEB Escola, ministrada pelo Dr. Thyrso Villela Neto, pesquisador do INPE e atual diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB.
Este prêmio pretende oferecer aos alunos das escolas do ensino médio e fundamental uma experiência única e estimulante, afirma Ivette Rodrigues, coordenadora do Programa AEB Escola, responsável pela organização da OBA e da Jornada.
Todos os anos, a comissão organizadora da OBA envia às escolas cadastradas materiais didáticos sobre temas que serão abordados nas provas. Esse material é composto por um CD de apresentação, além de revistas sobre o tema, cartazes, dobraduras e livros.
A realização da OBA oferece uma oportunidade singular de levar às escolas de todo o Brasil conteúdos como Astronomia e Astronáutica. Mais de um milhão de estudantes já realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica nos últimos quatro anos em todo o Brasil, diz Ivette Rodrigues.
O Programa AEB Escola criou um importante canal entre a AEB e a sociedade civil, possibilitando uma ampla divulgação do Programa Espacial Brasileiro. A participação de pesquisadores e técnicos da área, a formação continuada de professores, a elaboração de material didático e o interesse que o tema desperta entre os jovens e professores são elementos fundamentais para o sucesso dos resultados alcançados.
Confira aqui a programação completa da IV Jornada Espacial
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.