Notícia
CRS/INPE realiza I Escola do Espaço para Professores
São José dos Campos-SP, 23 de outubro de 2008
Professores da rede pública de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, já podem contar com a tecnologia espacial como recurso didático. De 20 a 22 de outubro, eles participaram da I Escola do Espaço para Professores, promovida pelo Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE) em parceria com o Programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira, e com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).
Ao difundir as atividades espaciais e seus benefícios e tornar este conhecimento mais acessível, o evento deve motivar atividades em sala de aula sobre o tema. Com o sucesso das cinco edições da Escola do Espaço que promovemos para estudantes do ensino médio, os professores se mostraram interessados e, para atendê-los, decidimos organizar uma edição dedicada aos docentes, diz Tania Sausen, pesquisadora do CRS/INPE que coordenou o evento.
Foram ministradas palestras sobre a história da Astronáutica, satélites e plataformas espaciais, fundamentos de Astronomia e Astrofísica, ondas gravitacionais, microgravidade, foguetes de sondagem, meio ambiente e ciência atmosférica, satélites meteorológicos, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e aplicações de imagens orbitais.
Os professores conheceram as atividades do INPE e visitaram o Planetário da UFSM. Também foram realizadas oficinas sobre o uso de GPS e astronomia, para a construção de uma luneta. Durante a noite, os participantes se reuniram para a observação do céu com telescópios.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.