Notícia
Palestra aberta à comunidade discute a existência de vida extraterrestre
São José dos Campos-SP, 26 de agosto de 2008
Os principais esforços da ciência na busca de possíveis sinais de vida e inteligência extraterrestres serão apresentados nesta quinta-feira (28/8), às 19 horas, durante a palestra Astrobiologia: a vida no contexto cósmico. Ministrada pelo Dr. Carlos Alexandre Wuensche de Souza, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a palestra será no auditório do Centro de Visitantes do Instituto, em São José dos Campos (SP).
Partindo do conceito de vida, discutimos a formação da vida na Terra e apresentamos os esforços feitos para a detecção de planetas que possam abrigar vida semelhante à nossa. Discutimos também os projetos em andamento para a detecção de sinais de rádio transmitidos por alguma forma de vida tecnologicamente capacitada, adianta o palestrante.
Ciência que estuda a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo, a Astrobiologia vem ganhando o reconhecimento de cientistas de diversas áreas e está sendo usada como um elo de ligação entre as ciências biológicas e exatas, como Astrofísica, Química, Ecologia, Engenharia, Geologia, Biologia e Física.
Sempre na última quinta-feira do mês, a Divisão de Astrofísica do INPE promove uma palestra aberta à comunidade para falar de ciências espaciais de forma simples e didática. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (12) 3945-7277 com Sônia Moraes.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.