Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Palestra apresenta projetos de Computação em Grade no INPE

por INPE
Publicado: Jun 04, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de junho de 2008

O Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do INPE promove na quinta-feira (5/6) palestra sobre os “Projetos de Computação em Grade” desenvolvidos no Instituto. Aberta a todos os interessados, a palestra começa às 14 horas na sala A da Rotunda, que fica na sede do INPE, em São José dos Campos (SP).

Segundo o palestrante Haroldo Fraga de Campos Velho, pesquisador do LAC/INPE, a Computação em Grade (Grid Computing) é uma das novas tecnologias da Ciência da Computação que atende desafios de computação intensiva em várias aplicações. A palestra irá apresentar uma introdução aos conceitos de computação em grade e serão descritos alguns projetos em desenvolvimento. 

O primeiro projeto de computação em grade no INPE foi o projeto G-BRAMS: climatologia de meso-escala para o território brasileiro, com a participação do LAC-INPE, CPTEC-INPE, IAG-USP, Instituto de Informática da UFRGS, Centro Científico da HP do Brasil e a empresa SOMAR. Em desenvolvimento estão os projetos RECLIRS (Rede de Climatologia do Estado do Rio Grande do Sul) e de reconstrução tumográfica 3D de concentração de clorofila do oceano (águas do tipo-1). As próximas aplicações de computação em grade estão no projeto SAG-Ocean (erosão da costa marítima por ação do oceano) e Astro-Grid (computação em grade em astrofísica para o projeto BRAVO - "Brazilian Astrophysical Virtual Observatory").


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.