Notícia
INPE e instituições japonesas lançam experimentos em balões
São José dos Campos-SP, 27 de novembro de 2007
Três experimentos foram lançados da base de Cachoeira Paulista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), neste mês de novembro, por meio de balões estratosféricos. Esta foi a terceira campanha de lançamento realizada através da cooperação técnico-científica entre o INPE, a Universidade de Nagoya e o Institute of Space and Astronautical Science (ISAS), este ligado à JAXA, a agência espacial japonesa.
Os três experimentos japoneses tiveram objetivos tecnológicos, como a validação de um novo sistema de telemetria de bordo e estação de recepção e o teste de um novo balão super-pressure de 300.000 m3, levando uma carga útil de engenharia pesando 500 kg.
O lançamento deste novo tipo de balão, desenvolvido pelo ISAS, foi efetuado pelo método semi-dinâmico criado pelo Setor de Lançamento de Balões (SLB), da Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE, em parceria com o grupo de balões do ISAS.
A campanha foi realizada entre os dias 6 e 23 de novembro e envolveu técnicos brasileiros e japoneses na unidade do INPE em Cachoeira Paulista, no interior do estado de São Paulo.
Lançamento realizado em 20 de novembro
Experimento FITE
Em 2008, o SLB irá lançar o FITE (Far-Infrared Interferometric Telescope Experiment), experimento da Universidade de Nagoya que, por meio de cooperação científica, tem a participação de pesquisadores da Divisão de Astrofísica do INPE e da Universidade de São Paulo. O lançamento do FITE foi inicialmente planejado para 2007, mas acabou adiado para o próximo ano devido a problemas encontrados no sistema de criogenia responsável pelo resfriamento dos detectores de radiação infravermelho.
Ilustração do experimento FITE, que será lançado em 2008
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.