Notícia
Brasil e Reino Unido realizam workshop no INPE para fomentar colaboração científica
São José dos Campos-SP, 26 de outubro de 2007
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Rutherford Appleton Laboratory (RAL), em parceria com o Science & Technology Facilities Council (STFC), promovem de 29 de outubro a 1 de novembro o UK-Brazil Workshop on Space Science & Technology. Serão 21 palestrantes britânicos e 22 palestrantes brasileiros entre pesquisadores e representantes de empresas ligadas ao setor.
Participam da abertura do evento, nesta segunda-feira às 11h30 no INPE, em São José dos Campos, o cientista britânico Richard Holdaway, diretor do Rutherford Appleton Laboratory (RAL), o cônsul-geral britânico Martin Raven, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Miguel Henze, e o diretor do INPE, Gilberto Câmara.
Este workshop é resultado do Memorando de Entendimento assinado entre o STFC/RAL e o INPE em abril deste ano, durante a visita de Sua Alteza Real o Príncipe Andrew, Duque de York, ao Instituto brasileiro, para estimular a cooperação na área espacial. O evento também integra as atividades do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação, iniciativa governamental de fomento à colaboração científica e à realização de parcerias entre Brasil e Reino Unido.
Astronomia, observação da Terra, mudanças climáticas, tecnologia de pequenos satélites e instrumentação espacial, além de atividades de divulgação de programas espaciais, são alguns dos temas que poderão ser objeto de cooperação científica entre os dois países. O workshop foi programado para identificar as áreas de comum interesse e as possibilidades de intercâmbio. Os três primeiros dias estão reservados para as apresentações e palestras, todas em inglês, e o último dia a visitas técnicas. A programação completa está no site www.inpe.br/UKBrazil
Sobre o INPE
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atua no desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica e capacitação de recursos humanos em Ciência Espacial e da Atmosfera, Observação da Terra, Aplicações Espaciais, Meteorologia e Engenharia e Tecnologia Espacial, áreas em que conquistou reconhecimento nacional e internacional devido à geração de conhecimentos, produtos, processos e serviços difundidos socialmente. O Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), o monitoramento orbital da Amazônia e as pesquisas sobre a previsão do tempo e clima são alguns dos destaques entre as diversas atividades do INPE. A criação do Instituto, em 1961, marcou o início das atividades espaciais no Brasil.
www.inpe.br
Sobre o STFC/RAL
O Rutherford Appleton Laboratory (RAL) é um órgão do setor de Ciência e Tecnologia Espacial e desenvolve, na Inglaterra, atividades similares às desenvolvidas pelo INPE no Brasil. Está diretamente ligado ao Science & Technology Facilities Council (STFC), que é o conselho de pesquisa britânico responsável pela gestão de tecnologia e infra-estrutura para pesquisas científicas no Reino Unido. O STFC é um dos 7 conselhos de pesquisa nacionais do Reino Unido.
www.stfc.ac.uk
Sobre o Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação
O Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação, lançado em Brasília, em 29 de março de 2007, consiste num programa de fomento à cooperação científica e à realização de parcerias para a transferência de conhecimento entre Brasil e Reino Unido. É resultado da iniciativa conjunta dos governos brasileiro e britânico que, em 2006, durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido, firmaram um plano de ação nos campos da ciência, tecnologia e inovação.
www.anodaciência.com.br
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.