Cosmologia

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Fev 19, 2020 15h51

O Grupo de Cosmologia Observacional da Divisão de Astrofísica do INPE se dedica à pesquisa das propriedades da Radiação Cósmica de Fundo em microondas (RCF), com o objetivo de determinar os parâmetros que descrevem o universo em que vivemos. É dada ênfase à obtenção de dados sobre essas propriedades, por meio do desenvolvimento de experimentos que proporcionem observações relacionadas ao espectro, distribuição angular e polarização da RCF. Paralelamente, são estudados os principais contaminantes dessas medidas, em particular as emissões da nossa própria galáxia em freqüências de rádio e microondas.

As pesquisas relacionadas à RCF se iniciaram no INPE há pouco mais de 20 anos. Em novembro de 1982, um experimento realizado a bordo de um balão estratosférico, a 33 km de altitude, e lançado do campus do INPE de Cachoeira Paulista, SP, mediu a anisotropia de dipolo da RCF e impôs limites superiores à anisotropia de quadrupolo. Este experimento, realizado pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), com a participação do INPE, utilizou um radiômetro que operava em 90 GHz, que era um dos protótipos do experimento DMR (Differential Microwave Radiometer) que seria usado no satélite COBE/NASA (COsmic Background Explorer) que operou de 1989 a 1994. Desde então, o grupo de Cosmologia do INPE participa do desenvolvimento e operação de diversos experimentos, vem trabalhando na análise de dados e fenomenologia da RCF e no estudo da emissão em rádio e microondas da nossa Galáxia. O grupo também forma profissionais nos níveis de doutorado e mestrado desde 1992.

O grupo mantém colaborações científicas com outros grupos do INPE e com instituições brasileiras (UESC, UNIFEI, USP) e estrangeiras (Universidade do Porto e Instituto Superior Técnico, em Portugal; Universidade de Roma, Universidade de Milão, Instituto de Física Cósmica de Milão, na Itália; Universidade da Califórnia - Berkeley, Universidade da Califórnia - Santa Bárbara, nos EUA).