Trânsito planetário detetado no Miniobservatório do INPE
(Veja também a página: Trânsito de HD 209458b)

Utilizando um detetor CCD acoplado ao telescópio de 28 cm no Miniobservatório do INPE, os estudantes Eder Martioli e Julio C. Galvez detetaram o trânsito do planeta que circunda a estrela HD209458 a cada 3,5 dias.

A observação se deu na noite de 7 para 8 de setembro de 2004 e representa um desafio uma vez que o decréscimo de luz da estrela-mãe durante o evento é de apenas 2%. O trânsito todo dura cerca de 2,5 horas.

Eder e Júlio utilizaram a técnica de "fotometria diferencial" para poder registrar o trânsito. Esta técnica consiste em monitorar simultaneamente o objeto de interesse e diversas outras estrelas (que não apresentam trânsitos). Qualquer efeito que perturbe as medidas e que seja comum a todas as estrelas medidas se cancela quando se faz a diferença dos sinais. Já o trânsito propriamente dito, por acontecer apenas em HD209458, destaca-se quando examinamos a diferença entre os sinais.

A figura abaixo mostra o trânsito graficamente. Na curva superior vemos uma diminuição da luz de HD209458 que não ocorre para os objetos de controle, como o da curva inferior. A linha contínua mostra a forma esperada do trânsito, tal qual determinada a partir de observações do Telescópio Espacial Hubble. O final da medida é muito mais ruidoso do que o início, uma vez que HD209458 já se encontrava bastante baixa no céu.