Tutorial SisWeb
Execução de uma observação remota – Modo Sistema Web:
O menu inicial contém as opções:
Apontar e expor: página onde são inseridos os parâmetros da observação de um astro, ou seja, aqueles referentes ao apontamento do telescópio para
o astro e à aquisição das imagens.Imagens de Calibração: permite que sejam feitas imagens FLATS e BIAS para o tratamento ao final da sessão.
Arquivo das Imagens: exibe a lista das observações realizadas na sessão.
Luneta Buscadora: imagem da região do céu apontada pelo telescópio no momento da observação.
Log da Sessão: lista os astros observados durantes a sessão.
Câmera Todo Céu: em construção.
Bate-Papo: possibilita a comunicação entre os observadores e a equipe do Miniobservatório durante a sessão.
Veja o telescópio: é possível ver o telescópio se movimentando enquanto as luzes do Miniobservatório estiverem acesas.
Carta do Céu Local: apresenta o céu virtual para a localização do Miniobservatório disponibilizado pelo site Heavens-Above.
Miniestação Meteorológica: dados meteorológicos coletados a partir da estação meteorológica localizada no Miniobservatório.
Informações Meteorológicas Regionais: apresenta os dados meteorológicos da semana gerados pelo INPE.
Sair: sai do sistema UTS Web.
Apontando para um objeto:
Na página principal acesse o link "apontar e integrar". Será apresentada a tela a seguir:Selecione o catálogo em que o astro se encontra ou, selecione o item "Outros - digitar nome" ou "Outros - digitar RA e DEC".
Em seguida, selecione o astro do catálogo. Informe o número de exposições que deseja fazer e o tempo de exposição. Clique em "Observar".
Se você selecionou o item "Outros - digitar RA e DEC" a seguinte tela será apresentada preencha os campos abaixo nos devidos formatos de acordo com as informações que foram/serão fornecidas pelo Miniobservatório:
RA ("Right Ascension" ou Ascensão Reta): 00h00m00s
DEC ("Declination" ou Declinação): +/- 00g00m00s
Número de Exposições: Digite a quantidade de imagens que deseja obter do astro -
Tempo de Exposição: Digite o tempo, em segundos, que deseja integrar para cada exposição.
Clique em observar e aguarde. As imagens estarão disponíveis na página "Arquivo das Imagens".
As imagens do arrquivo poderão ser visualizadas imediatamente e também será possível fazer o download dos arquivos das mesmas (FITS e GIF).
Para visualizar a(s) imagem(s), clique no link referente a imagem, no campo visualizar (formato GIF).
O observador poderá centralizar o astro na última imagem feita. Para isto, basta ir à página principal e clicar no link "arquivo", e em seguida no link "centralizar o astro na última imagem". A última imagem será mostrada novamente e, o observador poderá digitar o número de imagens que deseja fazer, o tempo de integração e o direcionamento do telescópio (em minutos de arco) e a orientação (Norte, Sul, Leste ou Oeste) como mostrado na figura a seguir.
No final da sessão, o observador poderá fazer as imagens de correção FLATS, BIAS e DARKS. No menu principal deverá acessar o link "imagens de calibração" e em seguida escolher o tipo de imagem a ser feita, como mostrado na figura abaixo.
No exemplo, o observador escolheu fazer imagens do tipo DARK, ao clicar em "OK" uma nova página será apresentada para a escolha do tempo de integração das imagens.