Observação Remota em 2007
Sessões de Observação Remota em 2007 - 23 de Agosto - 19h às 22h
Data e período da sessão: | 23 de Agosto - 19h às 22h |
Projeto: | Um passeio pelo céu |
Instituição de Ensino: | EMEF Profa. Francisca Rosa Gomes (Instituição Pública - Ensino Fundamental) |
Cidade - Estado: | Santa Branca - SP |
Professor(a): | Lauro A. Leite |
Assistentes no Miniobservatório: | Dr. Carlos Alexandre Wuensche de Souza, Ana Lúcia Beraldo, Fábio Dias e Marcos André Okada |
Condições do céu: | Aberto |
Astros observados: | Asteróide Vesta, galáxia espiral M83, estrela dupla Graffias Acrab, planeta Júpiter, aglomerado da Borboleta, nebulosa Trífida, aglomerado globular M22 e planeta Netuno. |
Imagens feitas: | Arquivos FITS e GIF |
Configuração: | Configuração óptica e dimensão das imagens: Câmera direta com redutor focal imageando 12 arcmin X 8 arcmin numa escala de 1 arcsec/pixel. |
Relatório do(a) professor (a): | Referente a antes da sessão de observação remota • Como descobriu a possibilidade de realizar observações astronômicas no Miniobservatório Astronômico? Quais foram suas principais motivações para realizá-las com seus estudantes? Descobri por acaso em buscas sobre o tema Astronomia e planetas na Internet, afim de preparar aulas para os 6.os anos. • Qual foi o projeto observacional realizado? Quem o escolheu/propôs, você ou seus estudantes? "Um passeio pelo céu", eu fiz a escolha levando em conta a proposta mais simples oferecida. • O quê você achou das informações enviadas pela equipe do Miniobservatório (tutoriais, manuais e roteiros)? Completamente compreensíveis e de fácil entendimento. • A assessoria/treinamento técnico prévio feito pela equipe do Miniobservatório foi suficiente? Sim, fizemos os testes e tiramos dúvidas mais de uma semana antes. Referente à própria sessão de observação remota • O modo de conexão remota adotado foi adequado (Sistema Web ou Programas Bisque)? Em termos técnicos/pedagógicos/educacionais, em quais aspectos tal modo poderia ser aprimorado? Não tivemos problemas em usar o modo HTML mas, como ele necessita o uso de diversas janelas simultâneas, salvar e abrir arquivos, pode causar confusão a usuários que não possuam conhecimentos de informática básica. • Realizou o bate-papo "on line"? Qual foi sua impressão sobre o contato com o(a) pesquisador(a)? A assessoria técnica fornecida pela equipe do Miniobservatório foi suficiente/adequada? Sim, o diálogo com os cientistas foi fundamental para a sessão. • Quantos estudantes acompanharam a sessão remota? Caso tenha feito fotografias dos estudantes e/ou professores durante a mesma, envie-nos por favor. Tivemos presentes todos os alunos do período noturno e alguns pais e alunos de outros períodos, cerca de 80 a 100 pessoas. – Vou verificar com as coordenadoras a respeito das fotos. • Houve alguma atividade paralela na sua instituição durante a sessão remota (Ex. visualização do céu a olho nu)? Utilizamos durante a sessão o programa Stellarium, e propus diversas vezes a identificação de astros no céu, mas não pude observar se as pessoas estavam visualizando pois estava operando o computador. • Acessou a página que contém informações sobre o projeto/atividade observacional da noite (astros, tutoriais, roteiros, regras,...)? Tais informações são suficientes e adequadas? O glossário de termos astronômicos e técnicos está compreensível? Tive acesso aos roteiros, regras e tutoriais. Não procurei por glossários. • Descarregou todas as imagens feitas dos astros (em formato GIF pelo menos)? Conseguiu visualizar as imagens FITS dos astros usando o programa indicado (FITSView)? Baixamos todas as imagens GIFs (exceto os dois últimos apontamento que baixamos apenas um GIF de cada). Não baixamos nenhuma imagem FIT. • Obteve as imagens de calibração? Descarregou-as? Acredito que não. • Acessou o banco público de imagens celestes? Somente depois da sessão. • Visualizou o céu virtual do Sistema Web, ou usou algum programa de planetário (ex. Cartas do Céu)? Simulamos o céu com o programa Stellarium • Observou o campo apontado pela luneta buscadora digital? Por sugestão da equipe vimos a Lua, mas não utilizamos a luneta por nossa conta. • Visualizou a movimentação do telescópio? Não, somente no final da sessão vimos o telescópio já com as janelas superiores fechadas. • Inspecionou as condições meteorológicas locais e regionais? Um dia antes verifiquei a previsão do tempo, e no momento da sessão somente a olho nu. • A sessão remota, numa visão global, correspondeu às suas expectativas? Em relação às imagens, logo que tomei conhecimento do projeto, antes de fazer a inscrição e ter contato com os documentos disponíveis, as expectativas que criei foram bem ao estilo George Lucas, com planetas e nebulosas multicoloridas girando em um espaço estrelado. Ao conhecer melhor os detalhes – vendo as fotos de outras sessões, pude rever essas expectativas e as deixei, para mim e para meus alunos, bem mais próximas da realidade. O que superou qualquer expectativa foi o diálogo com os cientistas, todos nós adoramos. Faltou tempo para todas as perguntas. Pós sessão de observação remota. • Qual foi(foram) a(s) atividade(s) observacional(is) escolhida(s) e realizada(s) junto aos seus estudantes (Movimento de Um Asteróide, Tamanhos Lineares de Astros e/ou outra)? Por favor, envie-nos os resultados das atividades observacionais realizadas seguindo os próprios roteiros das mesmas. Ainda não realizamos essas atividades. Estou aguardando parecer dos professores de matemática. • Em termos técnicos/pedagógicos/educacionais, em quais aspectos o projeto/atividade observacional poderia ser aprimorado? Faça suas críticas e sugestões. No que diz respeito aos elementos observados seria interessante ter disponível mais informações específicas antes da sessão; para podermos fazer uma breve explicação sobre eles imediatamente antes de apontar e observar. Bem como outras fontes de imagens dos mesmos elementos. Acredito que o grande potencial de aprimoramento das sessões está no contato com os cientistas. Percebi que os alunos se sentiram muito empolgados com a idéia de conversar com eles. Talvez a equipe pudesse experimentar uma sessão com chat e vídeo, usando o Skype, por exemplo. • A realização de uma atividade/projeto de observação astronômica, numa visão global, correspondeu às suas expectativas como educador? Sem dúvida. É desse tipo de iniciativa que precisamos para motivar os jovens em direção ao conhecimento científico. É um espaço no qual o conhecimento acadêmico pode penetrar nas instituições de ensino de base, e mostrar que a aventura do conhecimento é magnífica e gratificante. Obrigado a todos, até a próxima! |
Foto(s) do(s) observador(es): | --- |