Observação Remota em 2006
Sessões de Observação Remota em 2006 - 28 de Setembro - 19h até 21h
Data e período da sessão: 28 Setembro de 2006 19h até 21h
Projeto: Um passeio pelo céu
Instituição de Ensino: Escola Estadual Prof. Joaquim Rodarte (Instituição Privada - Ensino Fundamental)
Cidade - Estado: Formiga - MG
Professor(a): Vanda de Sousa da Silva
Assistentes no Miniobservatório: Dra. Ana Maria Zodi, Ana Lúcia Beraldo e Fábio Vinicius Dias
Condições do céu: Aberto
Astros observados: Estrela dupla Graffias Acrab, nebulosa da Águia (NGC6611), aglomerado globular M22, aglomerado aberto Pato Selvagem (M11), planeta netuno.
Imagens feitas: Arquivos FITS e GIF
Configuração: Configuração óptica e dimensão das imagens: Câmera direta com redutor focal imageando 16 arcmin X 10,5 arcmin numa escala de 1,27 arcsec/pixel.
Relatório do(a) professor (a): A possibilidade da sessão remota foi conhecida através de reportagem no site do MEC em 18/08/2005 e pela Revista Nova Escola de março de 2006. E propiciar aos alunos a visualização do céu, sem estar presente no local onde se encontra o telescópio e câmera astronômica despertou nosso interesse.
A equipe do INPE, através de contatos via internet, tirou dúvidas técnicas anteriores à sessão com presteza e clareza, o que garantiu segurançaa na organização do evento.
Consideramos viável o modo de exibição, apenas tendo um pouco de dificuldades técnicas. Consideramos difícil haver bate papo, entrevista dos alunos, paralela às orientações técnicas durante a sessão, devido à rolagem ser rápida.
Tivemos a oportunidade de acompanhar as condições meteorológicas, visualização do telescópio, céu virtual (carta celeste), visitar o site do INPE, conhecer as imagens contidas no banco de imagens Gifs antes e após sessão, como também ter a assessoria necessária para o sucesso das sessões. Destacando também a interação com os pesquisadores que tiraram dúvidas de todos que estavam presentes durante a sessão.
Formiga, 07 de outubro de 2006
Vanda Sousa
Elizabeth Ferreira Terra Lasmar
Foto(s) do(s) observador(es): ---