Observação Remota em 2006
Sessões de Observação Remota em 2006 - 24 de Agosto - 19h até 21h
Data e período da sessão: 24 Agosto de 2006 19h até 21h
Projeto: Projeto próprio
Instituição de Ensino: E.E. Nossa Senhora do Bom Conselho (Instituição Pública - Ensino Médio)
Cidade - Estado: Maceió - AL
Professor(a): Adriano Aubert Silva Barros
Assistentes no Miniobservatório: Dr. André Milone, Ana Lúcia Beraldo e Fábio Vinicius Dias
Condições do céu: Aberto
Astros observados: Aglomerado globular de estrelas Ômega do Centauro, aglomerado galáctico de estrelas Caixa de Jóias, aglomerado aberto de estrelas M6 e M7 e estrelas duplas.
Imagens feitas: Arquivos FITS e GIF
Configuração: Configuração óptica e dimensão das imagens: Câmera direta com redutor focal imageando 16 arcmin X 10,5 arcmin numa escala de 1,27 arcsec/pixel.
Relatório do(a) professor (a): a) Como descobriu a possibilidade de realizar observações astronômicas no Miniobservatório?

Fiquei sabendo do Programa Telescópios na escola na Secretaria de Ciência e Tecnologia, quando fui informado por uma amiga e ex-professora minha, Professora Lenilda Austrilino. Depois procurei na internet e conheci o programa.

O que te influenciou para realizá-las?

Em 2005 desenvolvi um projeto de auxílio ao ensino de física através de projetos de Astronomia. Quando me informei sobre o Programa telescópios na escola, foi só definir alguns novos projetos que utilizassem os mini-observatórios. Desenvolvemos projetos com o mini-observatório do INPE e o de Valinhos.

b) O que achou das informações enviadas e dos contatos prévios conosco?

Muito bons, claros, cuidadosos e objetivos. Excelente.

c) A sessão remota, numa visão global, correspondeu às suas expectativas?

Sim. As minhas de professor sim, mas não sei se os alunos puderam perceber o processo como um todo. Mas acho que eles também ficaram muito satisfeitos.

d) O modo de conexão remota adotado foi adequado (UTS Web)? Ele pode/deve ser melhorado em quais pontos?

É dificil dizer em que pontos poderá melhorar, talvez uma interface gráfica com um software planetário ajudasse um pouco.

e) Visualizou a movimentação do telescópio (http://telescopium.das.inpe.br )?

Na sessão do dia 24 não. Estava mais preocupado em obter as imagens dos objetos alvo, que estavam já baixos no horizonte (NGC 4755 e NGC 5139).

f) Acompanhou as condições meteorológicas ( http://telescopium.das.inpe.br/ )?

Não. O contato com os operadores do mini-observatório deixou-me seguro quanto as condições do tempo.

g) A assessoria fornecida por nós durante a sessão foi adequada?

Perfeita, precisa e objetiva.

h) Conseguiu visualizar as imagens FITS usando um dos programas livres indicados (Ex: FITSView)?

Utilizamos o Iris. Visualizamos e etsmos processando as imagens.

i) Acessou a página de céu virtual indicada por nós ("Heavens Above") e/ou usou um programa de céu virtual sugerido (Ex: Cartas do Céu)?

Utilizamos as Cartas do Céu do Patrick Cheválier.

j) Acessou o nosso banco público de imagens após a sessão
(http://crux.das.inpe.br/uts/data/ )
Sim.

k) Em termos pedagógicos/educacionais, em quais aspectos a interface web pode ser melhorada?

Talvez com simulações do que está ocorrendo com o telescópio associado a uma software planetário, indicadores de cobertura do céu por nuvens, temperatura e umidade relativa, enriqueceriam a interface.

Em minha página ( http://br.geocities.com/adrianoaubert/fotos.html ) vocês podem obter fotos dos alunos desenvolvendo as sessões de observação.
Foto(s) do(s) observador(es): ---