Observação Remota em 2006
Sessões de Observação Remota em 2006 - 24 de Agosto - 19h até 21h
Data e período da sessão: | 24 Agosto de 2006 19h até 21h |
Projeto: | Projeto próprio |
Instituição de Ensino: | E.E. Nossa Senhora do Bom Conselho (Instituição Pública - Ensino Médio) |
Cidade - Estado: | Maceió - AL |
Professor(a): | Adriano Aubert Silva Barros |
Assistentes no Miniobservatório: | Dr. André Milone, Ana Lúcia Beraldo e Fábio Vinicius Dias |
Condições do céu: | Aberto |
Astros observados: | Aglomerado globular de estrelas Ômega do Centauro, aglomerado galáctico de estrelas Caixa de Jóias, aglomerado aberto de estrelas M6 e M7 e estrelas duplas. |
Imagens feitas: | Arquivos FITS e GIF |
Configuração: | Configuração óptica e dimensão das imagens: Câmera direta com redutor focal imageando 16 arcmin X 10,5 arcmin numa escala de 1,27 arcsec/pixel. |
Relatório do(a) professor (a): | a) Como descobriu a possibilidade de realizar observações astronômicas no Miniobservatório? Fiquei sabendo do Programa Telescópios na escola na Secretaria de Ciência e Tecnologia, quando fui informado por uma amiga e ex-professora minha, Professora Lenilda Austrilino. Depois procurei na internet e conheci o programa. O que te influenciou para realizá-las? Em 2005 desenvolvi um projeto de auxílio ao ensino de física através de projetos de Astronomia. Quando me informei sobre o Programa telescópios na escola, foi só definir alguns novos projetos que utilizassem os mini-observatórios. Desenvolvemos projetos com o mini-observatório do INPE e o de Valinhos. b) O que achou das informações enviadas e dos contatos prévios conosco? Muito bons, claros, cuidadosos e objetivos. Excelente. c) A sessão remota, numa visão global, correspondeu às suas expectativas? Sim. As minhas de professor sim, mas não sei se os alunos puderam perceber o processo como um todo. Mas acho que eles também ficaram muito satisfeitos. d) O modo de conexão remota adotado foi adequado (UTS Web)? Ele pode/deve ser melhorado em quais pontos? É dificil dizer em que pontos poderá melhorar, talvez uma interface gráfica com um software planetário ajudasse um pouco. e) Visualizou a movimentação do telescópio (http://telescopium.das.inpe.br )? Na sessão do dia 24 não. Estava mais preocupado em obter as imagens dos objetos alvo, que estavam já baixos no horizonte (NGC 4755 e NGC 5139). f) Acompanhou as condições meteorológicas ( http://telescopium.das.inpe.br/ )? Não. O contato com os operadores do mini-observatório deixou-me seguro quanto as condições do tempo. g) A assessoria fornecida por nós durante a sessão foi adequada? Perfeita, precisa e objetiva. h) Conseguiu visualizar as imagens FITS usando um dos programas livres indicados (Ex: FITSView)? Utilizamos o Iris. Visualizamos e etsmos processando as imagens. i) Acessou a página de céu virtual indicada por nós ("Heavens Above") e/ou usou um programa de céu virtual sugerido (Ex: Cartas do Céu)? Utilizamos as Cartas do Céu do Patrick Cheválier. j) Acessou o nosso banco público de imagens após a sessão (http://crux.das.inpe.br/uts/data/ ) Sim. k) Em termos pedagógicos/educacionais, em quais aspectos a interface web pode ser melhorada? Talvez com simulações do que está ocorrendo com o telescópio associado a uma software planetário, indicadores de cobertura do céu por nuvens, temperatura e umidade relativa, enriqueceriam a interface. Em minha página ( http://br.geocities.com/adrianoaubert/fotos.html ) vocês podem obter fotos dos alunos desenvolvendo as sessões de observação. |
Foto(s) do(s) observador(es): | --- |