Observação Remota em 2006
Sessões de Observação Remota em 2006 - 10 de Agosto - 19h até 21h
Data e período da sessão: 10 Agosto de 2006 19h até 21h
Projeto: Um passeio pelo céu
Instituição de Ensino: PUC - RS (Instituição Privada - Ensino Superior)
Cidade - Estado: Porto Alegre - RS
Professor(a): Thais Russomano
Assistentes no Miniobservatório: Dr. André Milone, Ana Lúcia Beraldo e Fábio Vinicius Dias
Condições do céu: Parcialmente aberto
Astros observados: Galáxia do Sombreiro, aglomerado globular de estrelas Ômega do Centauro, planeta Júpiter, estrela dupla Graffias Acrab, aglomerado aberto de estrelas Butterfly Cluster, planeta Netuno.
Imagens feitas: Arquivos FITS e GIF
Configuração: Configuração óptica e dimensão das imagens: Câmera direta com redutor focal imageando 16 arcmin X 10,5 arcmin numa escala de 1,27 arcsec/pixel.
Relatório do(a) professor (a): a) Como descobriu a possibilidade de realizar observações astronômicas no Miniobservatório? O que te influenciou para realizá-las?

Na verdade já conhecia o projeto TIE de conversas com outros Astronomos na "web" e particularmente também já conhecia o projeto norte-americano. Para este caso fomos convidados, o laboratório de Astronomia da Faculdade de Física da PUCRS, pela Professora Dra. Thais Russomano.

b) O que achou das informações enviadas e dos contatos prévios conosco?

As informações enviadas cobrem parcialmente o projeto em questão. Na verdade não tivemos nenhum contato prévio com o INPE, nosso contato foi sempre com a Profa. Thais Russomano.

c) A sessão remota, numa visão global, correspondeu às suas expectativas?

Sim foi possível experimentar o recurso de observação remota on-line, até então nunca experimentado por este laboratório.

d) O modo de conexão remota adotado foi adequado (UTS Web)? Ele pode/deve ser melhorado em quais pontos?

A conexão remota aconteceu sem maiores dificuldades. Também conectamos uma WEBCAM enviando imagens da sala de aula com o público em geral e alunos da disciplina de Astronomia de posição. Nossa intenção era tornar o ambiente virtual operacional e informal para ambos os lados. Infelizmente não recebemos nenhuma imagem da sala de observação remota do INPE.

e) Visualizou a movimentação do telescópio ( http://telescopium.das.inpe.br/sisweb/data/)?

Tínhamos uma grande curiosidade e expectativa com esta possibilidade, porém, infelizmente não foi possível visualizar a movimentação do telescópio.

f) Acompanhou as condições meteorológicas ( http://telescopium.das.inpe.br/sisweb/data/)?

As condições meteorológicas, infelizmente, também não foi possível considerá-las.

g) A assessoria fornecida por nós durante a sessão foi adequada?

Particularmente, penso que poderia haver uma maior interatividade tornando o ambiente virtual informal, como na própria WeB sem aparência de uma "méra" sala de aula.

h) Conseguiu visualizar as imagens FITS usando um dos programas livres indicados (ex. FITSView)?

Na verdade quem operou o sistema de observação remota foi o Gustavo; creio que ele tambémm lhes enviará um relatório. Eu, particularmente, estranhei bastante a imagem da estrela Graffias, beta SCORPII, na imagem fornecida não era possível visualizar ao menos sua duplicidade. Também estranhei a imagem da Galáxia do Sombrero, parecia haver um excesso de luz, então não se visualizou a região de poeira escura. De todas as imagens a que realmente me surpreendeu foi a da nebulosa Trífida.

i) Acessou a página de céu virtual indicada por nós ("Heavens Above") e/ou usou um programa de céu virtual sugerido (Ex: Cartas do Céu)?

O programa "Heavens Above" tem sido empregado no laboratório apenas para conferir a programação de passagem da ISS. Para a sessão remota foi empregado o software Planetarium. Também emprego o "Chartes du Ciel" dentre outros.

j) Acessou o nosso banco público de imagens após a sessão
(http://crux.das.inpe.br/uts/data/) e
(http://telescopium.das.inpe.br/sisweb/data/)?

Exatamente após a cessão não, mas, posteriormente quando recebi esta correspondência sim, mas também não foi possível acessar as imagens.

k) Em termos pedagógicos/educacionais, em quais aspectos a interface web pode ser melhorada?

Bem, para uma primeira experiência me pareceu ótimo. Posteriormente para uma próxima observação penso que poderíamos ter uma programação mais complexa.
Foto(s) do(s) observador(es): Foto1 | Foto2