Observação Remota em 2010
Sessões de Observação Remota em 2010 - 02 setembro de 2010 19H até 21H
Data e período da sessão: | 02 setembro de 2010 19H até 21H |
Projeto: | Um passeio pelo céu |
Instituição de Ensino: | Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte |
Cidade - Estado: | Formiga - MG |
Professor(a): | Elizabeth Ferreira Terra Lasmar |
Assistentes no Miniobservatório: | Dr. Flávio D'Amico, Marcos Andre Okada e Thais Maldonado |
Condições do céu: | Céu Aberto |
Astros observados: | Aglomerado aberto da boboleta M6 , aglomerado de estrelas M4, aglomerado globular M22, Nebulosa de Trífida e Planeta Júpiter |
Imagens feitas: | Arquivos FITS e GIF |
Configuração: | Configuração óptica e dimensão das imagens: Câmera direta com redutor focal imageando 16 arcmin X 10,5 arcmin numa escala de 1,27 arcsec/pixel. |
Relatório do(a) professor (a): | Sobre o projeto e atividade observacional 1) Realizou a atividade observacional sugerida com imagens da sessão remota ou do banco público? Relate, por favor, os resultados da atividade segundo o roteiro enviado. R. Visualizamos as imagens do telescópio quando foram disponibilizadas, o céu virtual, baixamos e visualizamos as imagens dos astros propostos para a sessão, direto no browser (imagens .gif). 2) Em termos técnicos/pedagógicos, em quais aspectos o projeto e a atividade observacional poderiam ser aprimorados? Apresente suas dificuldades e faça suas críticas e sugestões. R. Tenho dificuldades em realizar a atividade prática sugerida para pos sessão, devido ao número de alunos na sala de aula. 3) A execução do projeto de observação astronômica e a realização da atividade prática sugerida, numa visão global, corresponderam às suas expectativas como educador? R. A participação no projeto sempre é de grande interesse de nossa escola. A turma demonstrou muito interesse e estava atenta às respostas dos pesquisadores e ficaram surpresos, principalmente com a imagem disponiblizada de Júpiter e suas luas.. Infelizmente, não realizamos ainda a atividade prática de medir imagens dos astros e fazer comparações de dimensões. Referente à própria sessão de observação remota. Caso tenha feito fotografias em sua instituição de ensino durante a sessão, ficaríamos grato em recebê-las. 4) O modo de conexão remota adotado foi adequado? Em termos técnicos/pedagógicos, em quais pontos ele poderia ser aprimorado? R. Sim. Uma dificuldade que temos é quanto ao horário. É dificil organizar sessão "extraturno". Temos dificuldades de encontrar colaboradores. Se alunos menores, é uma pena não podermos muitas vezes organizar pois são os que mais se interessam. Por isso, poderiam disponibilizar oportunidades bate- papo com pesquisadores e imagens dos arquivos em horario um pouco mais cedo. Isso favoreceria a presença de crianças em contado com o projeto e mais próximos da astronomia e das novas tecnologias. 5) Realizou o bate-papo "on line"? Qual foi sua impressão sobre o contato com o(a) pesquisador(a)? A assessoria técnica fornecida pelos assistentes do Miniobservatório foi adequada? R. sim. O pesquisador e os assintentes presentes durante a sessão deram suporte eficiente à sessão. 6) Houve alguma atividade paralela na sua instituição (visualização do céu a olho nu, pesquisa bibliográfica, etc.)? R. Estava programada uma visualização do céu, mas infelizmente não foi possível, devido a falta de pessoal de apoio. 7) Acessou a página que contém informações sobre o projeto/atividade observacional da noite (astros, tutoriais, roteiros, ...)? Tais informações são suficientes? O glossário de termos astronômicos e técnicos está compreensível? R. Sim. 8) Descarregou todas as imagens feitas dos astros (formato GIF ou FITS)? Conseguiu visualizar as imagens FITS dos astros usando o programa indicado (ex. FITSView ou GIMP)? R. Visualizamos apenas imagens GIF. Não usamos progamas para visualização das imagens fits. 9) Fez imagens de calibração? Descarregou-as também? Você conhece a utilidade delas? R. Não 10) Acessou o nosso banco público de imagens celestes? R. Sim, algumas imagens. Baixamos as imagens dispponibilizadas e visualizamos em outra oportunidade. 11) Visualizou o céu virtual do Sistema Web, ou usou algum programa de planetário (ex. Cartas do Céu)? R. Sim. Usamos também o stellarium e planisférios. 12) Observou o campo apontado pela luneta buscadora digital? R. ( ? ) Não. 13) Visualizou a movimentação do telescópio? R. Não. 14) Inspecionou as condições meteorológicas locais e regionais? R. Sim. Dias antes e no dia da sessão. 15) A sessão numa visão global correspondeu às suas expectativas? R. A sessão remota correspondeu em parte às nossas expectativas, visto que tivemos problemas técnicos em alguns computadores. Perdemos tempo importante que favoreceria a visualização de todas as imagens dos astros propostas no projeto, durante a sessão. E também, uma maior interação com pesquisadores do INPE através do chat. Referente ao agendamento da observação remota 16) Como descobriu a possibilidade de realizar uma observação astronômica no Miniobservatório Astronômico (INPE)? R. A possibilidade de realização de observações astronômicas no Miniobservatório foi conhecida em 2005, através de reportagem do MEC de 18/08/2005 e da Revista Nova Escola de março de 2006. 17) Quais foram suas motivações para realizá-la? R. Realizar novamente a sessão despertou nosso interesse por ter atingido ótimos resultados durante as sessões que realizamos em anos anteriores. Interesse e curiosidade dos alunos por Astronomia. 18) Quem o escolheu o projeto observacional (você ou estudantes)? R. A escolha foi feita por mim, Elizabeth F. T. Lasmar, professora da turma. 19) Qual foi impressão a cerca das informações fornecidas na página web do Miniobservatório (tutoriais, manuais e roteiros)? R. Como já participamos do projeto, não tivemos muitas dificuldades de entender. Apenas a atividade prática que demanda maior dificuldade em ser realizada, devido ao planejamento escolar previamente organizado. 20) A assessoria técnica e treinamento prévio feito com os assistentes do Miniobservatório foi suficiente? R. A equipe do INPE nos forneceu o apoio necessário para a realização do evento, antes ( treinamento e informaçôes iniciais) e durante a sessão, através do chat. |
Foto(s) do(s) observador(es): | --- |